Revista Pós-Venda
NotíciasAnton van Zanten, inventor do ESP da Bosch, foi homenageado
Anton van Zanten (Netherlands), nominated for the European Inventor Award 2016 in the Lifetime Achievement category

Anton van Zanten, inventor do ESP da Bosch, foi homenageado

por

Anton van Zanten foi homenageado hoje, em Lisboa, com o European Inventor Award 2016 pela invenção do ESP, programa eletrónico de estabilidade da Bosch. O prémio, que é da responsabilidade do European Patent Office (EPO), foi entregue na categoria “Consagração da Vida”.

Holandês, van Zanten desenvolveu o sistema antiderrapagem enquanto gestor de um grupo de investigação na Bosch, numa carreira que durou mais de 25 anos. O sistema foi apresentado pela primeira vez em 1995 como equipamento de série do Mercedes-Benz S600. “Anton van Zanten e os seus colegas engenheiros são os anjos da guarda de muitos condutores”, disse Volkmar Denner, CEO da Bosch, louvando não apenas o premiado mas também toda a equipa por trás da invenção. “A invenção do ESP representa a nossa ‘Tecnologia para a Vida’ como poucos”, acrescentou. O sistema ESP salvou mais de 8.500 vidas só na Europa e evitou mais de 250 mil acidentes de trânsito. Isto torna o sistema antiderrapagem no mais importante sistema de segurança de veículos depois do cinto de segurança – mais importante até que o airbag.

ESP é equipamento de série em veículos num número crescente de países

Recorrendo a sensores inteligentes, o ESP compara 25 vezes por segundo se o carro está seguir na direção que o condutor pretende. Se os valores detetados não coincidem, o sistema antiderrapagem intervém, começando por reduzir o binário do motor. Se tal não for suficiente, bloqueia as rodas, gerando a força contrária para manter o veículo no percurso de segurança. Se todos os veículos estivessem equipados com o ESP, mais de 80 por cento dos acidentes com derrapagens seriam evitados. Desde 1 de novembro de 2014, o ESP tornou-se obrigatório em toda a União Europeia para todos os novos registos de carros e ligeiros de mercadorias com peso até 3,7 toneladas. O sistema antiderrapagem é também obrigatório na Austrália, Canadá, Israel, Nova Zelândia, Rússia, Coreia do Sul, Japão, Turquia e Estados Unidos. Em todo o mundo, 64 por cento dos novos veículos estão já equipados com ESP. A Bosch fabricou mais de 150 milhões de sistemas ESP até à data.

Uma carreira cheia de invenções e prémios

Ao inventar o programa eletrónico de estabilidade, Anton van Zanten, e a sua equipa de desenvolvimento na Bosch, fez mais do que apenas estabelecer as bases para uma maior segurança rodoviária. O sistema é também a base para o desenvolvimento dos sistemas de apoio ao condutor e à condução autónoma.

A crescente automação representa uma oportunidade para reduzir ainda mais a taxa de sinistralidade – até um terço só na Alemanha. O ESP é o maior sucesso de Anton van Zanten, mas não é o seu único contributo. Durante a carreira de engenheiro de automação, foi responsável por mais de 180 famílias de patentes. A par do ESP, as suas invenções incluem a mitigação do refinamento eletrónico e a moderação da oscilação do reboque. Anton van Zanten passou à reforma em 2003 e, atualmente, continua a dar aulas sobre sistemas automóveis em universidades e é consultor de diversos fabricantes de automóveis.

Recebeu inúmeros prémios pelo seu contributo para a segurança automóvel. Contudo, o European Inventor Award, que representa um tributo ao trabalho de uma vida, assume particular significado.

Nº de visitas: 76 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo