Revista Pós-Venda
NotíciasPeçasAtomic: Explorar novos segmentos
Atomic

Atomic: Explorar novos segmentos

por

A Atomic é uma empresa multinacional que chegou a Portugal com o objetivo de comercializar peças de performance e equipamentos para competição, na área automóvel, apostando muito no negócio B2B.

TEXTO PAULO HOMEM

A Atomic é atualmente uma multinacional, que foi fundada na Ucrânia em 2005, iniciando desde logo a sua atividade na comercialização de peças de performance e de competição. Um ano depois, o fundador da empresa entrou com a Atomic na Rússia, tendo em conta que se tratava de um mercado “virgem” em termos de grandes marcas dentro da sua área de negócio, mas com um enorme potencial de negócio.

Em 2014, a empresa voltou a alargar horizontes e estabeleceu-se também com uma filial nos Emiratos Árabes Unidos, com a dupla vantagem de trabalhar o mercado local mas também potenciar a ligação com o mercado asiático.

O passo seguinte foi a abertura da filial na Alemanha, com dois espaços, um deles muito perto do conceituado circuito de Nurburgring (que fornece muito material para quem utiliza o circuito) e outro em Dusseldorf, onde dispõe para além da loja de um centro logístico. Outro centro logístico foi mais recentemente aberto no Estados Unidos, sendo aqui que são centralizadas as compras naquele mercado, que depois exporta para o centro logístico na Alemanha e no futuro também para Portugal, onde a empresa já dispõe de um armazém de 1.100 m2.

Aliás, a entrada no mercado português aconteceu muito recentemente, pela iniciativa de Vincent Labedan, que na sua passagem pela Rússia conheceu o conceito Atomic, sendo agora o gerente da empresa em Portugal, país ao qual chegou por razões familiares.

“Portugal é um país com uma grande paixão pelo desporto automóvel e no qual se gosta muito de carros e de competição”, aponta Vincent Labedan como sendo a razão pela qual decidiu avançar com a Atomic em Portugal, empresa que efetuou as suas primeiras vendas no nosso mercado em agosto passado. “Estamos numa fase muito inicial em que queremos perceber um pouco melhor este mercado e quais as suas necessidades. Porém, uma das razões que nos levou a entrar também no mercado português, tem a ver com o facto de queremos disponibilizar rapidamente as peças aos nossos clientes, isto é, a nossa ideia é ter sempre em stock aquilo que mais se vende para poder servir o mercado rapidamente”, explica o mesmo responsável.

A empresa desenvolveu-se bastante e tornou-se um dos principais importadores das principais marcas de peças e componentes que são conhecidas no setor da performance e da competição (OMP, Sparco, AlpineStar, Stilo, ACL, Bilstein, KW, Eibach, Ferodo, Garret Performance, Red Line e muitos outras), apostando desde sempre no canal B2B e mais tarde 31também no B2C com um portal online (www.atomic-shop.pt), com mais de 12 mil referências, que também está obviamente disponível no mercado português.

“Cerca de 70% do mercado da Atomic é feito através do B2B. Obviamente que estes são dados com o histórico da empresa noutros mercados, mas queremos também apostar muito forte na revenda para o mercado de Portugal, pois sabemos que conseguimos ter os melhores preços”, esclarece Vincent Labedan.

Nesta fase de arranque, a Atomic vai apostar sobretudo nas peças de maior consumo e que são universais para todos os automóveis, não só comercializando todas essas marcas de referência, como também uma gama de produtos genéricos (vendidos em separado ou em Kit) que têm marca própria Atomic. “São produtos de qualidade que nos permite ser muito competitivos no mercado, nomeadamente nos produtos vendidos em Kit”, argumenta o mesmo responsável, dizendo que “à exceção dos pneus podemos fornecer tudo que o cliente procure para competição ou performance, sempre com produtos de qualidade”.

Com instalações em Alcabideche, onde tem um grande espaço para stock, a Atomic tem estado a atravessar uma fase de divulgação da empresa junto dos clientes-alvo, marcando presença regular em diversos eventos, nomeadamente competições automóveis e salões. “São eventos que consideramos muito importantes para promovermos a Atomic e aquilo que comercializamos, e os primeiros resultados deixam-nos bastante satisfeitos”, diz o gerente da empresa.

Do ponto de vista estratégico, a Atomic pretende também apostar no mercado espanhol, assim como no mercado dos Palop, embora estes sejam projetos de futuro.

Forte presença online

Um dos pontos fortes da Atomic está no seu site.

Trata-se de um site dinamizado para o comércio online, onde a empresa disponibiliza para Portugal produtos de competição e performance para automóveis, jipes, ATV&UTV e ainda uma série de outros produtos ao nível dos equipamentos de segurança.

Poderá ainda ser feita a pesquisa por modelos de veículo, como conhecer toda a oferta disponível através dos fornecedores da Atomic.
Para tal basta uma visita em www.atomic-shop.pt

Atomic
Alcabideche
Vicent Labedan
214 451 124
info@atomic-shop.pt
www.atomic-shop.pt

Nº de visitas: 44 ~ Visto Hoje: 1
Tags:

Deixe uma resposta

Contactos

Rua do Sol, 8-A, Vila Fria, 2740-166 Porto Salvo

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com