A iniciativa “Tour d’Europe”, realizou hoje uma conferência de imprensa para dar a conhecer os resultados da mesma, que comprovam reduções significativas de GEE com o uso de combustíveis renováveis.
Carros e camiões a circular com combustíveis líquidos renováveis percorreram 77.500 quilómetros em 16 países, utilizando combustíveis 100% renováveis em 84% do percurso total, permitindo uma poupança de 67% nas emissões de gases com efeito de estufa (GEE) pelos quilómetros percorridos. Este projeto real demonstra o contributo imediato e valioso dos combustíveis renováveis para a descarbonização do transporte e o seu potencial para fazer ainda mais com políticas europeias de apoio.
BRUXELAS, 23 de junho de 2025 – Uma road trip pan-europeia que reuniu carros e camiões abastecidos com combustíveis renováveis registou 77.500 quilómetros percorridos em 16 países, numa demonstração prática de que estes combustíveis permitem reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e devem integrar a estratégia da União Europeia para descarbonizar o setor dos transportes.
O projeto, com três meses de duração, concluiu-se hoje em Bruxelas, com dois dias de eventos no Parlamento Europeu e no museu Autoworld, onde decisores políticos e representantes da cadeia de valor automóvel e do setor dos combustíveis renováveis na Europa se reúnem para debater as melhores soluções para descarbonizar o transporte rodoviário.
As poupanças de GEE registadas durante o Tour d’Europe foram certificadas através de uma ferramenta digital — o ‘digital fuel twin’ (DFT) — que verificou a utilização de combustíveis renováveis e as consequentes reduções nas emissões de CO₂.
Os dados recolhidos foram analisados pela Universidade Técnica de Darmstadt e pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, que os resumiram num relatório que conclui que os combustíveis renováveis representam “uma solução simples e efetivamente viável para a poupança de CO₂ desde já, com reduções reais e verificáveis de até 77% no ciclo completo (well-to-wheel)”. O relatório reforça ainda que a estratégia europeia deve manter-se tecnologicamente neutra e valorizar mais o contributo dos combustíveis renováveis, que já estão disponíveis em toda a Europa e são totalmente compatíveis com os veículos atuais e a infraestrutura de abastecimento existente.
Os veículos — 11 automóveis e 5 camiões — percorreram 77.500 km por cinco diferentes rotas na Europa. Foram realizados 289 abastecimentos com diversos combustíveis renováveis: HVO e B100 para motores a gasóleo, E85 e gasolina renovável para motores a gasolina e híbridos, BioGNL para camiões a gás, e misturas diversas quando não existiam especificações 100% renováveis disponíveis.
O relatório demonstra claramente que os combustíveis renováveis oferecem uma solução imediata, flexível e tecnologicamente aberta para descarbonizar o transporte rodoviário — complementando alternativas como a eletrificação e o hidrogénio.
Os parceiros do Tour d’Europe estão unidos na mesma convicção: os combustíveis renováveis são essenciais para alcançar as metas climáticas. Já estão a reduzir emissões de gases com efeito de estufa nos veículos em circulação e continuarão a ter um papel fundamental na mobilidade sustentável do futuro.
SOBRE O TOUR D’EUROPE:
O projeto Tour d’Europe reúne 24 empresas, associações e instituições de toda a cadeia de valor automóvel e de combustíveis, incluindo: AVIA, BMW, Bosch, Collective du Bioéthanol, DAF Trucks, Daimler Truck AG, EBB, Enilive, EWABA, ePURE, TJA, FuelsEurope, Honda, Hyundai, Iveco, IRU, Moeve, Neste, PRIO, Repsol, Shell, Toyota, Transportes Aguieira, VDA.
Para mais informações sobre os eventos do Tour d’Europe e as vantagens dos combustíveis renováveis, visite: www.tourdeurope.eu