Fernando Cantín, Aftermarket GBU, Iberian sales Manager da Brembo, analisa o ano de 2024 para o negócio da Brembo, e revela as estratégias a serem desenvolvidas durante este ano.
Quais foram os principais desafios que a vossa operação enfrentou em 2024? De que forma os superaram?
Estamos habituados a lidar com diferentes desafios e com as constantes mudanças do setor de pós-venda. A nossa missão é estar sempre atentos a todas essas dinâmicas, especialmente às que podem afetar o nosso mercado, de forma a minimizar o seu impacto e fornecer soluções rápidas aos nossos clientes. Muitas coisas mudaram nos últimos anos, mas temos conseguido adaptar-nos continuamente às novas exigências.
Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?
Apesar da incerteza global que afeta a indústria automóvel, 2024 foi um ano positivo para o setor de pós-venda em Portugal e, em particular, para a Brembo. Fazemos parte de uma cadeia de valor robusta, cuja solidez nos permitiu crescer de forma sustentada ao longo do ano. Encaramos 2025 com confiança, apoiados no trabalho bem feito e numa forte relação com os nossos parceiros. Em 2024, reforçámos ainda mais essa colaboração, através de iniciativas conjuntas e estratégias de sell-out, posicionando-nos como um verdadeiro fornecedor de soluções.
Que tendências no setor de pós-venda acredita que irão moldar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, escassez de mão de obra, etc.)?
A Brembo está na vanguarda das tendências do mercado. O nosso compromisso com a sustentabilidade é um excelente exemplo disso – para nós, é muito mais do que uma tendência. Trabalhamos para estar sempre um passo à frente, antecipando até novas regulamentações, tanto no que diz respeito à responsabilidade ambiental como à responsabilidade social, duas dimensões da sustentabilidade que, na nossa perspetiva, estão intrinsecamente ligadas.
Que estratégias planeiam implementar este ano para se adaptarem aos desafios e oportunidades do mercado atual?
Continuaremos a apostar na inovação tecnológica e no desenvolvimento de produtos de excelência, como o novo disco “Brembo Beyond Greenance Kit”, alinhado com o objetivo de zero emissões. Com essa mesma ambição, iremos também continuar a melhorar os processos de fabrico e de fornecimento. Além disso, manteremos um forte investimento em Investigação e Desenvolvimento, de forma a garantir a nossa liderança num mercado cada vez mais competitivo.