Revista Pós-Venda
NotíciasPrimeiro EquipamentoGrupo PSA negoceia compra da Opel
Opel + PSA

Grupo PSA negoceia compra da Opel

por

A Opel pode passar para as mãos do Grupo PSA, que se tornaria no segundo maior grupo automóvel na Europa. As negociações foram confirmadas por ambos os grupos e podem chegar a bom porto dentro de poucos dias.

O Grupo PSA e a General Motors confirmaram hoje estar em negociações para que o grupo francês adquira a Opel, “libertando” a GM da Europa. O objetivo é aumentar a rentabilidade e eficácia operacional de ambas as empresas, ganhando escala. A GM explicou, em comunicado, que “a aliança que já existe há vários anos na Europa com a PSA gerou sinergiais substanciais para ambas as empresas. Como consequência, a GM e a PSA estudam regularmente novas possibilidades de expansão da aliança e de cooperação”. A PSA fez um comunicado semelhante.

“Desde 2012 que a General Motors e o Grupo PSA têm implementado uma Aliança, abrangendo, até à data, 3 projetos na Europa e gerando sinergias substanciais para ambos os grupos. Neste contexto, a General Motors e o Grupo PSA examinam regularmente possibilidades adicionais de expansão e de cooperação. O Grupo PSA confirma que, em conjunto com a General Motors, está a explorar inúmeras iniciativas estratégicas que visam melhorar a sua rentabilidade e eficiência operacional, incluindo uma possível aquisição da Opel.”

Tanto a PSA como a General Motors sublinham que “neste momento não existe qualquer garantia de que um acordo será alcançado.”

A acontecer, a integração da Opel no Grupo PSA permite que o grupo francês atinja uma quota de cerca de 16% na Europa, ultrapassando a Renault para se tornar o segundo maior grupo depois do Grupo Volkswagen. Juntas, PSA e Opel ficariam com uma quota de mercado de 16,3% na Europa, contra os 24,1% da Volkswagen, de acordo com dados do Automotive News.

A PSA está a considerar esta aquisição para aumentar a sua escala, ter acesso à engenharia da Opel, à tecnologia dos carros elétricos e garantir economias de escala junto dos fornecedores, diminuindo os custos de produção. Para a GM, isso significaria uma saída “limpa” da Europa, especialmente depois da decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia, o que pesou sobre os lucros da Opel/Vauxhall.

A decisão da compra, acrescenta uma fonte da Reuters, deverá ser anunciado dentro de poucos dias.

 

Nº de visitas: 376 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo