Revista Pós-Venda
NotíciasRepinturaConselhos práticos Standox
standox

Conselhos práticos Standox

por

A Standox apresenta conselhos práticos sobre a aplicação da base bicamada Standoblue sob condições de elevada humidade.

O Standoblue é um sistema de base bicamada que torna possível obter uma excelente precisão de cor. De forma a otimizar a robustez do processo em condições de elevada humidade, a Standox apresenta uma série de sugestões para prevenir que a aplicação da base bicamada fique demasiado molhada. Uma base bicamada demasiado molhada pode conduzir a desvios de cor, níveis de brilho do acabamento menores, um aspeto mais escuro ou grosso ou manchas em cores metalizadas devido a que os pigmentos de alumínio-bronze não conseguem atingir um óptimo alinhamento. Harald Klöckner, Manager do Training Management da Standox para a região da Europa, Médio Oriente é África (EMEA), fornece algumas recomendações para a repintura sob condições de elevada humidade.

Dica 1: Observe com atenção a estrutura da superfície.

A comprovada aplicação do Standoblue numa etapa única de processo, é realizada através de uma pulverização regular e uniforme, a uma distância da superfície de aproximadamente 20 a 25 centímetros, seguida por uma camada de efeito sob a base bicamada ainda húmida a uma distância maior da superfície, de cerca de 30 a 35 centímetros. Quando aplicada correctamente sobre a base húmida, o Standoblue apresenta uma estrutura fina e uniforme. Se assim não for, e se a base bicamada se apresentar pouco firme e inclusivamente muito molhada, poderá afectar negativamente o resultado final. A estrutura fina enrijece durante a fase de secagem a fim de produzir uma superfície lisa que proporciona a base adequada para a aplicação posterior do verniz.

Dica 2: Prepare cuidadosamente a pistola de pintura e a pressão de pulverização.

Escolha a pistola de pintura correcta e o tamanho do bico recomendado. Sob níveis elevados de humidade, e na hora da aplicação da base bicamada, não deve utilizar bicos com tamanhos superiores, uma vez que tal dificultará ainda mais a aplicação. Tenha em consideração a pressão de pulverização e ajuste-a ao nível recomendado na ficha técnica. Se a pressão de pulverização for demasiado baixa, pode conduzir a uma demão de tinta demasiado húmida. A Standox recomenda a utilização de um manómetro adequado que, colocado correctamente na pistola de pintura, permitirá obter a pressão de pulverização correcta. Manómetros de pressão de ar defeituosos ou danificados devem ser substituídos imediatamente.

Dica 3: A regulação certa é fundamental.

A base bicamada Standoblue pode ser adaptada às diferentes condições climáticas locais bastando para isso adicionar o Standoblue Regulador de Viscosidade e o Standoblue Regulador de Viscosidade lento. Consulte o guia climático da Standox, disponível através dos distribuidores da Standox, a fim de confirmar o produto adequado. Proceda, através de um higrómetro, à medição da temperatura e da humidade relativa constante na cabina de pintura. Transfira o resultado das medições para o guia climático Standoblue para obter o correspondente regulador de produto recomendado. Se os níveis de humidade forem muito altos não deverá utilizar o Standoblue Regulador de Viscosidade lento. Para além de outros potenciais defeitos, uma camada demasiado molhada pode resultar numa acumulação de tinta indesejada nos cantos e arestas.

Dica 4: Uma opção para níveis de humidade superiores a 65%.

Se a humidade relativa na cabina de pintura for de cerca de 65 por cento, pinte a primeira demão como habitualmente e deixe secar durante dois minutos antes de aplicar a base de efeito. Nestas condições, e a fim de aumentar a segurança do processo e melhorar a estabilidade da cor, os pintores podem adicionar 30 por cento de Standoblue Regulador de Viscosidade para as cores Standoblue metalizadas e de efeitos.

Para obter mais informações, as oficinas interessadas devem contactar o seu distribuidor Standox local.

Nº de visitas: 214 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo