Revista Pós-Venda
NotíciasPrimeiro EquipamentoVolvo e Autoliv futuras parceiras na condução autónoma
volvo

Volvo e Autoliv futuras parceiras na condução autónoma

por

A Volvo Cars e a Autoliv Inc, empresa líder mundial em sistemas de segurança automóvel, assinaram recentemente uma manifestação de interesses com vista ao estabelecimento de uma nova joint-venture que irá desenvolver software para a condução autónoma.

A futura empresa terá a sua sede em Gotemburgo, na Suécia, e numa fase inicial, será constituída por cerca de 200 colaboradores provenientes de ambos os parceiros. Estima-se que, a médio prazo, os colaboradores possam aumentar para 600 e que o início das operações decorra no início do próximo ano.

Esta joint-venture assinala a entrada de um novo player no mercado crescente de desenvolvimento de sistemas de software para a condução autónoma.

A nova empresa, cujo nome está ainda por revelar, irá desenvolver sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) e sistemas de condução autónoma (AD) para utilização da Volvo e para venda exclusiva da Autoliv para outros fabricantes automóveis. As receitas provenientes destas vendas reverterão a favor de ambas as empresas.

Desta forma, irão aproximar-se duas empresas que são líderes mundiais no capítulo da segurança automóvel, e ao mesmo tempo, sublinha-se a importância e contribuição que os sistemas ADAS e AD podem fazer na segurança rodoviária acelerando a introdução no mercado de veículos com condução totalmente autónoma.

A Volvo é reconhecida internacionalmente como fabricante de alguns dos automóveis mais seguros do mundo, tendo não só inventado o cinto de segurança de 3 pontos mas também, e de forma contínua, desenvolvido sistemas avançados de segurança passiva e ativa. A Volvo pretende que, a partir de 2020, ninguém perca a vida ou fique gravemente ferido num novo Volvo.

A Autoliv é uma empresa fornecedora de sistemas de segurança automóvel para fabricantes em todo o Mundo. Ao longo de mais de 60 anos tem vindo a introduzir as mais avançadas tecnologias de segurança passiva e ativa no mercado.

“Ao combinarmos os nossos recursos e know how iremos criar uma empresa líder no desenvolvimento de software para a condução autónoma. Isto significa que iremos conseguir apresentar de uma forma mais rápida esta tecnologia aos nossos clientes.”- Håkan Samuelsson – Presidente e CEO – Volvo Cars

“Não há duas empresas que tenham feito mais pela segurança automóvel mundial que a Autoliv ou a Volvo. Esta nova empresa é um reconhecimento dessa realidade e de que a condução autónoma é o próximo passo que irá transformar a segurança rodoviária” – Jan Carlson, chairman, chief executive e Presidente da Autoliv.

Quer a Autoliv, quer a Volvo Cars irão licenciar e transferir as propriedades intelectuais dos seus sistemas ADAS para a nova empresa. A partir dessa base, esta irá desenvolver novos sistemas com tecnologia ADAS e AD. Espera-se que os primeiros produtos com tecnologia ADAS possam chegar ao mercado em 2019, e que as primeiras vendas de produtos com tecnologia AD cheguem em 2021.

A Autoliv será o fornecedor exclusivo e canal de distribuição para os novos produtos da empresa com exceção da Volvo Cars. Na sua gestão estarão representantes de ambos os parceiros sendo que, o novo chief executive será Dennis Nobelius, managing director da Volvo Suiça e anterior Vice-Presidente da série 90.

Nº de visitas: 43 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Miraflores Office Center - Rua Santa Teresa do Menino Jesus, nº 6, Escritório 7ºE. 1495 - 048 Miraflores

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Calendário de eventos

Voltar para Topo