Revista Pós-Venda
NotíciasPneusTecnologiaGoodyear revela Eagle-360, o pneu do futuro
Goodyear Eagle 360

Goodyear revela Eagle-360, o pneu do futuro

por

Pneu conceptual único e de forma esférica promove ao máximo a capacidade de manobra, segurança e conectividade para os veículos autónomos do futuro, segundo a visão da Goodyear.

A Goodyear desvendou o seu mais recente pneu conceptual, o Eagle-360, no Motor Show Internacional de Genebra. Impresso em 3-D, o pneu esférico destaca a visão da Goodyear para o futuro e apresenta uma solução inspiradora para os próximo anos em que se espera que a condução autónoma esteja mais generalizada.

“A redução sustentada da interação e intervenção do condutor nos veículos de condução automática significa que os pneus vão desempenhar um papel cada vez mais importante como elo de ligação principal à estrada,” afirmou Joseph Zekoski, Vice-presidente sénior e Diretor Técnico da Goodyear. “Os pneus conceptuais da Goodyear desempenham uma função dual no futuro como plataformas criativas para alargar as fronteiras do pensamento convencional e como bancos de ensaios para as tecnologias de nova geração.”

FORMA ESFÉRICA

A forma exclusiva do Goodyear Eagle-360 vai contribuir para a segurança e a capacidade de manobra correspondendo às exigências de uma mobilidade autónoma. A forma esférica do pneu é crucial para obter máxima capacidade de manobra. Os pneus de orientação múltipla movimentam-se em todas as direções, aumentando a segurança dos passageiros e resolvendo as limitações de espaço. A tecnologia ativa permite que o pneu se movimente conforme as necessidades para diminuir a derrapagem resultante de perigos potenciais, como “gelo negro” ou obstáculos inesperados, contribuindo assim para manter uma trajetória segura.

Além disto, a forma esférica do Goodyear Eagle-360 proporciona um percurso suave ao criar um movimento lateral fluido que ajuda o carro a ultrapassar um obstáculo sem alterar a direção de condução.

Finalmente, dado que o pneu permite fazer viragens de 360 graus, pode ajudar a resolver eventuais restrições de estacionamento no futuro, dado que os carros equipados com pneus esféricos necessitam de menos espaço para entrar nos lugares de estacionamento. Assumindo que as áreas públicas de estacionamento desempenham as mesmas funções, esta característica pode aumentar muito a capacidade das mesmas sem aumentar o espaço.

A ligação do pneu conceptual Goodyear Eagle-360 com a carroçaria do carro faz-se por levitação magnética. O pneu está suspenso do carro por campos magnéticos, à semelhança dos comboios de levitação magnética, oferecendo mais conforto ao passageiro e menos ruído.

A Goodyear desenvolveu outra característica para otimizar as condições de condução em veículos autónomos, a conectividade, concretizada em três aspetos. Primeiro, os sensores no pneu conceptual Eagle-360 registam as condições da estrada, incluindo superfície rodoviária e meteorologia, e transmitem estas informações ao veículo e a outros carros para melhorar a segurança. Em segundo lugar, beneficiando da tecnologia da Goodyear de desgaste do piso e monitorização da pressão, os sensores no Eagle-360 registam e regulam o desgaste do pneu para aumentar a quilometragem. Finalmente, como o piso é produzido numa impressora 3-D, torna-se possível personalizar o pneu com base na região onde o condutor vive.

Mais informações em www.goodyear.pt



Nº de visitas: 176 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo