Revista Pós-Venda
EventosNotíciasEquip Auto: Menos espaço, mais expositores
equip-auto-2015

Equip Auto: Menos espaço, mais expositores

por

O pós-venda reuniu-se na Equip Auto, em Paris, para mostrar novos produtos e para estabelecer novos contactos. Ao todo visitaram o certame 95 mil pessoas. Conheças as novidades de algumas das marcas presentes.

{ TEXTO CLÁUDIO DELICADO, em Paris }

[Leia este artigo até ao fim e descarregue o PDF]

A edição deste ano da EQUIP AUTO recebeu mais de 95 mil visitantes, de acordo com a organização, o que representa um aumento de 4% face a 2013. Do número total, 25% foram visitantes internacionais e ao todo estiveram presentes 1400 expositores (60% dos quais internacionais). O salão, que teve lugar de 13 a 17 de outubro, em Paris, juntou o pós-venda nacional francês e também uma forte comitiva internacional. A inovação e a discussão do setor estiveram em destaque ao longo dos cinco dias.

No conjunto dos setores do salão, repartidos pelos 3 halls e abrangendo 100 000 m2, os expositores tiveram acesso a um clima de negócios caracterizado por uma intensa atividade e um elevado nível de contatos qualificados com os clientes e os prospetos que tinham projetos de investimento imediatos e futuros.

Entre os novos eventos propostos, o Palco TV recebeu diariamente, em direto personalidades, médias, especialistas institucionais e expositores para discutirem sobre os grandes temas da fileira automóvel e compreenderem os seus desafios. 63 Emissões foram realizadas com 200 convidados. As entrevistas e os debates encontram-se disponíveis no canal YouTube do salão e nas redes sociais que constituem o ecossistema de um EQUIP AUTO voltado para o futuro de uma fileira do pós-venda e serviços verdadeiramente conectada para a mobilidade.

MARCA A MARCA

AIRTEX

A marca espanhola apresentou em Paris o seu novo catálogo de bombas de água, com 30 novas referências para marcas de automóveis europeus, coreanos e japoneses. Foi também apresentada a nova embalagem da marca para afirmar a imagem de marca.

ARNOTT EUROPE

A Arnott Europe foi á Equip Auto mostrar o seu portfólio de produtos num nicho de mercado onde se afirma como líder e onde há muito para crescer. Especialista em suspensões pneumáticas, o negócio está, para já, ligado a modelos topos de gama que montam este tipo de suspensão e que procuram cada vez mais uma solução de aftermarket. De acordo com Goswin de Rouw, “a Arnott permite substituir apenas algumas peças da suspensão ou, se necessário, a suspensão completa, mas sempre a um preço muito inferior às peças de origem”. Para o fazer, a equipa técnica garante formação sempre atualizada e requer alguma especialização, mas que se torna muito rentável em pouco tempo. Além disso, a oportunidade de negócio passa também pelo facto de cada vez mais automóveis, mesmo de segmentos mais baixos, começaram a instalar este tipo de suspensões.

ASTRA

A Astra levou a sua estrela a Paris: o miniLIFT, o inovador e compacto elevador que pode ser usado de uma forma muito simples em qualquer oficina, mesmo quando o espaço é escasso. Muito premiado, o miniLIFT é vendido em Portugal pela Altaroda.

BAHCO

A Bahco marcou presença na Equip Auto para mostrar a sua oferta no que diz respeito a ferramentas, nomeadamente com os seus carros totalmente personalizáveis, as ferramentas manuais, mas também os boosters, ferramentas pneumáticas, mas com um destaque que fez parar todos os que passaram: a presença do Alpine A450B e também o simulador que levava os visitantes para dentro de uma pista.

BARDAHL

A marca americana foi a Paris apresentar dois produtos: a nova gama de lubrificantes tanto para ligeiros como pesados e o conceito de limpeza completa Eco, para limpar o sistema de injeção, o filtro de partículas e o sistema de admissão do motor. Em Portugal a Bardahl é distribuída em exclusivo pela MBML Solutions.

CONTINENTAL

A Continental apresentou os produtos das suas marcas no mesmo stand. Assim, destaque para o novo pneu SportContact6; para o VDO Redi-Sensor, que simplifica a instalação no pneu; pastilhas de travão cerâmicos da ATE; ou os kits de distribuição com bomba de água da ContiTech, que não perdeu oportunidade de divulgar também a aplicação PIC.

DOGA PARTS

A empresa espanhola foi a Paris mostrar o seu novo catálogo de vidros elétricos, com mais de 2000 referências disponíveis para o mercado europeu. Também introduzida recentemente foi a gama de molas a gás e não faltou a gama de escovas limpa para-brisas Duravision.

EUROL

A marca de lubrificantes levou a Paris a sua gama completa de aditivos para combustível, uma nova linha apresentada no início deste ano. O crescimento rápido da marca fez com que se acelerasse a decisão de avançar para a construção de uma nova fábrica de raiz. Para o crescimento está a contribuir também o facto da Eurol ter passado a ser um fornecedor preferencial do grupo Nexus Automotive.

FAE

A FAE levou a Paris o sue novo catálogo de sensores de oxigénio e sondas lambda, além de estar presente uma amostra de toda a gama. Destaque também para novas referências no catálogo de interruptores e sensores.

FARE

A marca espanhola, que recentemente passou a ser distribuída no nosso mercado pela Krautli Portugal, levou a Paris a sua oferta nas áreas de borracha e metal. Nomeadamente nas categorias de refrigeração, escape, suspensão, mecânica, transmissão e direção. Em menos de um ano a Fare quer faturar um milhão de euros em Portugal. Neste momento a Fare tem mais de 12 mil referências disponíveis.

________________

IMG_5873Entrevista

Massimo Altafini, responsável pelo mercado português

FEDERAL-MOGUL

Quais as novidades para o mercado português?
O mercado português pode esperar muito mais de nós do que no passado por uma razão muito simples. Essencialmente do ponto de vista logístico estamos cada vez mais a fornecer Portugal a partir do nosso armazém em Madrid e já não o fazemos a partir da Bélgica. Isto responde muito melhor à urgência dos clientes e às suas necessidades, com maior capacidade de entrega e em menos tempo. Começámos no ano passado com a Beru e este ano alargamos a outros produtos como a Jurid. Estamaos a tentar ter apenas um envio para os clientes a partir do armazém de Madrid, com todos os nossos produtos.

Como está o mercado em Portugal para a Federal-Mogul?
O market share é muito bom em Portugal. Vender o que vendemos em Portugal mostra que a penetração é muito boa. Não é igual para todos os produtos que temos, mas em média é muito alta. Se compararmos com outros mercados similares Portugal dá um melhor retorno à Federal Mogul.

Quais as marcas em que estão a apostar mais no mercado nacional?
Marcas como a Ferodo são já muito conhecidas, mas aqui em Paris temos esta importante novidade que é a Eco-Friction, um novo material para pastilhas de travão, que passa a estar disponível no pós-venda. A Beru também já está muito bem implantada no mercado e agora estamos a apostar forte na Jurid. Todas as restantes marcas são também muito importantes para nós como a nova gama de ignição da Champion.

______________

HERTH+BUSS

O destaque na Herth+Buss, da sua vasta gama de produtos para veículos asiáticos vai para o lançamento dos discos de travão que cumprem a norma europeia ECE 90, assumindo-se a marca como primeiro especialista a cumprir esta especificação. Novidades também nos kits de suspensão, volantes bimassa e novas referências nos braços de suspensão.

HUTCHINSON

Uma das novidades de ligeiros da Hutchinson em Paris foi o lançamento do novo catálogo de kits de suporte de amortecedores, com uma oferta de 223 kits no total, sendo que 32 são novos produtos. Mas a grande novidade passou pelo lançamento da gama de pesados para o pós-venda, com especial destaque para as correias de acessórios.

ICER BRAKES

A empresa espanhola foi à Equip Auto mostrar a sua força como fornecedor na área da travagem, reforçando a sua posição com a duplicação das suas instalações e o aumento de 50% na sua capacidade produtiva.

JAPANPARTS

A empresa especialista em veículos asiáticos foi à Equip Auto essencialmente para estabelecer novos contactos e receber os seus clientes. Levou uma amostra do seu vasto portfólio de produtos, nomeadamente da área mecânica, com destaque para filtros, pastilhas de travão, hidráulica, suspensão, amortecedores ou embraiagens. Mas esteve presente também com a linha elétrica.

KAVO PARTS

A Kavo Parts apresentou oficialmente a sua nova identidade corporativa durante a Equip Auto, em Paris. A cor azul tradicional mantém-se, mas agora com um aspeto mais leve e moderno. “O nosso novo logo reflete a velocidade de uma indústria onde operamos”, explicou André van Leeuwen, diretor-geral da empresa. “Os dois globos japonês e coreano na embalagem ilustram as bandeiras dos dois países. Isso liga-nos diretamente à nossa especialização em veículos asiáticos”, acrescenta o responsável. O fornecedor global de peças para veículos japoneses e coreanos estreou também um novo slogan: “More than just parts”. A ideia de muito mais do que peças centra-se nos serviços que a empresa disponibiliza aos seus clientes.

LIZARTE

A empresa espanhola foi a Paris mostrar a sua gama de produtos reconstruídos, com especial indecência nos produtos de direção e bombas de direção. A marca está ainda presente nas famílias de produto das esferas de suspensão, injeção diesel, compressores de ar condicionado, válvulas EGR e bombas de óleo. Ao todo são mais de 2000 referências disponíveis.

MEYLE

Em Paris a marca apresentou-se com uma gama de produtos abrangente centrada em viaturas de marcas francesas. Produtos, modelos e animações permitem vivenciar o processo de fabrico,desde o desenvolvimento até à montagem e uma box multimédia trans- mite conteúdos técnicos de forma interativa. O chamariz no stand da Meyle será uma viatura montada sobre uma plataforma elevatória, onde os visitantes poderão observar as peças Meyle e Meyle-HD já montadas. Do seu amplo portfólio de produtos, o fabricante trará como peças de exposição, entre outras, as seguintes: um eixo para o Peugeot 407, casquilhos para barras de direção e braços de suspensão para Peugeot e Citroën, barras de ligação e suspensões articuladas, kits de mudança de óleo, dis- cos e pastilhas Meyle Platinum bem como kits de reparação do eixo traseiro para viaturas de marcas francesas. A forma como são fabrica- das as peças tecnologicamente aperfeiçoadas da marca Meyle-HD será evidenciada com recurso a cabeças da barra de direção e barras de ligação: animações mostram todo o ciclo de desenvolvimento destas peças.

MTS

A MTS foi a Paris mostrar a sua especialização em filtros de partículas, um segmento em forte expansão e onde a empresa italiana se assume como “líder” em termos de tecnologia e de qualidade. Destaque ainda para o livro de qualidade da marca, em que compara diretamente a qualidade dos seus filtros de partículas com os da concorrência. A gama é composta também por catalisadores e silenciadores.

NGK

A NGK aproveitou o salão em Paris para mostrar as suas novidades nos sensores de temperaturas, mas alargou também a sua ofertas nas bobines de ignição. A marca apresentou ainda a sua aplicação MyNGK para smartphone se tablets que permite procurar e identificar as peças por veículo, além de disponibilizar informação técnica.

NTN-SNR

No stand da NTN-SNR as estrelas eram o PCS Hub Joint, um sistema inovador que liga o rola- mento e a transmissão, garantindo, por exemplo, a redução de consumo de combustível, a redução deposto dos componentes, maior conforto e fácil acesso à caixa de velocidades e à embraiagem, que garante uma poupança de tempo para as oficinas. A comercialização começa em 2018. Disponível está também a nova aplicação para smartphoneTechScaN ́R, que permite aos técnicos aceder de forma fácil e direta a informação técnica sobre os produtos. Basta colocar a referência da peça.

OLIPES

A marca espanhola de lubrificantes levou a Paris a sua vasta gama de massas e em especial os novos lubrificantes homologados para as últimas motorizações incorporadas no mercado sob a rigorosa regulação europeia de emissões EURO 6.

OPTIBELT

O destaque foi o prémio de inovação para a correia RBK SCC (Secured Change Control), com indicador de desgaste. Parece uma inovação simples, mas demorou vários anos até que estivesse pronta. O desgaste de uma correia é um problema para as oficinas, que com esta nova gama fica resolvido. O que a Optibelt procurou foi uma solução simples que não obrigue ao uso de nenhuma ferramenta ou truque para medir o desgaste. Por isso colocamos o indicador de desgaste dentro da correia. Quando surge o indicador vermelho é sinal de que está na hora de trocar a correia. Vai estar disponível no início do próximo ano na maioria dos mercados europeus.

PHILIPS

A Philips, que levou a sua marca Lumileds a França com novas referências nas lâmpadas do seu catálogo e uma nova gama de luz mais branca, a Xenon White Vision. Mas a grande novidade passa pelo sistema Lumidiag, numa parceria com a Capelec. Este novo equipamento faz o diagnóstico completo da iluminação de um carro, sejam lâmpadas de halogénio, xénon ou LED e avalia, por exemplo, se há o risco de encandeamento dos outros condutores. Finalizado o diagnóstico, que demora poucos minutos, é enviada a informação para a base de dados da empresa na Alemanha e também para a oficina e para o proprietário do carro, que recebe o relatório completo. O novo equipamento estará disponível a meio do próximo ano.

