Ver todas

Back

BASF divulga relatório de cores de 2016

11 Maio, 2017

O mais recente relatório de cores da BASF mostra quais foram as cores mais exibidas pelos carros nas estradas europeias.

Para a elaboração do relatório, a divisão da Coatings, líder do mercado europeu em tendências de cores para repintura automóvel, analisou a distribuição de cores na Europa em 2016. O relatório demonstra a procura crescente por parte dos clientes finais pela individualidade expressa por efeitos especiais e variedade de cores.

O branco continua a ser a cor mais popular na Europa, com cerca de 29%, seguida do preto com 19% e cinzento com 18%. Aproximadamente 80% das cores utilizadas em 2016 pertencem à gama de cores acromáticas. Entre as cores cromáticas, a azul continua a ser a mais popular com cerca de 10%, seguida pelo vermelho e castanho. Quando os segmentos dos veículos são comparados, verificam-se as seguintes diferenças: nos carros pequenos utilizam-se mais as cores brancas ou cromáticas e nos SUV’s o cinzento é a cor predominante.

As cores mais populares – 100 azuis e 90 cinza

Embora se tenha notado uma distribuição quase constante de cores no ano de 2016, verificou-se um aumento na diversidade de cores dentro das faixas de cores. A razão para este aumento é o desenvolvimento contínuo de novas cores bem como a crescente procura por efeitos especiais. A mistura de cores existentes com diferentes partículas produz efeitos personalizados – pérola ou metálicos. A vasta gama de combinações dá origem a uma extraordinária abundância de variações de cor. “Esta vasta gama de possibilidades para as cores dos veículos está associada à megatendência social para a individualização”. Hoje em dia os clientes finais são capazes de selecionar cores únicas e personalizadas para os seus carros”, comentou Stefan Sickert, head of Project Management Basecoat.

Para além de ajudar a individualizar um carro, os efeitos também ajudam a destacar o caráter do veículo. O azul é a cor principal em termos de diversidade, com mais de 100 variações de cor. O cinza apresenta 90 tons diferentes.

A tendência para uma maior diversidade de cores e individualidade representa grandes desafios para as oficinas. Afinal, o esperado é que um trabalho de acabamento seja o mais invisível possível. A Glasurit, marca premium da BASF apoia as oficinas, oferecendo a solução de acabamento adequada para todas as cores automóveis. A ligação da Glasurit à BASF significa que está sempre perto do mercado e das tendências e em condições de desenvolver a solução perfeita para renovar novas cores em tempo útil.

Com a base de dados Color Online da Glasurit, as oficinas podem encontrar as cores OEM e especiais de quase todos os fabricantes automotivos – atualizada diariamente. As cores individuais também podem ser armazenadas. “Isso permite-nos atender à crescente individualização das cores automóveis e garantir que as oficinas possam encontrar rapidamente uma solução para qualquer cor”, explicou [Jürgen Book, head of the Refinish Competence Center].

PALAVRAS-CHAVE