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Continental exige um controlo eficaz sobre etiqueta de pneus na Europa

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Os testes ADAC a pneus de inverno mostram infrações à etiqueta de pneus da UE. Sem sistemas de supervisão do mercado, os fabricantes europeus estão em desvantagem, alerta a Continental.

Em resposta aos recentes desenvolvimentos, a Continental exige melhorias no sistema de supervisão de mercado na Europa. O mais recente teste a pneus de inverno realizado pelo clube automóvel alemão ADAC e pela associação de consumidores Stiftung Warentest revela mais uma vez e de uma forma muito clara a falta de um acompanhamento eficaz do cumprimento dos requisitos legais da Comissão Europeia e dos Estados membros da União Europeia, acusa a Continental. Em causa está a etiqueta dos pneus.

Quando os pneus mais pequenos – 165/70 R 14 – foram testados na aderência em piso molhado, o melhor pneu de inverno neste campo, o ContiWinterContact TS 850, que obteve uma classificação C na etiquetagem de pneus da UE, apresentou uma distância de travagem de 35.2 entre os 80 km/h e o momento da paragem. O desempenho mais fraco, feito por um pneu importado de um fabricante asiático, também possui o rótulo de classe C, mas necessitou de uns “assustadores” 46m para se imobilizar.

“Este exemplo extremo, com uma diferença de mais de 13 metros dentro da mesma categoria de classificação não é o primeiro caso no sector dos pneus”, diz Christian Koetz, Diretor do Departamento de Pneus para veículos de passageiros e camiões ligeiros da região EMEA e Presidente da Associação Europeia de Fabricantes de Borracha e Pneus (European Tyre & Rubber Manufacturers’ Association – ETRMA). “Mas já é altura de estas enormes infrações terem sanções proporcionais e que funcionem como meio de dissuasão. Caso contrário, a indústria europeia de pneus é colocada numa desvantagem substancial pela legislação europeia, algo que não pode ser do interesse dos legisladores”.

A Continental exige mais uma vez de forma veemente que, em vez da aprovação constante de novos regulamentos, tanto a Comissão Europeia como os Estados membros se comprometam finalmente a criar sistemas eficazes de supervisão de mercado no que diz respeito à etiqueta de pneus. “Existe também um número crescente de regulamentos em outros países e regiões”, acrescenta Koetz. “No entanto, as infrações são objeto de sanções substanciais, para que os fabricantes tenham uma fonte constante de motivação para jogarem realmente de acordo com as regras”.

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