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Convenção da Anecra 2016 aborda a economia real e viaturas autónomas

28 Outubro, 2016
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A ANECRA já divulgou o programa da 27ª Convenção Anual que se vai realizar nos dias 25 e 26 de Novembro de 2016, no Centro de Congressos de Lisboa (FIL/Junqueira).

Ao longo de dia e meio irão ser debatidos temas relacionados com a fiscalidade automóvel e os seus impatos na economia real das empresas do setor, como também serão abordados assuntos relacionados com a problemática da economia paralela, sem esquecer a evolução tecnológico dos automóveis.

Dessa forma o tema desta 27ª Convenção da ANECRA é a “Economia Real: Que Preocupações? Que Soluções?” que serão abordados por um conjunto de especialistas a divulgar oportunamente por esta associação.

PROGRAMA CONVENÇÃO DA ANECRA

SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO
13h30 Recepção dos participantes e entrega de documentação
14h30 SESSÃO SOLENE DE ABERTURA
– Discurso de Boas Vindas do Presidente da Direcção da ANECRA
– Discurso de Abertura por membro do Governo
15h00 ECONOMIA REAL: QUE PREOCUPAÇÕES? QUE SOLUÇÕES?
15H45 PAUSA PARA CAFÉ
16H15 “ECONOMIA REAL NA FISCALIDADE AUTOMÓVEL E NO FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS DO SECTOR”
– Fiscalidade: orçamento do Estado e Acórdão do Tribunal de Justiça da UE
– Que impacto terá no mercado o aumento de impostos sobre o automóvel em 2017?
– Faz sentido acabar com incentivos fiscais a viaturas mais amigas do ambiente?
– O mercado de usados vai ser ‘inundado’ de viaturas velhas? Que impacto no valor do stock? Que tipo de veículos será mais penalizado?
– Financiamento bancário – para quem? Em que condições?
– Que financiamentos existem para as micro e pequenas empresas? Com que garantias? Qual o risco do sector automóvel? É mais elevado que outros sectores?
– É possível aplicar em Portugal novas soluções que surgem no estrangeiro?
– Programas de apoio comunitários – onde está o sector automóvel?
– Porque não existem programas específicos para o Sector Automóvel?
– Debate
17H30 ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS

SÁBADO, 26 DE NOVEMBRO
09H30 “A ECONOMIA REAL E A ECONOMIA PARALELA: A CONCORRÊNCIA ENTRE REPARADORES – QUE PREOCUPAÇÕES? QUE SOLUÇÕES?”
– O papel da fiscalização e dos reparadores face à concorrência desleal. Quem fiscalizam? Em que horários? Com que resultados?
– Operação Digitalauto. Mais uma frente na luta contra a Economia Paralela?
– Parque automóvel e universo de oficinas: desequilíbrio inevitável?
– Que papel podem ter os reparadores na redução da concorrência desleal?
– Fornecedores de Peças: ‘facilitadores’ da economia paralela?
– A experiência Espanhola – até onde pode ir o licenciamento da atividade?
– Regulamentação do acesso à informação técnica. Que oficinas beneficiam? Que resultados esperar?
– Grandes Clientes (Seguradoras / Gestoras de Frotas) e o Encaminhamento para oficinas – um problema ou uma solução? Os grandes clientes são aliados da economia real ou da economia paralela?
– Certificação da atividade como factor de diferenciação entre reparadores?
11H00 PAUSA PARA CAFÉ
11H30 “A ECONOMIA REAL E A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA – A CAMINHO DA VIATURA AUTÓNOMA”
– Que desafios as viaturas comunicantes colocam às oficinas, independentes e de marca? Quem está na melhor posição? (CECRA)
– Em que fase estamos no caminho para a viatura autónoma? Qual é o seu peso no parque circulante?
– Sistemas avançados de apoio à condução (ADAS) – que impacto já têm hoje no negócio? Que oficinas podem substituir vidros e reparar estes automóveis? Como aumenta a responsabilidade civil das oficinas?
– Que formação / equipamentos / instalações são necessários?
– A reparação automóvel vai ser um negócio só para especialistas?
12h30 ALMOÇO

14H30 “ECONOMIA REAL E A MOBILIDADE – RUPTURA NO MODELO DE NEGÓCIO”
– O que já mudou no negócio da Mobilidade. Por que razão o conceito da Uber tem sucesso? Em que tipo de clientes? São clientes que não querem ter carro?
– Fabricantes automóveis: por que fazem parcerias com empresas de mobilidade? O que está a mudar no modelo de negócio?
– Mobilidade e o sector automóvel – como o automóvel passou de sonho a pesadelo
– Car sharing. Para que clientes? Quem vende os automóveis? Quem repara?
– Como assegurar a livre concorrência aos intervenientes no mercado?
– Quanto vai reduzir o parque automóvel? Que futuro para os comerciantes de usados?
– O que as oficinas precisam fazer / saber para ter sucesso nesta transição?
– Quanto vai custar a nova mobilidade, quem a vai fornecer, quem vai assegurar o pós-venda?
16H00 PAUSA PARA CAFÉ
16H30 SESSÃO SOLENE DE ENCERRAMENTO
– ASSINATURA DE PROTOCOLOS
– “ECONOMIA REAL NA ERA DIGITAL”
– Que soluções estão disponíveis para levar o sector automóvel para a liderança da era digital?
– DISCURSO DE ENCERRAMENTO DA 27.ª CONVENÇÃO ANECRA

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