Um dos momentos mais aguardados da Autopromotec, que decorre de 21 a 24 de maio, em Bolonha, será a Reunião Internacional do Mercado de Pós-Venda Independente, que este ano centra atenções na cibersegurança nos veículos definidos por software.
Com os automóveis cada vez mais conectados, proteger os sistemas contra ameaças digitais tornou-se uma prioridade. A sessão, marcada para o dia 22 de maio às 10h00 no Service Centre do Auditório Futurmotive, irá explorar se o mercado independente está preparado para garantir manutenção e reparação em conformidade com os novos padrões de segurança digital. A Comissão Europeia encontra-se a preparar um Ato Delegado que procura equilibrar a cibersegurança com o acesso livre à informação OBD por parte dos reparadores independentes. Esta nova legislação visa assegurar que os intervenientes do IAM não fiquem excluídos das ferramentas e dados necessários à sua atividade, mesmo com o aumento das exigências técnicas.
A sessão conta com intervenções de especialistas como:
-
Andrea Debernardis (ANFIA)
-
Emanuele Vicentini (Autopromotec)
-
Martin Frommer (S&P Global Mobility) – visão geral do mercado
-
Giuseppe Faranda Cordella (Drivesec) – panorama da cibersegurança
Mesa-redonda com:
-
Kim Borsting (HellaGutmann)
-
Kris van der Plas (LKQ Europe)
-
Massimiliano Oliveri Del Castillo (Robert Bosch)
-
Alexander Matthey (SPREAD)
-
Nicola Morzenti (Roland Berger)
A moderação ficará a cargo de Frank Schlehuber, conselheiro sénior da CLEPA. Serão debatidos os impactos da cibersegurança sobre a independência do IAM, as novas exigências tecnológicas e o papel das ferramentas multimarca que, cada vez mais, dependem da comunicação direta com os sistemas dos fabricantes.
Além desta conferência, a Autopromotec 2025 oferecerá mais de 180 eventos entre sessões técnicas, demonstrações e fóruns especializados.
Para mais informações sobre a agenda completa: