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Opel OnStar has already recorded around 1.5 million interactions with customers who make contact by phone, mobile app or the blue OnStar service button. The unique personal connectivity and service assistant is available on all Opel passenger cars.

Sistema E-call da Opel (OnStar) regista 1,5 milhões de interações

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A Opel informou que o sistema Opel OnStar (o E-Call da Opel), lançado pela marca em 2015 já alcançou 1,5 milhões de interações, sendo que o mesmo foi decisivo para a recuperação de 15 automóveis roubados. Refira-se que o Opel OnStar equipa 50 por cento dos Opel novos que são vendidos atualmente.

«É extraordinário ter um anjo da guarda a bordo», afirma Charlotte Tyson a propósito do sistema de assistência permanente Opel OnStar, lançado pela Opel em agosto de 2015. Esta inglesa foi das primeiras pessoas na Europa a utilizar o serviço de resposta automática em caso de acidente. No mês de outubro, viu-se envolvida numa colisão frontal com outro veículo. Por efeito do embate, os ‘airbags’ do seu Corsa foram despoletados e os sensores automáticos alertaram de imediato o centro de operações do OnStar. Um dos operadores – o “anjo da guarda” de Charlotte – acionou desde logo os serviços nacionais de emergência e manteve-se em contacto de voz com ela até à chegada da ambulância ao local do acidente.

A resposta automática em caso de acidente é apenas uma das valências inovadoras do novo sistema Opel OnStar. O conjunto de serviços, que é assegurado por operadores de ‘carne e osso’ em vez de simples máquinas, engloba ainda a abertura remota das portas do veículo, o descarregamento telemático de percursos de navegação para o veículo, a realização de diagnósticos mensais ao funcionamento do automóvel e a ligação Wi-Fi com o exterior. Menos de nove meses volvidos sobre o lançamento, o Opel OnStar já registou cerca de 1,5 milhões de interações com utilizadores que contactaram o centro de operações através de telefone, da aplicação de telemóvel ou da tecla azul do dispositivo instalado no automóvel. O OnStar faz parte do equipamento de 50 por cento dos Opel que são vendidos atualmente.

O serviço mais utilizado, até hoje, foi a aplicação de telemóvel ‘myOpel’, aberta mais de 700 mil vezes. As funcionalidades mais populares desta aplicação têm sido a abertura e o fecho remoto de portas, a localização ‘on line’ do veículo, e o acionamento à distância de luzes e buzina. Com a mesma aplicação, os utilizadores também obtêm dados sobre o funcionamento do veículo, desde a duração do óleo à pressão de pneus. Podem igualmente enviar destinos para o sistema de navegação do automóvel e gerir o sistema ‘hotspot’ Wi-Fi que permite a ligação à Internet até sete dispositivos móveis.

Desde o lançamento em 2015 o Opel OnStar atendeu cerca de 300 mil chamadas de utilizadores e enviou mais de 150 mil mensagens de correio eletrónico com diagnósticos mensais do estado dos veículos equipados com o sistema. Através da Internet, registaram-se mais de 300 mil ligações ao portal do OnStar.

O Opel OnStar constitui um precioso apoio para a polícia e os proprietários de veículos que tenham sido roubados. O centro de operações fornece indicações à polícia e consegue enviar remotamente um código que impede a ignição de arrancar de novo o motor.

Até à data o Opel OnStar participou ativamente na recuperação de 15 veículos furtados na Europa, alguns em operações transfronteiriças. Um dos casos deu-se com Dominik Gamel, cujo Astra foi roubado na Áustria. Depois de reportado o incidente à polícia e ao centro de operações OnStar, o Opel OnStar conseguiu rapidamente localizar o automóvel, que acabara de entrar na vizinha Hungria. Em trabalho estreito com as polícias de ambos os países, o OnStar foi uma ferramenta decisiva para recuperar aquele Astra e devolvê-lo ao proprietário em menos de 24 horas. «Quando o meu Astra foi roubado fiquei verdadeiramente transtornado. Pensei que não voltava a pôr-lhe a vista em cima. Estou imensamente grato ao OnStar por ter recuperado o meu carro», diz Dominik Gamel.

O sistema OnStar está disponível em toda a gama de automóveis de passageiros da Opel, desde o pequeno citadino acessível KARL até ao topo de gama Insignia. Dentro das linhas de modelo, o OnStar faz parte do equipamento de série nas versões superiores. Independentemente da origem da matrícula e da nacionalidade do registo, os serviços estão disponíveis em qualquer Opel dotado de OnStar que viaje na Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Reino Unido e Suíça. A Opel prepara o lançamento deste popular sistema em outros 18 países já a partir de agosto de 2016.

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