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Hidrogénio junta Eni e Toyota

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Na última etapa do Giro d’Italia, a Toyota Motor Italia e a Eni aproveitaram a oportunidade para anunciar sua colaboração para acelerar a disseminação da mobilidade do hidrogénio. Oito Toyota Mirai movidos a hidrogénio foram usados ​​como veículos de apoio à prova.

A primeira fase do projeto envolve a abertura de um ponto de reabastecimento de hidrogénio na nova estação de serviço da Eni em San Donato Milanese.

Eni está a aguardar a permissão para começar a trabalhar na nova estação. Será uma instalação multifuncional, integrada na arquitetura da nova Sede da Eni, atualmente em construção.

A estação venderá produtos petrolíferos premium, junto com combustíveis avançados como biometano, hidrogénio e eletricidade, permitindo assim que os automóveis que reabastecem neste posto, contribuam substancialmente para reduzir as emissões de CO2. Além disso, o hidrogénio de emissão zero disponível na estação, será produzido com energia renovável da própria estação, através da eletrólise da água.

A Toyota participará do projeto, fornecendo seus conhecimentos e colocando uma frota de dez Mirai na estrada que serão reabastecidos na estação Eni.

Se o projeto San Donato for bem sucedido, a Eni disponibilizará o hidrogénio na sua rede de postos de bastecimento, próximos anos.

“A Toyota foi uma das primeiras a assumir de forma decisiva a tarefa de eletrificar seus carros”, diz Mauro Caruccio, CEO da Toyota Motor Itália. “Somos líderes em tecnologia elétrica híbrida, com mais de treze milhões de veículos nas estradas do mundo. Para a Toyota, a tecnologia elétrica híbrida é fundamental, uma plataforma adequada da qual derivam todas as formas de propulsão eletrificada. É exatamente a partir da evolução contínua de nossos sistemas híbridos que nasceu o Mirai, nosso primeiro carro movido a hidrogénio de emissão zero produzido em série. Na nossa opinião – continua Mauro Caruccio – o caminho para emissões zero passará inevitavelmente também por uma mobilidade baseada no hidrogénio, um vetor de energia fundamental para permitir uma difusão mais profunda de fontes de energia renováveis. O tempo para agir também veio para a Itália, para começar a criar uma rede de distribuição de hidrogénio para carros. Estamos verdadeiramente honrados por poder empreender esta jornada em conjunto com um parceiro tão importante como a Eni, que abraça a mesma ideia de tecnologia a serviço do meio ambiente ”.

Giuseppe Ricci, Diretor de Refinação e Marketing da Eni, diz: “A estação de hidrogénio em San Donato Milanese é um passo importante no caminho da Eni para a descarbonização e para a redução das emissões de gases que alteram o clima. Alcançar a mobilidade sustentável requer uma abordagem combinada com todas as tecnologias. Através de suas estações de hidrogénio, a Eni planeia expandir ainda mais sua gama de combustíveis com baixo impacto ambiental. Numa rede global de 4.400 estações de serviço, 3.500 abastecem Eni Diesel +, o diesel que contém óleos vegetais e de fritura e gorduras animais transformados em biocombustível nas bio-refinarias da Eni em Veneza e Gela. Duzentas estações de serviço fornecem metano (duas delas LNG) e fornecerão biometano também.”. Giuseppe Ricci conclui: “Este acordo representa uma aliança entre duas grandes empresas, unidas por seu compromisso com um futuro de baixo carbono

 

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