Revista Pós-Venda
NotíciasPeçasPesadosSecador para sistemas de Ar Condicionado: o interior é que importa
febi

Secador para sistemas de Ar Condicionado: o interior é que importa

por

Parece o cliché de que o importante é o interior. Neste caso será mesmo. Tal como em tantos outros casos, os secadores do sistema de A/C dos veículos, podem ser encontrados no mercado independente de peças. Cuidado porque a baixa qualidade neste caso específico não é geralmente identificável pela aparência exterior da peça, mas sim pela quantidade de material dessecante que existe no seu interior.

Estas peças, aparentemente no exterior são todas idênticas e não apresentam grandes diferenças de umas para as outras. Porém, no seu interior, frequente e significativamente são diferentes das originais deixando por isso de cumprir eficientemente a sua função. As diferenças na quantidade de dessecante no interior são mais frequentes do que se possa imaginar.

No exemplo dado o secador para veículos pesados de uma marca alternativa à origem foi cheio com apenas 34gr de dessecante. Já o secador de origem, contém 114gr o que corresponde a um poder de secagem três vezes maior. Neste caso específico também o exterior é distinto. No exemplo abaixo, o secador da esquerda saturará com maior rapidez devido à menos quantidade de material dessecante.

descante

A utilização de um secador de baixa qualidade traduz-se numa maior quantidade de vapor de água presente no circuito de A/C do veículo e consequente oxidação dos componentes. A corrosão no sistema pode ainda resultar no prematuro desgaste dos diferentes componentes do A/C. No caso da válvula de expansão, esta pode ficar totalmente congelada levando à falha total do sistema. Outro elemento afetado pela presença de vapor de água é o lubrificante que circula juntamente com o gás no interior do circuito. As propriedades de lubrificação do fluido ficarão comprometidas levando à falha do compressor.

Existem importantes práticas que a febi bilstein recomenda no âmbito da prevenção para a falha do sistema de A/C. Sempre que seja efetuada uma reparação ao sistema e que este seja aberto, substitua o secador pois a humidade presente no ar atmosférico entrará e este ficará saturado. Recomendamos que o secador seja substituído a cada dois anos por forma a manter o correto funcionamento de todos os elementos do sistema. Certifique-se de que não existem fugas no sistema; o correto funcionamento do mesmo ficará comprometido assim como os efeitos da fuga de gás para o meio ambiente são nefastos. E por fim não corra riscos e use apenas secadores de qualidade equivalente à origem.

Os produtos da marca febi são parte do bilstein group, que também incorpora as marcas SWAG e Blue Print.

Mais informação em www.bilsteingroup.com



Nº de visitas: 79 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo