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Gasin distribui gás para A/C R-1234 yf da Honeywell em Portugal

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Através da Carburos Metálicos de Espanha, a Gasin passa a distribuir em Portugal o gás para recarragamento do A/C automóvel da Honeywell, designado por Solstice yf.

A Honeywell, líder global na produção de gases refrigerantes, chegou a acordo com a Carburos Metálicos, companhia líder em Espanha no setor de gases industriais e medicinais, para a filial da multinacional Air Products ser o distribuidor preferencial do novo gás refrigerante Solstice yf no mercado espanhol. O mesmo acordo aplica-se ainda a Portugal sendo a Gasin, a filial portuguesa da Air Products, o distribuidor preferencial no território nacional.

O produto, também conhecido pelo seu nome genérico R-1234 yf foi desenvolvido para ajudar a indústria automóvel comunitária a cumprir os requisitos estabelecidos na Directiva Europeia (2006/40/CE) sobre sistemas móveis de ar condicionado (Mobile Air-contidioning Systems – MAC), cujo o objetivo é limitar a 150 o potencial de aquecimento global (PAG ou GWP -Global Warming Potential–) deste tipo de gases refrigerantes utilizados nos sistemas de ar condicionado dos veículos.

A regulamentação aplica-se, desde 2013, a todos os novos modelos de veículos e a partir de Janeiro de 2017, a norma será de aplicação obrigatória a todos os modelos de veículos de passageiros (não é aplicável a autocarros e veículos de carga) de modo a que os respetivos sistemas de ar condicionado sejam mais sustentáveis em termos ambientais.

Na sequência deste acordo, e desde o passado dia 1 de Agosto, a unidade fabril de Carburos Metálicos em La Pobla de Mafumet (Tarragona) está preparada para a distribuição deste tipo de gás refrigerante. A unidade irá fornecer o produto, inicialmente, em garrafas de 5, 10 e 50 kg, mas dispõe de condições para encher outros formatos de maior capacidade, como contentores de 1 tonelada.

“Mais de 10 milhões de veículos circulam hoje com o Solstice yf e estima-se que este número cresça até aos 18 milhões no final de 2016. A Carburos Metálicos e a Gasin são uma referência no setor dos gases refrigerantes em Portugal e em Espanha e contam com a gama mais ampla destes produtos de alto valor acrescentado, alta eficiência e reduzido potencial de aquecimento global (PAG). A combinação destes elementos permite que os utilizadores possam encontrar a melhor solução para as suas necessidades: uma fonte fiável, com experiência e com uma rede alargada de distribuição. Esta foi a chave para a Honeywell Fluorine Products decidir sobre o nosso parceiro preferencial para a distribuição no nosso novo gás refrigerante Solstice yf”, explica Julien Soulet, Director Geral da Honeywell Fluorine Products para a Europa, Médio Oriente, África e Índia (EMEAI).

“Contar com o refrigerante Solstice yf no nosso portfolio permite-nos complementar a nossa gama alargada de gases refrigerantes e proporcionar a melhor solução para todas as necessidades no mercado. Este produto, com um PAG inferior a 1, vai ajudar os nossos clientes a cumprirem os requisitos da nova legislação e a trabalharem com recurso a gases mais sustentáveis em termos ambientais, algo que faz parte dos valores fundamentais da nossa gestão empresarial.”, refere Francesco Maione, Director Geral da Carburos Metálicos e da Gasin.

Solstice yf, uma solução sustentável para a nova regulamentação

O Solstice yf pertence à nova familia de refrigerantes desenvolvidos pela Honeywell. É um HFO (hidrofluoroolefina), e cumpre as normas europeias como a Directiva MAC ou o regulamento F-Gas, bem como outras de carácter nacional em Portugal e Espanha e por isso é o substituto ideal para o R-134a (com um PAG de 1.430), o produto mais utilizado até agora pela indústria automóvel nos sistemas de ar condicionado.

Devido ao seu PAG inferior a 1 o Solstice yf é considerado respeitador do meio ambiente, contribui para a redução da pegada de carbono e é mais eficiente do que o CO2, especialmente a altas temperaturas ambientais. Os fabricantes automóveis europeus já utilizavam o Solstice yf para cumprir a legislação em todos os novos modelos e, a partir de 2017, a legislação irá estender-se a todos os modelos automóveis.

A diretiva MAC terá também um impacto no pós-venda desta indústria onde o Solstice yf passará também a ser utilizado, ainda que de forma mais gradual, já que todos os veículos existentes não terão de mudar de gás refrigerante e poderão continuar a utilizar o R-134a até final da sua vida útil.

Espera-se que o R-134a continue no setor MAC pelo menos até ao ano 2030.

 

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