QUINTON HAZELL

Depois de um período atribulado em termos de organização e de ter mudado de mãos, a Quinton Hazell, uma marca com história no mercado, está agora nas mãos da britânica Tetrosyl, o que permite que esteja agora novamente numa fase de expansão e recuperação do mercado que acabou por perder. Além desta empresa britânica ter comprado os direitos intelectuais da Quinton Hazell, comprou também a subsidiária francesa da marca, transformando Lille como o polo de distribuição dos produtos da marca. Atualmente a QH tem cerca de 45 mil referências ativas nas principais famílias de produtos, como arrefecimento e refrigeração, chassis, filtros, gestão de motor, correias, travagem ou peças elétricas. Já os filtros são vendidos sob a marca TJ, uma marca muito conhecida no Reino Unido. Na parte de gestão de motor e parte elétrica os produtos são vendidos sob a marca Commercial Ignition (Ci), uma marca com 100 anos. Uma das novidades, também para o mercado português é a reintrodução da marca Moprod, agora direcionada para produtos budget, que disponibiliza apenas produtos de elevada rotação a um preço mais acessível, como correias de distribuição, bombas de água ou pastilhas de travão. A Tetrasil disponibiliza ainda lubrificantes da Car Lube e consumíveis para automóvel. A QH trabalha atualmente com dois distribuidores em Portugal, mas está em avançadas negociações para alargar a sua distribuição.

SCHAEFFLER

A Schaeffler repetiu o sucesso das demonstrações ao vivo mas recebeu também um prémio de inovação importante para o seu recém-desenvolvido módulo híbrido P2 de alta tensão, que está localizado entre o motor de combustão interna e transmissão, e que pode transmitir binários de combustão interna de até 800 Nm à transmissão.

SOGEFI

A Sogefi aproveitou o salão de Paris para anunciar mudanças profundas na sua estrutura e apresentar o novo responsável pelo aftermarket: Mauro Prodi. Desde 1 de outubro, uma nova estrutura organizativa “lean” agrupa todas as atividades do Grupo Sogefi em três unidades de negócio orientadas para o produto: Suspension Components, Air & Cooling e Filtration. Em qualquer uma destas unidades primeiro equipamento e aftermarket passarão a trabalhar em conjunto. Na divisão de filtros, pela qual a Sogefi é mais conhecida – com as suas marcas Purflux, Fram, CoopersFiamm, Tecnocar (em Itália) e Sogefi Pro (nos pesados) – passa a existir apenas a Filtration Business Unit e, de acordo com a explicação que Mauro Prodi deu à Revista PÓS-VENDA à margem da conferência de imprensa em Paris, “esta é uma medida que faz todo o sentido para o negócio, uma vez que as nossas fábricas produzem exatamente o mesmo produto, com a mesma qualidade, para o primeiro equipamento, OES ou aftermarket”.

TECWASH

A Tecwash, marca da portuguesa Valente & Lopes, esteve na Equip Auto a mostrar o seu portfólio de produtos na área das lavagens O mercado francês é um dos mais fortes da empresa no estrangeiro, numa clara e bem sucedida aposta na internacionalização.

VENEPORTE

A empresa portuguesa apresentou, pela primeira vez, a sua gama de filtros de partículas, que era o componente que lhe faltava para fechar o ciclo do sistema de escape. Os novos produtos estão disponíveis para o aftermarket.

WOLF OIL

A empresa belga de lubrificantes foi à Equip Auto mostrar sua estratégia de futuro, com um foco claro e dirigido aos mecânicos e aos profissionais do setor, ajudando as oficinas a aumentarem o seu volume de negócio. A marca decidiu ouvir as oficinas para poder dar resposta de forma mais rápida e direta às suas necessidades. Yves Decat não deixou de elogiar o trabalho feito em Portugal pelos seus distribuidores: a Fimag com a Champion e a Civiparts com a Wolf.
IMG_5880 IMG_5869

IMG_5860 IMG_5857

IMG_5811 IMG_5819

IMG_5820 IMG_5836

IMG_5848 IMG_5805

Mais informações em www.equipauto.com

 

Clique aqui para fazer o download do PDF do artigo. Partilhe-o com os seus contactos e clientes e aumente a sua visibilidade.

noticias-sitePV2

Mais artigos da Revista PÓS-VENDA n.º2 aqui.

Nº de visitas: 217 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo