Ver todas

Back

O nitrogénio revoluciona a pintura

Esta nova solução, NITROtherm Spray, tem provas dadas na indústria e resolve as desvantagens que existem no ar comprimido. Já tem distribuidor em Portugal.

O NITROtherm Spray é um novo produto que chega para acabar com as desvantagens do ar comprimido usado na pintura. Usa o nitrogénio molecular N2, que é um gás incolor, inodoro, insípido e inerte. O investimento inicial é rapidamente compensado em valor, mas sobretudo na qualidade final do trabalho, como confirma a oficina J.A. Pontes, da rede Idêntica, onde foi instalada a primeira máquina em Portugal.

O NITROtherm Spray tem uma unidade que se coloca junto à estufa e que usa azoto na pulverização de qualquer produto usado na pintura de um automóvel. Esta nova solução é comercializada e patenteada pela empresa Eurosider. Chega a Portugal, através da Fronti, empresa que tem o exclusivo da distribuição do NITROtherm Spray e que conta com a colaboração da Rodribench na comercialização. Com o uso de nitrogénio aquecido, o utilizador tem o controlo total da espessura da superfície pintada e portanto, de toda a aplicação. As vantagens passam pelo acabamento de alta qualidade; poupança no consumo de materiais (primários, tintas e vernizes, com uma economia de 25% no mínimo); redução dos custos de trabalho (economia de 30% no mínimo); evita polimentos nas retificações de pintura para remover resíduos nas peças recém; reduz custos de manutenção; poupa no custo da energia na secagem dos materiais aquosos. Funciona com todos os equipamentos já existentes na oficina e com todo o tipo de pistolas e com todo o tipo de produtos (bases, primários, vernizes e tintas). Em termos de manutenção, é muito simples e se a unidade funcionar 8 horas por dia, os cartuchos do filtro devem ser substituídos em cada 3 meses ou 1500 horas de trabalho (filtros coalescentes); anualmente, independentemente das horas de funcionamento (filtros de carvão ativado).

 

Porquê usar NITROTHERM para pintar?

‐ nitrogénio é anidro (não contém água na composição) e não apresenta impurezas (pó, óleo, fumos, contaminantes químicos);
‐ azoto é um gás inerte e estável;
‐ permite um leque de pulverização mais definido e preciso;
‐ as moléculas são mais rápidas = menor pressão de trabalho, resulta em:
• menor excesso de pulverização;
• aumento da eficiência de transferência sobre a superfície;
• melhores condições do ambiente de trabalho e uma reduzida manutenção dos filtros, por haver menor contaminação nestes e nas áreas da cabina.

‐ Azoto aquecido usando tubo Nitrotherm:
• produto com menor viscosidade;
• redução do uso de solventes = nenhum efeito casca de laranja e sem micro bolhas de ar;
• redução dos componentes orgânicos voláteis (COV);
• melhor aplicação e eficiência de transferência;
• melhor cobertura e aplicação do produto menos agressiva;
• grande rapidez na secagem dos materiais de base aquosa.

 

CONTACTOS

NITROTHERM SPRAY (EUROSIDER)
Distribuidor em Portugal: Fronti
Responsável: Artur Lousa
214 537 684
alousa@netfronti.com
www.netfronti.com

 

cabeca_facebookPV6

Mais artigos da Revista PÓS-VENDA n.º6 aqui.

PALAVRAS-CHAVE