Revista Pós-Venda
NotíciasPneusBridgestone produz pneus com compostos 100% borracha natural
bridgestone

Bridgestone produz pneus com compostos 100% borracha natural

por

A Bridgestone Corporation anunciou o sucesso da produção de pneus com 100% dos seus compostos de borracha natural derivados do guaiúle, um arbusto do deserto que cresce em regiões áridas.

Desenvolvidos no Centro Técnico da Bridgestone no Japão, estes pneus destacam-se por terem sido concebidos utilizando a borracha natural do guaiúle cultivado pela Bridgestone no seu Centro de Investigação e Processamento de Borracha Ecológica (BRPC na sigla original em inglês) em Mesa, no Arizona, Estados Unidos.

Com um investimento global significativo, a Bridgestone desenvolveu pneus similares para veículos de passageiros no seu centro de operações em Roma, Itália, no verão passado. Na produção destes pneus, a maioria dos compostos de borracha natural, incluindo o piso, a parede lateral e o talão, foram substituídos pela borracha natural extraída do guaiúle cultivado e colhido pela Bridgestone.

Prevê-se que a procura por pneus aumente ao mesmo ritmo do crescimento global da população e dos avanços do sector automóvel nos países em desenvolvimento. Atualmente, cerca de 90% da borracha natural é extraída da árvore-da-borracha Hevea brasiliensis, cultivada sobretudo nas regiões tropicais do Sudeste Asiático. A Bridgestone, o maior fabricante de pneus e borracha a nível mundial, mantem a aposta na melhoria da investigação e na procura de novas fontes naturais de borracha que sejam mais sustentáveis, para aliviar o excesso de concentração em determinadas regiões da produção de borracha natural.

A borracha natural é a principal matéria-prima utilizada para produzir pneus em todo o mundo, e é consumida em grandes quantidades. As futuras investigações da Bridgestone pretendem focar-se na otimização do conteúdo de borracha natural em cada arbusto de guaiúle, assim como na análise das suas aplicações numa gama mais ampla de tipos de pneus e de compostos de borracha.

O guaiúle cresce no sudoeste dos Estados Unidos e México, e a borracha natural extraída deste arbusto é um biomaterial derivado de uma planta semelhante à árvore-da-borracha Hevea brasiliensis. Sabendo que o guaiúle cresce em zonas áridas, ao contrário das árvores-da-borracha que podem ser encontradas em regiões tropicais, acredita-se que o desenvolvimento da borracha deste arbusto contribua para a diversificação das fontes de borracha natural.

Depois de adquirir uma parte de um terreno agrícola em Eloy, no Arizona, com uma área de 114 hectares, o Grupo Bridgestone projetou um laboratório de investigação para aplicar avançados métodos de plantação e desenvolver técnicas de cultivo de guaiúle. Em setembro de 2013 foi inaugurado o Agro Operations Research Farm da Bridgestone. Um ano depois (setembro de 2014), a Bridgestone abriu o BPRC e criou, de forma interna, todos os procedimentos necessários para desenvolver borracha natural a partir do guaiúle para aplicar posteriormente nos pneus, incluindo Investigação e Desenvolvimento (I&D), produção experimental e fabrico.

O Grupo Bridgestone continuará com as suas atividades de investigação sobre o guaiúle e outras matérias-primas com o objetivo de alcançar as metas ambientais definidas a longo-prazo, que preveem a utilização de 100% de materiais sustentáveis nos pneus em 2050.

Mais informações em www.bridgestone.pt

Nº de visitas: 111 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo