Revista Pós-Venda
NotíciasPneusNEX Tyres: Um grossista de peso chega ao mercado
nex tyres

NEX Tyres: Um grossista de peso chega ao mercado

por

A NEX Tyres nasceu em Espanha, através da fusão das atividades de distribuição grossista de pneus dinamizadas pela Euromaster e Rodi Motor Services. Este mês passou a operar também em Portugal.

{ TEXTO PAULO HOMEM }

[Leia este artigo até ao fim e descarregue o PDF]

Tendo iniciado a atividade em janeiro de 2015 em Espanha, a NEX não de- morou um ano a chegar a Portugal, como estava planeado inicialmente. Com um percurso de vários anos ligado ao setor dos pneus, Aldo Machado, Country Manager para Portugal da NEX Tyres, falou com a Revista PÓS-VENDA sobre a entrada no nosso país deste importante grossista.

aldo-machadoQual a razão que levou a NEX a entrar em Portugal?
A NEX pretende ser um dos principais players de distribuição grossista de pneus na Península Ibérica e, nesse âmbito e numa abordagem de proximidade e parceria com os clientes, não seria possível prestar um serviço de qualidade se não existisse uma base no nosso país. Estes são os dois principais motivos que levaram à constituição da filial portuguesa da NEX.

Qual é a estratégia para o mercado português?
A estratégia passa pelo desenvolvimento de um trabalho de fundo com as marcas comercializadas, com especial destaque para as detidas em regime de exclusividade. O nosso valor acrescentado será o nível de serviço prestado, tanto por disponibilidade de produto como pelo nível de fiabilidade e serviço com duas plataformas em Portugal (complementadas pelo acesso à plataforma de Madrid). O profissionalismo da nossa equipa e a sua experiência serão fundamentais para a confiança que pretendemos obter por parte dos nossos clientes e, com toda a certeza, tornar-se-ão num fator importantíssimo no desenvolvimento do nosso negócio, em comum com uma distribuição logística inovadora e com um portal B2B atrativo e de alto índice tecnológico.

O foco da NEX serão apenas as casas de pneus?
Não escondemos que serão o maior alicerce da nossa estratégia, assegurando-se desde já a nossa total ausência do retalho. Pretendemos que os especialistas em pneus sejam o motor principal da nossa estratégia, onde pretendemos ser um verdadeiro parceiro do seu negócio, aportando soluções e valor na sua atividade.

Sendo um grossista que tem como sócio a Euromaster (Michelin), de que forma poderá condicionar a estratégia para o mercado português? Será um grossista independente?
Sem sombra de dúvidas. A NEX é um distribuidor multimarca e multisegmento, que conta no seu portfolio com todas as marcas premium bem como importantes exclusividades em marcas de origem europeia e asiática. Se a comercialização de diversos produtos do grupo está desde já assegurada (queremos tornar-nos numa referência do mercado neste sentido), um distribuidor que pretende tornar-se num player importante do mercado nunca poderá descurar a comercialização das restantes marcas premium, as quais estão disponíveis desde o primeiro dia da nossa atividade em Portugal.

Quais são as marcas de pneus que irá trabalhar?
Para além de todas as marcas presentes no segmento premium (Michelin, Pirelli, Continental, Goodyear, Dunlop e Bridgestone), estaremos presentes no segmento quality com a Kléber e BF Goodrich (esta apenas na gama 4×4) e no segmento budget com Taurus e Blacklion (estas em regime de exclusividade), isto no que se refere à oferta em pneus de turismo, comerciais e 4×4/SUV. Já na oferta de pneus para pesados, comercializaremos Michelin, Riken (exclusiva) e Blacklion, numa oferta também global em todos os segmentos.

Qual a estratégia de preço?
Apesar de, como qualquer multinacional presente no nosso país (neste ou noutros setores), termos que garantir a sustentabilidade do nosso negócio e aportar mais-valias para o grupo com a aposta em Portugal, estamos em condições de garantir que pretendemos que os nossos preços sejam altamente competitivos em toda a oferta.

Qual é estrutura de recursos humanos nesta fase de arranque?
A NEX disponibilizará aos seus clientes portugueses uma equipa comercial de reconhecido profissionalismo composta por 3 pessoas com grande experiência na distribuição, um call center dedicado em exclusivo ao nosso mercado onde estaremos presentes em Lisboa e Porto.

Qual a dimensão dos vossos armazéns?
As duas plataformas logísticas terão uma área disponível de cerca de 2500m2 em Lisboa e 800m2 no Porto, podendo a mesma variar de acordo com as necessidades do mercado e eventual incremento do stock e oferta da NEX em Portugal.

Como vai funcionar a logística da NEX?
A NEX, através das duas plataformas nacionais, será o primeiro operador a efetuar entregas quatro vezes por dia na Grande Lisboa e Grande Porto, estando o restante território continental (com exceção da Beira Interior e Alentejo e de alguns pontos mais distantes das restantes capitais de distrito que serão entregues em 24h) coberto por duas entregas diárias. O arquipélago da Madeira usufruirá de duas entregas semanais e as principais ilhas dos Açores terão uma entrega semanal. O stock localizado no armazém de Madrid e que estará disponível online para os nossos clientes nos casos em que não exista stock em Portugal, será entregue no dia seguinte em território nacional, mantendo-se os timings de entrega nos arquipélagos.

Qual o stock inicial?
Os clientes da NEX Portugal terão à sua disposição uma oferta global de entre 80 e 90.000 unidades distribuídas pelas três plataformas disponibilizadas (Lisboa, Porto e Madrid).

Já disponibilizam um site para venda de pneus online para os vosso clientes retalhistas?
A partir do nosso arranque, o nosso portal (www.nextyres.pt) apresenta uma plataforma B2B que pretendemos que seja uma das referências do mercado no que toca à sua inovação e simplicidade.

Que outras ferramentas disponibilizam aos vossos clientes e potenciais clientes?
Gostaria de referir a ferramenta “pessoas”. A nossa presença será de elevada proximidade e onde os nossos comerciais terão um papel fulcral no apoio aos nossos clientes, sendo complementado por um call center dedicado, por uma ferramenta CRM de elevado valor acrescentado e por todos os serviços disponibilizados pelo grupo NEX em Espanha.
nex
CONTACTOS

NEX TYRES
Country Manager Portugal: Aldo Machado
219 540 500
geral@nextyres.pt
www.nextyres.pt

 

 

 

 

 

Clique aqui para fazer o download do PDF do artigo. Partilhe-o com os seus contactos e clientes e aumente a sua visibilidade.

noticias-sitePV2

Mais artigos da Revista PÓS-VENDA n.º2 aqui.

Nº de visitas: 379 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo