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Etecno1 Série GX3000 a alternativa às velas de incandescência em cerâmica, para motores híbridos

29 Março, 2017

As velas de incandescência em cerâmica de 7v têm vindo a aparecer no mercado nos últimos 10 anos. A diferença principal é a tecnologia cerâmica que consiste numa barra piezoelétrica cerâmica, com resistência, fixa numa carcaça metálica. A Etecno1 lançou a GX3000, a alternativa às velas de incandescência em cerâmica.

Nestas velas não existem filamentos, a cerâmica possui o valor de resistência adequado para criar o calor necessário. Esta tecnologia inovadora é favorável do ponto de vista da temperatura operacional que atinge até 1300 ° C; Por outro lado a barra de cerâmica de ligação resulta ser bastante frágil ao choque no caso, por exemplo, de queda do produto.

Além disso, a deterioração das características eléctricas da barra cerâmica modifica a sua estrutura cristalina com a consequente fragilidade do elemento de aquecimento que, em caso de ruptura, causa danos notáveis ​​ao motor.

Outro ponto discutível desta tecnologia é o envolvimento de uma pequena parte da vela durante a fase incandescente.

Com um diâmetro de cerca de 3 mm e um comprimento de 10 mm apenas a ponta da barra de aquecimento, mostra uma temperatura elevada.

Isto é positivo para reduzir o consumo de energia e maximizar a temperatura onde necessário, mas o aquecimento no cilindro é o mesmo ou inferior a uma vela de incandescência padrão.

A tecnologia de cerâmica piezoelétrica requer um processo de produção totalmente diferente das velas de incandescência revestidas a metal, fiferente maquinaria e materiais empregues.

O principal produtor de velas de incandescência de cerâmica é japonês e os restantes fabricantes têm tentado alcançar os mesmos desempenhos comprando as barras cerâmicas ou usando a tecnologia revestida a metal

A Etecno 1 tem acompanhado esta última tendência. Graças à cooperação com General Motors Powertrain,e durante um investimento em R&D apoiado pela região italiana de Piemonte, desenvolveu uma tecnologia resistiva de alta temperatura para motores híbridos.

Esta tecnologia permite a produção de velas de incandescência 7V cujas performances são próximas às cerâmicas, mas com ligas de ferro, níquel, cromo e cobalto, evitando assim os problemas de fragilidade acima mencionados. A série GX3000 de velas de incandescência foi então concebida, com características térmicas e mecânicas muito equilibradas e podem substituir as velas de incandescência de cerâmica 7V para o mercado do Aftermarket.

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