Revista Pós-Venda
FormaçãoNotíciasNovo laboratório de mobilidade no IPS em Setúbal
ips

Novo laboratório de mobilidade no IPS em Setúbal

por

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) reforça o investimento na investigação e ensino na área da indústria automóvel com a inauguração do novo Laboratório de Mobilidade.

Mais de 100 pessoas, da comunidade académica e ligadas ao setor automóvel, estiveram presentes no IPS, ontem [dia 20 de outubro], para conhecer este espaço e realizar test-drive em veículos elétricos e/ou híbridos da Audi, BMW, Volkswagen, Toyota, Lexus e Nissan.

O laboratório surge também no âmbito da pós-graduação em Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos, lecionada pela primeira vez em 2014, numa parceria entre a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS (ESTSetúbal/IPS), a Volkswagen AutoEuropa e o CEIIA (Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel).

Na sessão de inauguração, o Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, Presidente do IPS, sublinhou a pertinência deste novo espaço de investigação “para desenvolver projetos conjuntos e encontrar soluções inovadoras ao nível da mobilidade suave”, sem esquecer que o laboratório deve “servir os interesses pedagógicos dos alunos, aproveitar a investigação dos docentes e outras entidades e ser aproveitado pelas empresas que estão no mercado”. O Presidente do IPS frisou, ainda, que “a colaboração entre as empresas e os laboratórios torna-se crucial para aumentar a qualificação dos recursos humanos que formamos e quer também a competitividade das empresas que podem prestar melhores serviços e desenvolver projetos em parceria”.

Para além do laboratório, de acordo com o Prof. Doutor Nuno Pereira, Diretor da ESTSetúbal/IPS, a escola disponibiliza na área da mobilidade sustentável “um conjunto de formações como o TESP em Veículos Elétricos (novos cursos de curta duração), a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores que tem esta vertente e uma pós-graduação”, revelando que existe a possibilidade de desenvolver também um mestrado “criando-se assim uma fileira emergente, dando resposta à procura do mercado”.

No balanço sobre a primeira edição da pós-graduação em Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos, o coordenador do curso, Prof. Doutor José Maia, explicou que esta formação “incide sobre os motores elétricos, as baterias, a parte eletrónica da gestão das baterias, os postos de carregamento, as interferências com a rede elétrica”. Na próxima edição do curso o coordenador diz que espera “reforçar os contactos com o exterior e responder à procura que tem surgido por parte das empresas, na ótica de novas oportunidades de emprego”.

Mais informações em www.ips.pt

Foto GI.COM – IPS

Nº de visitas: 111 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo