Revista Pós-Venda
NotíciasPeçasPrimeiro EquipamentoUFI Filters: módulos de filtragem de óleo e gasóleo para o Alfa Romeo Giulia
UFI Filters Alfa Romeo Giulia

UFI Filters: módulos de filtragem de óleo e gasóleo para o Alfa Romeo Giulia

por

Corpo de plástico para ambos os filtros da UFI favorece a redução de peso. Ambos os filtros estarão no aftermarket já no início de 2017.

A UFI Filters é fornecedora do novo Alfa Romeo Giulia. A motorização 2,2l diesel deste veículo, assim como outros desenvolvimentos na mesma plataforma, estará equipada de série tanto com o módulo de óleo como com o módulo de gasóleo desenvolvidos pela UFI Filters.

Luca Betti, diretor da unidade de negócio aftermarket do Grupo UFI, afirmou: “Estamos especialmente orgulhosos deste importante fornecimento. A Alfa Romeo quis, a partir deste veículo, redefinir os standards da marca apostando em soluções tecnológicas específicas e por produtos e sistemas de última geração, como os que a nossa empresa é capaz de oferecer no campo da filtração. Além disso, já desde o principio de 2017 também o mercado de aftermarket poderá beneficiar da comercialização destes importantes produtos, tanto na marca UFI como na marca Sofima, com alto valor acrescentado.”

O MÓDULO DE ÓLEO
O módulo de óleo fornecido ao Alfa Romeo Giulia, montado no compartimento do motor, é composto por um corpo filtrante de plástico reforçado com fibras de vidro (primeiro deste tipo fornecido pela UFI Filters ao grupo FCA) que representa uma considerável redução de peso comparativamente aos produtos semelhantes de alumínio fundido à pressão. A presença da fibra de vidro revela-se fundamental para assegurar uma resistência estrutural capaz de permitir que o filtro trabalhe, inclusive, com pressões de funcionamento de até 7-8 bar.

O elemento filtrante do módulo de óleo fornecido ao Alfa Romeo Giulia é feito com celulose, sem partes metálicas e unido por ultra-sons, processo que melhora a sua estanquecidade, inclusive sob altas pressões e temperaturas extremas. A eficiência filtrante de 50%@12μ cumpre com as exigências da normativa Euro 6 e a tela filtrante é totalmente reciclável, confirmando uma vez mais o compromisso de UFI Filters para reduzir o impacto ambiental dos seus produtos.

O módulo de óleo fornecido ao Alfa Romeo Giulia fica completo com: intercambiador de calor; sensor de temperatura e pressão de óleo situado na base do intercambiador e colocado perto do condutor do óleo; válvula anti-drenagem e válvula de by-pass.

O MÓDULO DE GASÓLEO

Uma vez mais, o coração de filtração gasóleo de UFI é o método DFM (Deep Fltration Media) uma fórmula exclusiva desenvolvida nos centros de inovação do grupo italiano, que contém poliamida sob a forma de fibras, cujas dimensões e orientação variam em função das aplicações, garantindo assim um produto realizado em base às exigências específicas do fabricante do veículo.

Completo o processo de filtração, existe um estado denominado “last chance” que, em caso de arranques a frio, filtra o gasóleo quando a válvula de regulação da pressão se abre. A eficiência do filtro de gasóleo fornecido ao Alfa Romeo Giulia é > 90%@4μm, em linha como exigido pela normativa Euro 6.

O módulo completo de gasóleo para Alfa Romeo Giulia, situado junto ao depósito do combustível, é completamente de plástico e é composto por um corpo principal e por uma tampa roscada. Este aspeto requereu um desenho mais complexo que levou à redução dos componentes, com a consequente diminuição do peso. A presença da tampa roscada no corpo principal permite evitar ter que recorrer a numerosos parafusos para fechar o filtro, acelerando assim as operações de manutenção no filtro e agilizando o trabalho do pessoal envolvido nessas operações.

O módulo completo inclui, além do corpo de plástico e do meio filtrante, o Group Sensor que integra dispositivos elétricos e eletrónicos encarregues das funções de medição da temperatura do carburador, do aquecimento do carburador em condições de baixa temperatura e indicação do nível de água alcançado na câmara de recolha; um parafuso de purga de água e gasóleo colocado na base da tampa inferior para as operações de manutenção; dois conectores destinados à entrada e saída do gasóleo no corpo principal.

Para completar o conjunto, conta ainda com uma válvula de regulação da pressão situada no cartucho cujo posicionamento está patenteado.

TAMBÉM DISPONÍVEIS NO PÓS-VENDA

Os cartuchos do filtro de óleo e do filtro de gasóleo do Alfa Romeo Giulia estarão disponíveis no mercado de aftermarket durante o primeiro quadrimestre de 2017, tanto na marca UFI como na marca Sofima. Uma prova da importância que o pós-venda tem para a UFI Filters.

Saiba mais em www.ufi-aftermarket.com e www.sofima-aftermarket.com.

 

 

Nº de visitas: 90 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Rua do Sol, 8-A, Vila Fria, 2740-166 Porto Salvo

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo