Revista Pós-Venda
FerramentasNotíciasBlue Print aposta em ferramentas para os profissionais
ferramentas-Blue-Print

Blue Print aposta em ferramentas para os profissionais

por

A crescente necessidade de ferramentas com características particulares para determinadas operações de manutenção e reparação de veículos de forma a garantir o máximo de rigor e eficiência é uma realidade. A Blue Print tem perto de 50 ferramentas de trabalho com 3889 aplicações.

A exigência na manutenção de alguns veículos tem vindo a crescer, sendo que têm vindo a ser utilizadas diferentes estratégias para dificultar o trabalho dos profissionais. Uma delas passa por dificultar o acesso às peças a serem mudadas. A Blue Print para além de informação técnica desenvolveu algumas ferramentas. Abaixo são dados alguns exemplos das ferramentas que a marca disponibiliza.

Na família de Chave de Velas de Incandescência existem duas chaves que pelas suas características são de destacar. A chave ADG05520 de 9mm e a chave ADG05518 que é uma solução que combina uma chave de 12mm com um adaptador reforçado, permitindo a remoção de velas de incandescência em locais de muito difícil acesso.

Continuando nas chaves mas mudando a sua aplicação, foi criada a referência ADK85503, que é uma Chave para Substituição do Rolamento da Roda. Esta ferramenta é essencial para substituir os rolamentos das rodas dianteiras (referência Blue Print ADK88223C) no Suzuki Jimmy 1.3i, porque o rolamento está seguro com uma contraporca que apenas se consegue retirar com esta ferramenta.

Já a ferramenta ADN15502, é uma ferramenta de ajuste e selagem que foi desenvolvida para facilitar a instalação de novos retentores de óleo no eixo traseiro da Navara D40 2.5DT 2005> e 3.0DT 2010>. Estes retentores de óleo são um componente que, devido à utilização tipo dos veículos em causa e devido à sua localização no semi-eixo, a correta manutenção deverá ser assegurada, assim como a atempada substituição. Em caso de falha do retentor, os danos no conjunto do eixo podem ser irreversíveis. Sem esta ferramenta, a substituição do retentor torna-se um processo moroso bem como a correta aplicação poderá ser comprometida.

Outras soluções têm sido um sucesso na manutenção em marcas de veículos com motores 1.3 Diesel, cujos filtros de combustível são montados dentro de um elemento plástico que é selado com um apertado anel plástico. A mudança do filtro requer não só desmontar o recipiente plástico do veículo como retirar do seu interior o filtro. Porém, nesta operação, facilmente se pode danificar o recipiente se a ferramenta correta não for utilizada. Danificar o recipiente significa que o mesmo terá que ser também substituído o que representa um custo extra para o cliente.
INF147-Fuel-filter-removal-tool-ADK85502-UK-1_03 INF147-Fuel-filter-removal-tool-ADK85502-UK-1_05

 

Na prática, depois de retirado o recipiente do veículo é necessário desapertar a tampa do recipiente e tentar fazê-lo com um alicate extensível, ou com alguma ferramenta semelhante poderá danificar o corpo de plástico. Com a ferramenta da Blue Print ADK85502, aperta-se a parte A no torno (figura 1) e coloca-se o recipiente de plástico dentro da mesma e de seguida com a parte  B da peça, e alinhando as ranhuras da ferramenta com as da tampa (figura 2), terá o recipiente em segurança para continuar a operação da remoção do filtro de dentro do recipiente de plástico (figura 3).

Abaixo a imagem da ferramenta em questão.

ADK85502_a

Ferramenta ADK85502 com 50 aplicações catalogadas, associada aos filtros de combustível ADK82327 (60 aplicações), ADW192302 (4 aplicações), ADL142303 (6 aplicações).

Mas os danos causados durante a manutenção de um veículo não são os únicos inconvenientes. Vejamos por exemplo a mudança de um filtro de óleo em motores D-4D, em que a carcaça do filtro é de difícil acesso e limitado.
Mesmo após a drenagem do depósito de óleo, a carcaça do filtro continua com uma quantidade substancial deste líquido. A tampa da carcaça do filtro, tem uma válvula de retenção, que geralmente é empurrada para drenar o óleo, no entanto desta forma tem-se pouco controlo sobre o processo. Com a ferramenta de drenagem adequada, não só o trabalho é feito de forma controlada e mais rapidamente, como também se evita toda a sujidade e processo posterior de limpeza, porque a mangueira pode ser direcionada para onde se pretende verter o liquido.
Mas não termina aqui esta árdua tarefa. Após a drenagem, é necessário remover o filtro. Para o fazer, a Blue Print disponibiliza a chave abaixo mostrada. Sem esta ferramenta a remoção é difícil e facilmente se poderá danificar a tampa de liga metálica da carcaça. Para além de remover o filtro, esta ferramenta permite também, a colocação do filtro de substituição, sem qualquer esforço ou demora.

ferramenta-blue-print

Ferramenta ADT35502, com 21 aplicações e compatível com o filtro ADT32118 com 29 aplicações.

 

Também é comum existirem ferramentas específicas para cada um dos fabricantes de veículos, sendo um bom exemplo a ferramenta para bloquear o motor durante o procedimento de substituição dos componentes da distribuição. A ferramenta da Blue Print ADK85501 é compatível com os motores 1.3 Diesel de várias marcas. A mais valia, desta ferramenta, para os profissionais é que com esta podem utiliza-la em diferentes marcas de veículos, mais precisamente em 31 veículos distintos.

 

ferramenta-BPFerramenta ADK85501

 

Tal como referido inicialmente estes são apenas alguns exemplos apresentados para trabalhos mais comuns, mas com alguma complexidade. As peças estão no catálogo Blue Print Live e em alguns casos acompanhadas de boletins técnicos.
Os produtos da marca Blue Print são parte do bilstein group, que também incorpora as marcas febi e SWAG.

Mais informação em: www.bilsteingroup.com



Nº de visitas: 151 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo