Revista Pós-Venda
EventosNotíciasBosch comemora 25 anos em Braga
bosch

Bosch comemora 25 anos em Braga

por

A Bosch em Braga, empresa do Grupo Bosch especializada em tecnologias e soluções de multimédia automóvel, celebra, este ano, 25 anos de presença em Portugal.

A Bosch iniciou as suas atividades em Braga com a produção de autorrádios para a marca Blaupunkt, em 1990 e, ao longo dos anos, tornou-se num dos principais motores do desenvolvimento da região e num dos mais importantes exportadores nacionais. Atualmente, a empresa é a principal unidade produtiva e um dos principais centros de I&D da divisão Bosch Car Multimedia na Europa, a maior fábrica do Grupo em Portugal – contribuindo com mais de 50% do volume de vendas anual no país –, e um dos maiores empregadores da região, com cerca de 2.000 colaboradores.

A empresa tem vindo a atualizar o seu portfólio de produtos para incluir as mais recentes inovações do mercado, e substituiu a produção de autorrádios por equipamentos mais modernos de infotainment e instrumentação com tecnologia de ponta. Ao ser capaz de produzir com flexibilidade produtos cada vez mais complexos com elevada qualidade, e ao oferecer cada vez mais serviços de investigação e desenvolvimento (I&D), a empresa marca a sua posição competitiva no mercado global, entregando tecnologia multimédia automóvel desenvolvida e produzida de Braga para o mundo.

Enquanto um dos 10 principais exportadores a nível nacional (volume de exportação de mais de 95 por cento), a Bosch em Braga tem contribuído ativamente para a economia do país e a construção da boa reputação da tecnologia desenvolvida e produzida em Portugal e exportada a nível mundial. A empresa prevê um desenvolvimento positivo do negócio a partir de 2015, e a duplicação do seu volume de vendas nos próximos dois anos.

Tecnologias produzidas na Bosch em Braga
Atualmente, a empresa desenvolve soluções inteligentes integradas de infotainment e instrumentação, com foco na segurança e conforto do condutor, e nas necessidades de conectividade do mercado tecnológico. Para além da produção eficiente e com níveis de qualidade excelente, empresa faz o desenvolvimento mecânico, eletrónico e, mais recentemente, de software, e está a trabalhar em soluções de multimédia automóvel inovadoras como a tecnologia de head-up-display, sistemas de instrumentação livremente programáveis, realidade aumentada e o processo de optical bonding aplicado a sistemas de instrumentação e infotainment.

Investimento da Bosch Braga em I&D – Aposta contínua em Portugal
A aposta contínua da Bosch em atividades de I&D faz com que o sucesso da empresa seja cada vez mais consistente, e que os resultados anuais garantam a sua sustentabilidade. Neste sentido, a Bosch em Braga tem estabelecido parcerias com universidades locais de modo a acelerar o desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras que respondam às últimas tendências do mercado, tais como conectividade, soluções integradas e soluções user-friendly altamente eficientes.

A parceria de I&D entre a Bosch em Braga e a Universidade do Minho, na qual foram investidos 19 milhões de euros (parcialmente fundos do Compete) até meados de 2015, gerou 12 patentes. Para garantir a continuidade desta parceria de sucesso, foi feita nova candidatura a fundos no valor de 50 milhões de euros para o triénio de 2015 a 2018. O investimento poderá levar à contratação de cerca de 90 engenheiros e 165 bolseiros.

25 anos de Tecnologia Automóvel de Braga para o Mundo – principais marcos
1990 – Abertura da Blaupunkt Auto-Radio Portugal, Lda, em Braga
1994 – 1ª Certificação em Gestão de qualidade
2001 – Início da produção de antenas em Braga e Vila Real
2002 – Inauguração do Centro de Investigação e Desenvolvimento
2003 – Produção do primeiro autorrádio desenvolvido em Portugal
2005 – Bosch em Braga foi considerada a maior fábrica de autorrádios na Europa
2005 – Início da produção de controlos eletrónicos para caldeiras
2007 – Início da produção de controladores para eletrodomésticos Bosch e Siemens
2008 – Início da produção de sistemas de navegação automóvel e de sistemas de comunicação para camiões
2009 – Início da produção de sensores de ângulo de direção para sistemas ESP (controlo eletrónico de estabilidade)
2011 – Nomeada para o Prémio de Excelência Europeu da EFQM
2012 – Vencedor do Prémio de Excelência Português do IPQ
2013 – Início do projeto de inovação (HMIEXCEL), em parceira com a Universidade do Minho

Em outubro, a Bosch em Braga aumentou a sua lista de marcos históricos ao tornar-se na primeira empresa em Portugal a receber o Prémio Europeu de Excelência da EFQM – European Foundation for Quality Management, de acordo com o novo modelo de excelência.

 

Nº de visitas: 219 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo