Revista Pós-Venda
NotíciasPneusBridgestone aconselha verificação de pneus
bridgestoneconselhos

Bridgestone aconselha verificação de pneus

por

Apesar de as férias de verão estarem quase a acabar, algumas pessoas estão ainda a planear umas escapadelas de carro. Por esse facto a Bridgestone deixa alguns bons conselhos a todos aqueles que irão viajar de carro, caravana ou com reboque, sobre a importância de verificarem o estado dos seus pneus, bem como de reverem os pontos da seguinte lista:

Os pneus adequados

A segurança na estrada começa com os pneus certos, tanto para o carro como para o reboque. Verificar a segurança dos pneus começa com a montagem de pneus adequados e adaptados à época do ano em que estamos. No caso de Portugal, onde a maior parte dos condutores conduz com pneus de verão o problema não é tão relevante, mas se conduzir com pneus de inverno durante o verão pode aumentar a distância de travagem até 30%.

Igualmente importante é aplicar a pressão correta do pneu. Um pneu com baixa pressão não só poderá comprometer a sua capacidade de travagem e manobra em segurança, como consome mais combustível, desgastando-se mais rapidamente. A pressão deve ser verificada com os pneus frios pois se estiverem quentes poderá obter valores imprecisos. Informações sobre quais os valores para o seu carro podem ser consultados no manual de operação, no interior da porta do condutor ou na zona do combustível. É preciso igualmente ter em mente que se o veículo estiver totalmente carregado, deverá aumentar a pressão nos pneus.

A profundidade do piso mínimo legal é de 1,6 mm. A maneira mais fácil de determinar a profundidade é utilizando um medidor de piso especial. Aqui vai uma dica: coloque uma moeda de 1 euro no piso; se chegar à zona amarela, está na altura de mudar os seus pneus!

Bem equipado para qualquer situação

O equipamento de segurança do veículo inclui o triângulo, uma caixa de primeiros socorros e os coletes de alta visibilidade. Antes da partida, deve verificar a data de validade do kit de primeiros socorros e o número de coletes de alta visibilidade. Em muitos países precisará de coletes de alta visibilidade para todos os passageiros. Estas pequenas verificações permitem-lhe preparar-se para as suas férias. Isto não só reduz o stress desnecessário como também evita avarias e outros danos. É importante não deixar até ao dia da viagem para verificar o seu veículo. Se precisar de peças ou até mesmo de pneus novos, isso pode levar algum tempo.

Especial atenção deve ser dada aos pneus do reboque

Os pneus envelhecem. Depois de oito anos, a maioria dos pneus perderam a sua maleabilidade começando a surgir pequenas fissuras. Além disso, ainda que o padrão do piso esteja adequado, eles devem ser substituídos, pois será mais fácil começar a derrapar numa situação de estrada molhada – com consequências fatais para o reboque. A Bridgestone aconselha a substituir todos os pneus, independentemente de sua condição, 10 anos depois da data de produção.

CHECKLIST

Ao colocar o reboque

  • Certifique-se de verificar a carga. Uma pressão excessiva sobre o engate alivia a pressão sobre as rodas dianteiras do veículo de reboque, enquanto uma carga insuficiente (reboque sobrecarregado na parte traseira), pode resultar, muitas vezes, numa descida descontrolada.
  • Nunca sobrecarregue o reboque!
  • Apenas um pequeno número de reboques estão equipados com um pneu suplente. Kits de reparação de pneus com uma pistola de pulverização devem estar protegidos da luz solar direta, porque geralmente contêm gás propulsor inflamável. Por isso, kits de reparação com um compressor são mais práticos. No entanto, estes também podem ser utilizados apenas para furos com um diâmetro máximo de 6 mm. Além disso, destinam-se apenas a um reparo rápido permitindo chegar até ao revendedor de pneus mais próximo.

Certifique-se de verificar tudo antes de partir na sua viagem

  • Verifique a profundidade do piso: A profundidade mínima do piso legal é de 1,6 mm.
  • Verifique a pressão dos pneus: com a carga máxima a pressão dos pneus deve ser aumentada em conformidade.
  • Verifique eventuais danos existentes nos pneus.
  • Verifique a idade dos seus pneus: os últimos quatro dígitos do número na parede lateral do pneu indicam o ano de fabricação. Os dois primeiros dígitos indicam a semana do calendário.
  • Verifique se os pneus têm capacidade de carga? Um revendedor de pneus será capaz de aconselhá-lo sobre os pneus corretos para o peso do reboque. A Bridgestone oferece uma ampla gama de pneus para todas as aplicações.
  • Verifique que as luzes de presença, de travagem e da matrícula estão a funcionar. Isto é especialmente importante quando se viaja para países onde as luzes são obrigatórias, como Itália e Suécia.
  • Verifique o travão. É aconselhável uma segunda pessoa para verificar se os travões do reboque estão a funcionar corretamente.
Nº de visitas: 69 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo