Revista Pós-Venda
NotíciasTecnologiaTecnologia Continental de comunicação entre veículos premiada
Editorial use only in direct correlation with Deutsche Telekom AG. / Nur zur redaktionellen Verwendung im direkten Zusammenhang mit Diensten der Deutschen Telekom AG 

Demonstration von Mobile Edge Computing an der A9

Tecnologia Continental de comunicação entre veículos premiada

por

O projeto “Comunicação em tempo real entre veículos através da rede móvel LTE ”  desenvolvido em conjunto pela Continental, Deutsche Telekom, Fraunhofer ESK Institute, e pela Nokia, alcançou o primeiro lugar na competição de boas práticas na Intelligent Networking Initiative na categoria “Trânsito”. Todos os vencedores foram distinguidos durante o Cebit 2016 pelo Ministério dos Assuntos Económicos e Energia e pela Intelligent Networking Initiative.

Partilha de experiências para uma condução segura e comunicação em tempo real

Neste projeto vencedor, os veículos que circulam na pista de testes digitais – a autoestrada A9, na Alemanha – partilham informações sobre os eventuais perigos através da rede móvel LTE. Tal é possível graças à utilização de tecnologia designada como 5G. Pela primeira vez a comunicação tem lugar praticamente em tempo real, porque a latência de sinal entre dois veículos é reduzida para menos de 20 milésimos de segundo através do uso de módulos de extensão – ou “cloudlets” – instaladas nas estações base LTE.

Ao partilharem as suas competências centrais, os parceiros do projeto demonstraram como a comunicação em larga escala e em tempo real entre veículos e infraestruturas poderá ser no futuro. A tecnologia móvel LTE foi desenvolvida pela Nokia e a rede foi construída pela Deutsche Telekom. A Nokia contribuiu para as “cloudlets” usando tecnologia móvel Edge que, em combinação com a tecnologia posição-localização desenvolvida pelo Fraunhofer ESK, garante a rápida transmissão de dados. O interface electrónico de veículos desenvolvido pela Continental permite a implementação de várias aplicações, concebidas para tornarem a condução mais segura e mais confortável.

Declaração de Bruno Jacobfeuerborn, CTO, Deutsche Telekom:

“O desenvolvimento da tecnologia 5G atingiu uma fase emocionante a nível global. Não estamos só a falar, estamos também a testá-la. O nosso projeto conjunto demonstra como a condução pode ser feita de forma mais segura. Tudo isto é possível graças a uma infraestrutura inteligente que se adapta de acordo com as necessidades das pessoas e, neste caso, permite um período de tempo longo para reagir, ajudando a prevenir situações perigosas”.

Declaração de Frank Försterling, Diretor de Vendas e Portfolio para Soluções Eletrónicas para Interiores no Departamento de Interiores da Continental:

“Receber este prémio para a melhor solução de boas práticas no sector do Trânsito reforça a nossa determinação em continuar a desenvolver a mobilidade inteligente do futuro. Do ponto de vista da Continental, a internet aperfeiçoa realmente o veículo, porque a comunicação em tempo real entre utilizadores da estrada com os outros veículos e infraestruturas melhora a segurança, conforto e a eficiência nas estradas”.

Declaração de Markus Borchert, Vice-Presidente, Mercado Europeu, Nokia Networks:

“Estamos convencidos que a tecnologia de redes móveis pode ajudar a garantir que o número de acidentes de trânsito diminuirá no futuro e que a condução será mais segura. A Mobile Edge Computing como tecnologia central do nosso projeto leva a computação em nuvem para a estrada, acelera a comunicação entre condutores e veículos e fornece o modelo para o desenvolvimento das redes 5G. O sucesso do projeto distinguido com este prémio reforça a nossa forte convicção de que a tecnologia móvel é um elemento importante para a condução segura e conectada”.

Declaração de Prof. Dr.-Ing. Rudi Knorr, diretor do Instituto Fraunhofer ESK:

“Um passo importante para o futuro da mobilidade digital é a capacidade de ligar veículos físicos com o ambiente de dados digitais, o que oferece novas oportunidades e desafios. Agora o próximo passo é perceber novos cenários de aplicação para a condução em rede, graças a conceitos de comunicação integrados e fiáveis ao longo de troços maiores da Autoestrada. Este prémio para o nosso projeto é o testemunho da colaboração bem-sucedida entre empresas nos sectores das telecomunicações, automotivo e de TI, com o apoio da pesquisa aplicada dirigida pelo Instituto Fraunhofer”.

Parceria vai continuar em futuros projetos

Com um projeto de acompanhamento centrado em redes de veículos, a Continental, Deutsche Telekom, Fraunhofer ESK, Nokia e, pela primeira vez, a MHP, uma empresa de consultoria e gestão de TI – pertencente à Porsche – estão a planear a continuação desta parceria premiada. Olaf Kleindienst, Parceiro Associado na MHP: “Estamos muitos satisfeitos por termos a oportunidade de trazer para a mesa a nossa longa experiência no sector automóvel de forma a expandir o mercado para a mobilidade inteligente e em redes e para desenvolver modelos iniciais de negócio”. Com a designação “Aplicações de Segurança Rodoviária com base na comunicação entre veículos através de LTE e Mobile-Edge Computing (MEC) “, os parceiros do projeto pretendem desenvolver e testar mais aplicações na já existente pista de testes na A9, de forma a contribuir para posicionar a Alemanha como um pioneiro e líder de mercado no campo da mobilidade inteligente e da condução automatizada.

Nº de visitas: 57 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo