Revista Pós-Venda
AmbienteNotíciasValorcar reciclou mais de 15 mil toneladas de baterias em 2015
baterias usadas Valorcar

Valorcar reciclou mais de 15 mil toneladas de baterias em 2015

por

A rede Valorcar garantiu assim, durante o ano passado, a recolha e também a reciclagem de15 296 toneladas de Baterias de Veículos Usadas (BVU).

Durante o ano de 2015, os centros da Rede Valorcar recolheram um total de 15.296 toneladas de Baterias de Veículos Usadas (BVU), o que representou um crescimento homólogo de 8,8%.

As baterias automóveis têm em média um período de vida útil de 4 anos, transformando-se depois em resíduos considerados perigosos. A Rede Valorcar é formada por operadores licenciados pelo Ministério do Ambiente e contratados pela Valorcar para recolherem estas baterias usadas. Atualmente, esta rede já conta com 91 centros, espalhados por todos os distritos do Continente (81) e nas regiões autónomas dos Açores (9) e da Madeira (1).

Depois de recolhidas, estas baterias foram enviadas para reciclagem em 5 unidades industriais especialmente vocacionadas para esta atividade: neutralizam o ácido das baterias; recuperam o plástico das caixas (Polipropileno – PP) para posterior produção de vasos de plantas, tubos de rega ou mobiliário urbano e; recuperam o chumbo para produção de lingotes. Cerca de 90% deste chumbo é utilizado na produção de novas baterias, sendo o restante, de menor grau de pureza, encaminhado para o fabrico de munições de caça (cartuchos de chumbo), barreiras de proteção contra radiações, lastro de navios, contrapeso de elevadores, etc.

Segundo a legislação nacional (DL n.º6/2009), quem introduz estas baterias novas no mercado nacional (importador) é obrigado a registar-se e a aderir a um sistema que garanta a sua recolha e reciclagem quando se transformam em resíduos. Atualmente, o Sistema Integrado da Valorcar tem 405 importadores aderentes, os quais comercializaram em 2015 perto de 1,2 milhões de baterias automóveis (20 mil toneladas), o que representou um crescimento homólogo de unidades comercializadas da ordem dos 3,6%.

Mais informações em www.valorcar.pt

Clique aqui para ler mais notícias sobre a Rede Valorcar.

Nº de visitas: 84 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo