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Pirelli apresenta Cinturato Winter

3 Outubro, 2016

A Pirelli ampliou a gama da família Cinturato com o lançamento do Cinturato Winter destinado ao mercado de reposição e foi pensado para os veículos médios com elevada quilometragem, habitual nos profissionais do volante.

Graças ao inovador design da banda de rodagem, o novo Pirelli Winter reduz consideravelmente o ruído, tanto interno como externo, posicionando-se como candidato preferido para os veículos híbridos e elétricos, nos quais o silêncio no habitáculo é um ponto a favor.

A geometria especialmente sofisticada da banda de rodagem do pneu ajuda ao seu propósito, além de acumular a neve e de a transportar para o interior da banda, garantindo a máxima estabilidade e tração na travagem.

O novo Cinturato Winter garante a máxima segurança em todo o tipo de condições, com um prazer de condução e de conforto igual aos que oferece um pneu de verão.

A denominação “Cinturato” relaciona-se com as mais importantes inovações tecnológicas, não só da Pirelli, como também da indústria de pneus: do pneu radial aos de baixo perfil, são mais de 50 anos de soluções de vanguarda que transformaram esta marca, tornando-a numa das preferidas das fábricas de automóveis, como demonstrou o recorde de homologações obtidas no decurso dos anos.

A patente do Cinturato Pirelli – reconhecida em todos os países do mundo – foi desenvolvida nos anos 50 como resposta ao prazer de condução da nova geração de automóveis rápidos, surgidos na época. Pela primeira vez foi possível cumprir com os requisitos de segurança sem deixar de ser um pneu económico para correr. Como resultado, os automobilistas em geral puderam beneficiar das características que, até então, apenas eram acessíveis aos veículos desportivos de alto rendimento.

A construção radial inteiramente têxtil da estrutura e a aplicação de uma cintura longitudinal por baixo da banda de rodagem fez com que o Cinturato Pirelli se tornasse num ponto de referência na indústria de pneus: integridade da estrutura inclusive a velocidades elevadas, curvas seguras e controladas, aderência perfeita na travagem, longa vida do pneu e redução do consumo de combustível são os conceitos originais do primeiro Cinturato e que, com as oportunas modificações e atualizações tecnológicas, ainda caracterizam atualmente os pneus mais modernos e com melhores prestações.

Segurança e rendimento são, de facto, as duas pedras angulares do novo Cinturato Winter, que foram testadas nas condições mais extremas dos glaciares da Islândia (embora, obviamente, este produto seja desenhado para um uso em circunstâncias menos “dramáticas”, como as que se encontram nas estradas e nas auto-estradas da Europa Central). Nas estradas cobertas de neve e deslizantes, o novo Pirelli Winter demonstrou as muitas características tecnológicas que o compõem.

O pneu que lhe fala

Como prova de que a segurança é o principal motivo que marcou o desenvolvimento deste novo produto, no design da banda de rodagem deste Cinturato Winter é possível ler “Now Snow”; quando a banda de rodagem se desgasta e se compromete as prestações do pneu, o primeiro “w” desaparece, passando a ler-se “No Snow”. O novo pneu de temporada Pirelli é o primeiro pneu de inverno que “fala” com os condutores, indicando o nível de desgaste em que começa a ser perigoso conduzir sobre neve.

Tecnologia “Multiactive 4D Sipe”: lâminas orientadas para garantir distâncias de travagem reduzidas em todo o tipo de condições

Inovador por design da banda de rodagem e pela estrutura, o Cinturato Winter foi concebido para oferecer segurança e fiabilidade em todas as duras condições características da estação invernal. Em detalhe, os engenheiros da Pirelli trabalharam para reduzir o espaço de travagem: objetivo alcançado graças à utilização da tecnologia “Multiactive 4D Sipe”. Trata-se de lâminas direcionais cujo design varia segundo as necessidades de condução. As lâminas estão, pois, orientadas numa única direção de modo a maximizar os efeitos de tração e de travagem.

Em caso de travagem sobre neve, por exemplo, as lâminas endurecem, compactando a banda de rodagem e permitindo ao veículo parar numa distância inferior. Mas quando o carro procura ganhar tração, as lâminas abrem-se para capturar mais neve e encontrar a aderência necessária.

Uma história diferente acontece em superfícies húmidas, onde o movimento das lâminas aquece a mistura da banda de rodagem, aumentando a aderência.

A tração é também superior graças a um aumento de densidade das lâminas. Se todas forem colocadas em sequência, formarão uma linha de 40 metros de comprimento (o mesmo que quatro autocarros). Isto representa um aumento de mais de 50% em comparação com o pneu de referência.

“Water Escape Accelerator”: design revolucionário da banda de rodagem para prevenir os efeitos de aquaplaning

O novo Cinturato Winter apresenta um design da banda de rodagem original: a particular disposição dos blocos anteriores e a sua “seta” inclinada faz com que a água flua mais rapidamente entre as ranhuras, que funcionam como canais longitudinais, e, em suma, evacua a água para fora da zona de contacto, prevenindo a possibilidade de aquaplaning.

E não foi apenas nisso que os engenheiros da Pirelli trabalharam, como também o fizeram na geometria dos canais inclinados, aproximando-os da banda de rodagem central para conseguir que a água drene tão rapidamente quanto seja possível e ampliando-os para chegá-los ao ombro com o propósito de expulsar a maior quantidade de água possível. Este design particular da banda de rodagem tem, como consequência, a redução ao mínimo da possibilidade de aquaplaning.

Manobrabilidade e conforto: máximo rendimento para o Cinturato Winter

O rendimento, assim como a segurança, é outro dos pilares da investigação da Pirelli, que cresceu exponencialmente desde os primeiros Cinturato, nos anos 50. E este é outro dos pontos sobre o qual se elaborou o novo Cinturato. Em concreto, neste caso, o rendimento é verificado pela melhoria da condução do carro e pela busca da máxima comodidade. Estes dois objetivos foram cumpridos e isto também ajuda a que a superfície de contacto seja mais flexível – especialmente na zona do ombro –, graças à soma das ranhuras longitudinais que funcionam como cremalheiras. Estas ranhuras permitem que o pneu amplie a área de contacto com o asfalto e se adapte às exigências das superfícies: geladas ou com neve. O aumento da flexibilidade também significa que há uma melhor distribuição da força dentro da zona de contacto, o que ajuda a expandir a vida do pneu. De facto, a quilometragem foi ampliada em 10%.

O pneu de inverno que reduz o ruído

É sabido por todos que os pneus de inverno são mais ruidosos do que os de verão devido às numerosas lâminas e ranhuras que compõem a banda de rodagem para gerar maior aderência. Mas com o novo Cinturato, os investigadores da Pirelli conseguiram desenvolver um produto invernal com um nível de ruído mais próximo de um pneu de verão, mantendo inalteráveis as propriedades e os elementos que garantem a segurança.

Os engenheiros da marca italiana conseguiram reduzir sensivelmente o ruído que se produz no interior do veículo, e também o exterior ao ordenar de uma forma inovadora a sequência de sulcos (a área entre duas ranhuras). A partir da observação de que o uso de um só tipo de sulco faz um ruído emitido numa única frequência, semelhante ao de um apito, os técnicos da Pirelli introduziram, para o Cinturato Winter, sulcos de três dimensões diferentes. Desta forma foi possível distribuir o som através de múltiplas frequências e com o resultado final de limitá-lo consideravelmente, passando dos 70 dB do pneu de referência para os 55 dB do Cinturato Winter (medida 195/65R15).

O pneu de inverno para veículos urbanos

O Cinturato Winter é um produto dedicado ao mercado europeu, em particular aos países nos quais a norma vigente sobre condições climatéricas impõe a mudança verão-inverno, entre os quais: Itália, França, Alemanha, Suíça, Áustria e países da Europa de Leste.

Inclusive dentro destes países, o novo pneu da Pirelli foi desenhado para satisfazer as necessidades das pessoas que utilizam os seus carros de maneira intensa, pelo que requerem a mesma qualidade e um rendimento dos pneus de inverno como encontram com os de verão. Com o novo Pirelli Winter, a marca transfere para os veículos de tamanho médio as mesmas inovações tecnológicas desenvolvidas para os pneus montados em automóveis de grande rendimento, especialmente no que se refere a segurança. De facto, este novo pneu foi especificamente desenhado para atrair ao mercado de turismo em geral. É um setor que está em constante mudança e que inclui uma ampla gama de veículos, desde carros urbanos até ao crescente número de SUV compactos com rodas de tamanho de até 17 polegadas. O novo produto da Pirelli está disponível em jantes de 14 a 17”.

O pneu de inverno da Pirelli é o rei das homologações

O Cinturato Winter é o resultado de um projeto de colaboração entre os engenheiros da Pirelli de Milão e da Alemanha, com o apoio dos principais fabricantes de automóveis colaboradores da Pirelli, como a BMW, a Mercedes e a Porsche. O pneu é produzido nas fábricas da Pirelli do norte da Europa.

Como herdeiro da gloriosa família Cinturato, o novo pneu de inverno aproveita ao máximo a experiência acumulada pela Pirelli no fabrico de pneus invernais nos últimos anos. Graças a esta experiência, esta marca com sede em Milão conta com um recorde de homologações em pneus de inverno neste setor: o Sottozero, o Scorpion e o Ice Zero demonstram que, com as mais de 600 homologações, os pneus invernais da Pirelli passaram o seu teste mais difícil: serem selecionados pelos fabricantes de automóveis como primeiro equipamento.

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