Revista Pós-Venda
NotíciasTecnologiaContinental desenvolve nova plataforma de rádio
rádio Continental

Continental desenvolve nova plataforma de rádio

por

Solução da Continental disponibiliza os conteúdos do smartphone de forma segura e liga os condutores ao que eles mais valorizam.

Hoje em dia os autorrádios têm de preencher uma grande variedade de requisitos por parte dos consumidores; por exemplo, rádio digital, receção AM e FM, telefonia móvel, áudio a partir de várias fontes, ecrãs táteis grandes, teclas suaves e duras, controlo operado por voz e apps para smartphone. Mesmo no segmento de veículos com preços mais reduzidos, os rádios evoluíram de meros sintonizadores e colunas para plataformas de entretenimento.

Com o aparecimento dos veículos conectados, bem como de diferentes padrões e sistemas operacionais de eletrónica de consumo, as tendências mostram que a complexidade dos autorrádios está a aumentar. Para enfrentar estes desafios, a Continental desenvolveu uma plataforma de autorrádio progressiva, que permite controlar várias funções individuais num processador, acabando por reduzir ao mínimo o hardware.

“A complexidade do entretenimento em veículos está a aumentar rapidamente. Com a nossa nova plataforma de rádio podemos agora oferecer uma solução que não só cobre uma grande variedade de funções, mas que tem uma boa relação qualidade/preço e que é utilizável por fabricantes de veículos em todo o mundo”, diz Johann Hiebl, diretor da Unidade de Negócio Infotainment & Conectividade da Continental.

A abordagem principal subjacente à plataforma de rádio da Continental é simples: substituir, sempre que possível, o dispendioso hardware por software. Para conseguir esta diminuição a plataforma de rádio da Continental é construída sobre um sistema altamente otimizado no chip (SoC). Tem um processador multicore no coração da plataforma que lida com todos os interfaces homem-máquina, conectividade e funções relacionadas com o processamento de produção áudio, bem como um controlador de veículo integrado e um processador de sinal digital (DSP), permitindo a tecnologia de rádio da nova plataforma – a Rádio Definida por Software (Software Defined Radio SDR).

A SDR integra frequências de rádio analógicas e digitais como AM/FM, DAB/DAB+/ DMB, DRM e HD de todo o mundo num único hardware. Podem ser ativadas novas frequências através de atualização de software à medida que forem ficando disponíveis em diferentes regiões, por exemplo a Chinese Digital Radio (CDR) na China.

“A tecnologia SDR permite-nos usar a plataforma de rádio em diferentes mercados em todo o mundo sem fazer mudanças drásticas no hardware. Assim, podemos prosseguir com os esforços de investigação e desenvolvimento e diminuir o tempo de chegada ao mercado”, disse Hiebl.

Como hoje em dia o áudio chega tipicamente por transmissão, bem como por dispositivos digitais dos condutores ou passageiros ligados por Bluetooth ou por ligação USB / iPod, a nova plataforma de rádio da Continental não inclui um leitor de CDs. Graças à redução de componentes de hardware alcançada através da utilização de um SoC otimizado, tem uma unidade central com um painel plano com 40 mm de profundidade, com capacidade para ecrã tátil capacitivo, resolução HD e colunas de classe D. Para os fabricantes de veículos, esta abordagem plana do painel permite uma grande liberdade no que diz respeito ao design de interiores.
MINIMIZAR A DISTRAÇÃO DO CONDUTOR

Por outro lado, os condutores podem beneficiar de uma grande variedade de funções e de serviços conectados de uma forma segura, já que a plataforma é capaz de aceder a aplicações e conteúdos dos smartphones através de sistemas como o MirrorLink, Android Auto, Apple CarPlay ou Baidu Carlife.

“Para reduzir a distração do condutor, um dos nossos principais objetivos é evitar que os condutores usem os seus smartphones quando estão ao volante. Ao acedermos a apps na nossa plataforma de rádio, ligamos os condutores aos serviços que são importantes para eles, integrando-os de forma segura no interface homem-máquina do veículo”, disse Hiebl. Para melhorar ainda mais a segurança, a Continental individualiza as aplicações para que possam ser controladas no ecrã tátil, através de botões no volante ou por controlo de voz.

Com um profundo conhecimento baseado em seis décadas de experiência, a Continental fornece tecnologias para o melhor entretenimento em qualquer situação de condução. Em 1953 a empresa produziu os primeiros autorrádios em Wetzlar, Alemanha, a que se seguiram muitos outros produtos de sucesso como o primeiro rádio de alta tecnologia, lançado em 2011, apresentando a primeira solução DAB baseada em software – o antecessor do atual SDR. Desde 2007 a Continental vendeu mais de 40 milhões de rádios a consumidores em todo o mundo.

Para mais informações, clique aqui.

Nº de visitas: 70 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo