Revista Pós-Venda
EventosNotíciasANECRA juntou empresários em Leiria
ANECRA leiria

ANECRA juntou empresários em Leiria

por

A ANECRA organizou, dia 21 de maio, o Encontro Empresarial do Sector Automóvel de Leiria, no Estádio Municipal de Leiria, subordinado à temática “O Sector Automóvel do Futuro, Hoje”.

O Encontro Empresarial do Sector Automóvel da ANECRA iniciou-se com a apresentação das medidas relativas ao aumento da fiscalidade automóvel incluídas no Orçamento do Estado para 2016, seguida de uma análise específica do impacto que o aumento do Imposto sobre Veículos (ISV) teve no sector automóvel, materializado na evolução da emissão de matrículas durante o primeiro quadrimestre de 2016.

Considerando a hipótese de crescimento dos preços de venda a público dos veículos automóveis ligeiros, quer de passageiros quer de comerciais, a partir da entrada em vigor em 1 de abril, do Orçamento do Estado, decorrente dessa alteração do ISV em valores compreendidos entre 12% e 20% e o subsequente acréscimo respeitante à incidência do IVA sobre o valor global (preço base + ISV), gerou-se, nas marcas de automóveis, uma expectativa de antecipação das compras por parte das empresas e dos consumidores, o que levou a um crescimento acentuado do número de pedido de emissão de matrículas.

Assim, assistiu-se no valor acumulado de abril, a um notório crescimento de matrículas emitidas no segmento de ligeiros de passageiros, na ordem dos 21,5%, face ao período homólogo de 2015, e que corresponde a um crescimento de 5,7% face à média quadrimestral dos valores de matrículas emitidas nos últimos 24 anos, ou seja de 1993 a 2016.

Ressaltou da abordagem desta temática o sentimento de que, no segundo semestre de 2016, se possa vir a assistir a um notório abrandamento na emissão das matrículas inerente a uma expectativa de redução de procura, o que pode levar a uma quebra do valor das receitas a cobrar e consequentemente, a colocar em causa a decisão tomada pelo Ministério das Finanças quanto ao elevado aumento preconizado no ISV, tanto mais grave quanto, a carga fiscal incidente sobre o aumento já constituído pelo seu elevado peso, um dos principais constrangimentos da procura de veículos automóveis por parte dos consumidores.

Foi também analisada a problemática relativa às Obrigações Ambientais que impendem sobre as empresas da reparação e manutenção automóvel, o que suscitou uma pormenorizada exposição sobre o que é que precisam de saber e fazer para a satisfação e respeito por essas exigências legais e regulamentares.

As novas gerações de empresários, de profissionais e de clientes, o papel das ferramentas de orçamentação, a consideração dos resíduos não como custo, mas sim como um proveito ambiental, a obrigatoriedade de existência de um “Seguro de Carta” para os profissionais do comércio e reparação automóvel e as viaturas comunicantes foram também temas abordados durante o Encontro.

A redução dos custos nas oficinas, num momento em que se assiste a uma recuperação lenta na actividade económica setorial, foi igualmente um dos temas de grande destaque neste evento. O Presidente da ANECRA, Alexandre Ferreira, evidenciou a existência de dois projetos de referência e inovadores, dos quais a Associação se orgulha, por aquilo que contribuem para o êxito das oficinas suas associadas. O primeiro, considerado já uma referência no sector automóvel, o Portal do Automóvel acolhe atualmente mais de mil visitantes diários e permite às empresas tornarem-se visíveis aos clientes que usam a internet como fonte de procura de boas oportunidades de negócio na reparação e manutenção automóvel. O segundo, o projeto Cedirsa, é um projeto de encaminhamento que se encontra numa fase piloto, e que brevemente estará à disposição de todos aqueles que possam e queiram aderir.

O Encontro terminou concluindo-se que as viaturas comunicantes e a sua evolução para viaturas autónomas, constituirão seguramente, os maiores desafios do futuro do negócio automóvel, sendo que, as novas tecnologias associadas a essa tendência condicionarão os mais radicais modelos de negócio, que se focam mais no cliente e, menos, no produto.

Mais informações em www.anecra.pt



Nº de visitas: 129 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo