Revista Pós-Venda
NotíciasPeçasSoftwarePartslink24: O portal das peças de origem
partslink24

Partslink24: O portal das peças de origem

por

A plataforma partslink24 foi desenvolvida há 10 anos pela LexCom, uma empresa alemã que tem já 50 anos de mercado. Trata-se de um portal que junta o pós-venda dos vários fabricantes de automóveis. Os clientes deste portal são as oficinas independentes que podem, assim, ter acesso a catálogos, preços e encomendas facilitadas das peças de origem. O portal não tem qualquer oferta de peças de aftermarket e é disponibilizado pelos concessionários de cada marca. O partslink24 serve de intermediário e de agregador entre ambos os lados da relação comercial.

{ TEXTO CLÁUDIO DELICADO }

[Leia este artigo até ao fim e descarregue o PDF]

Existem vários níveis de informação no partslink24, que são decididos pelas marcas. Podem ter apenas os catálogos disponíveis, contando atualmente com 31 marcas e mais de 8 milhões de peças originais, mas podem ter também o serviço de encomendas, com informação de stocks em tempo real, e ainda acrescentar o serviço de comunicação, com gestão profissional de clientes e estatísticas do volume de encomendas. Neste momento, está disponível em 25 idiomas, incluindo o português.

Atualmente são já 11 marcas que disponibilizam informação sobre preços e concessionários autorizados em Portugal. Para estas marcas qualquer oficina pode comprar as peças originais, através do partslink24. Novas marcas vão aderir em breve. Irene Karchow esteve recentemente em Portugal para reuniões com diversas marcas para que estas adiram ao portal. O objetivo, naturalmente, é trazer para o portal todas as marcas, não só de ligeiros como também de pesados. “O interesse das marcas em Portugal tem sido grande e desde Abril de 2014 o crescimento tem sido enorme”. Além de oficinas, o portal também pode ser útil para gestoras de frotas e departamentos de manutenção de empresas maiores ou públicas.

PROCESSO SIMPLES

Irene-KarchowO processo é muito simples: “A oficina independente compra uma peça e depois esse pedido é enviado para o concessionário da marca escolhido pela oficina”, explica Irene Karchow, responsável do partslink24 para o mercado português. Depois a logística de entrega da peça é definida pela marca e pode ser diretamente ao balcão ou enviada para a oficina. Existem já marcas que têm o seu próprio portal de encomendas, mas Irene Karchow explica que o partslink24 pode funcionar como único portal, mas também como complemento a outros. A grande vantagem é que as oficinas independentes, aqui, acedem a um maior número de marcas no mesmo portal. Inclusive, os concessionários que vendem as peças podem incluir descontos e promoções para cada cliente em cima do PVP anunciado. Além disso, é possível associar também os programas de fidelização das marcas ao portal.

“As grandes vantagens para as oficinas independentes passam por ter no mesmo portal vá- rias marcas, disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana, com uma grande facilidade de utilização e de identificação de peças através do número de chassis do veículo o que poupa tempo e evita erros, ao mesmo tempo que a informação no portal está sempre atualizada”, explica Irene Karchow. Para utilizar o portal não é necessária qualquer instalação, uma vez que funciona com base web, sendo necessária apenas uma ligação à internet e um login.

A oficina e o concessionário podem ainda trocar mensagens via portal e sempre que há uma problema com um erro de encomenda ou uma devolução ou garantia, isso é tratado diretamente entre oficina e concessionário da marca.
NÚMERO

20€

PREÇO DA MENSALIDADE DA LICENÇA PARA ACEDER AO PORTAL. HÁ LICENÇAS APENAS PARA UM DIA, APESAR DA SUA UTILIZAÇÃO SER MARGINAL.
P--4
MARCAS ADERENTES EM PORTUGAL

– Volkswagen
– Audi
– Skoda (estas 3 marcas através da SIVA)
– Mitsubishi
– Ford
– Opel
– MAN
– Nissan
– BMW
– MINI
– Kia
CONTACTOS

PARTSLINK24 – LEXCOM
contact@partslink24.com
www.partslink24.com

__________________

 

Clique aqui para fazer o download do PDF do artigo. Partilhe-o com os seus contactos e clientes e aumente a sua visibilidade.
PV4_site
Mais artigos da Revista PÓS-VENDA n.º4 aqui.

Nº de visitas: 659 ~ Visto Hoje: 3

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo