Revista Pós-Venda
LubrificantesNotíciasOleoblitz chega a Portugal
Sonicel traz Oleoblitz para Portugal

Oleoblitz chega a Portugal

por

A Sonicel levou um grupo de retalhistas de peças à fábrica da Petronas a Itália para dar a conhecer a nova marca de lubrificantes com que irá trabalhar no mercado português, a Oleoblitz.

{ TEXTO PAULO HOMEM }

[Leia este artigo até ao fim e descarregue o PDF]

Depois de vários anos a trabalhar a marca Sunoco no mercado português, a Sonicel, fruto de uma decisão interna da Petronas (que deixou de investir na Sunoco, já que não era uma marca sua), levou o grossista português a encontrar outra solução. Depois de uma fase de estudo, a Sonicel optou pela marca Oleoblitz, que pertence ao universo da Petronas, já que este gigante mundial “deu-nos as garantias de desenvolvimento de uma estratégia europeia para esta marca de lubrificantes e, portanto, um projeto de futuro para Portugal”, revela Filipe Ferreira, administrador da Sonicel.

OLEOBLITZ

A Oleoblitz não é propriamente uma nova marca. De origem italiana, existe desde 1882 (tem 133 anos). Em meados da década passada teve uma forte ligação ao desporto motorizado, mas atualmente integra o portfólio de marcas da Petronas, sendo que o enchimento é feito nas unidades industriais desta petrolífera onde, aliás, a marca da Malásia faz o enchimento de muitas outras marcas de lubrificante que produz, quer para o aftermarket, quer para o primeiro enchimento.

Nesta fase de lançamento da marca em Portugal (diversos retalhistas já revenderam esta marca no passado), existe ainda a coincidência de os lubrificantes estarem a ser comercializados com uma nova embalagem patenteada (molde Petronas, estando as embalagens identificadas como tal), nos formatos de 1, 4 e 5 litros. Mais robustas e de menor peso, as novas embalagens Oleoblitz encaixam no novo sis- tema Petronas Wave, isto é, permite que estas embalagens sejam utilizadas nas mesmas fábricas da Petronas onde se faz o enchimento de outras marcas, com grandes economias de escala ao nível do próprio enchimento, da rotulagem e do embalamento.

Com a nova embalagem nasceu também uma nova identidade, através de novos rótulos que permitem uma melhor identificação do produto, das suas especificações, aplicações e tecnologia aplicada.

GAMA ABRANGENTE

oleoblitz1 A gama de produtos Oleoblitz foi também reestruturada e é muito abrangente. Existem os lubrificantes para ligeiros, com as designações Pulsar F (100% sintético), Pulsar S (semi-sintético) e Pulsar M (mineral), os lubrificantes para veículos pesados Hercules (100% Sintético / Semi-Sintético e Mineral) e ERA (monograduados), e ainda os lubrifican- tes para motos, máquinas agrícolas, transmissões e diferenciais, sem esquecer ainda os anticongelantes e os fluídos de travões. “Nos lubrificantes para veículos ligeiros, com a Oleoblitz conseguimos cumprir cerca de 98% das necessidades do nosso parque automóvel”, revela Manuel da Fonseca, gestor da Sonicel, explicando que “na linha principal de produto, a Pulsar F, conseguimos disponibilizar os C1, C2, C3 e C4, que abrage toda a tecnologia Low Saps. Refira-se que as bases dos óleos da Oleoblitz são do grupo III e IV, isto é, estamos a falar de bases que elevam a qualidade do nosso produto”. Diga-se também que a gama do novo Oleoblitz reduziu drasticamente a complexidade da antiga gama Sunoco e Oleoblitz, “permitindo uma grande economia de custos e melhores ofertas para os nossos clientes”, explica Manuel da Fonseca, dizendo ainda que “a nova Oleoblitz, em comparação com a antiga, abrange mais requisitos técnicos com menos produtos e com uma oferta mais fácil e inteligente”.

O início de comercialização do Oleoblitz decorre durante este mês de novembro, com uma gama de produto muito vasta, com a promessa da Petronas que “a abertura de novos códigos de produto é feita de um modo muito rápido, pelo que poderemos ter sempre um lubrificante que corresponda às necessidades do mercado a qualquer momento”, refere Manuel da Fonseca.

Para suporte da atividade dos retalhistas existe um catálogo de produtos muito completo, todo em português, como também está disponível um website (www.oleoblitz.com) igualmente em português, com conselhos de uso, características, dados técnicos e links para descarregar folha de dados, folha técnica e folha de segurança (sempre em português). Neste website poderá ainda ser feita a pesquisa por veículo, tendo os clientes da Sonicel “acesso a toda a informação para melhor aconselhar o cliente”, conclui Manuel da Fonseca.

UMA FÁBRICA, UM MUNDO

Nesta viagem a Itália houve a opor- tunidade de visitar a fábrica da Pe- tronas em Villastellone (Turim), que é apenas uma das quatro que a empresa da Malásia tem na Europa – as outras são em Itália (Nápoles), Bélgica (Hemiksem) e Espanha (Barcelona).

Com 100.000 m2 de área, esta fábrica tem uma capacidade de produção de 80.000 toneladas / ano (200.000 na totalidade das quatro fábricas), sendo feito o enchimento para diversas marcas de automóveis, máquinas e tratores, como para diversas marcas de lubrificantes.

Nesta impressionante fábrica, para além da produção de lubrificantes e de combustível (aqui é feito o lubrificante usado na Fórmula 1 pela Mercedes), existe ainda um gigantesco armazém multimarca, bem como um laboratório com capacidades de teste de nove motores.

Refira-se ainda que a Petronas irá fazer um investimento de 50 milhões de dólares num centro tecnológico (combustível e lubrificantes) muito avançado de I&D, que ocupará um espaço contíguo às instalações desta fábrica de Turim.

 

Clique aqui para fazer o download do PDF do artigo. Partilhe-o com os seus contactos e clientes e aumente a sua visibilidade.
noticias-sitePV2
Mais artigos da Revista PÓS-VENDA n.º2 aqui.

 

Nº de visitas: 350 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo