António Garrido, da Lusilectra, anuncia as novidades da empresa para 2025, depois de fazer um balanço dos desafios que a empresa enfrentou no ano passado.
Quais foram os principais desafios que enfrentaram na vossa operação durante o ano de 2024? De que forma os ultrapassaram?
Os principais desafios enfrentados pela Lusilectra em 2024 foram sobretudo: Falta de mão-de-obra: A escassez de profissionais qualificados tem-se tornado num dos maiores desafios deste setor e da Lusilectra em particular, exigindo mais investimentos em formação e retenção de talento. Dada a grande dificuldade em recrutar técnicos para as nossas áreas de operação, temos procurado junto das escolas profissionais, em particular junto da Escola de Formação do nosso grupo (Salvador Caetano) jovens, a quem proporcionamos estágios e que depois integram a equipa. Elevadas taxas de juro: O custo do financiamento aumentou, afetando os investimentos em novas máquinas e equipamentos por parte das oficinas. Para contornar essa situação, a Lusilectra implementou soluções de leasing e renting, em parceria com instituições financeiras, permitindo que os clientes continuassem a investir na sua modernização. Instabilidade política mundial, que impactou diretamente com a logística, nomeadamente da representada Jonnesway. Por outro lado, a instabilidade política mundial, que temos vivido nos últimos tempos, tem provocado também alguma incerteza nos empresários o que faz com que os investimentos se retraiam. Aceleração da transição para a eletrificação: O crescimento do mercado de veículos elétricos criou novas exigências para as oficinas e equipamentos de diagnóstico. Para responder a essa tendência, a Lusilectra ampliou o seu portefólio com equipamentos específicos para VE e promoveu formação especializada para os seus clientes nesta área.
Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?
Em 2024 o volume de negócio da Lusilectra cresceu cerca de 30% face ao ano anterior, tornando-se este no melhor ano da história da empresa. Isto só foi possível, graças às pessoas que fazem parte desta equipa e que todos os dias dão o seu melhor para contribuir para o crescimento da empresa e solidificação da sua posição no mercado, em todas as áreas de negócio em que atua: Equipamentos, Ferramentas Profissionais, Empilhadores e Acessórios Especiais Auto. A expansão do mercado de veículos elétricos gerou uma maior necessidade de equipamentos de diagnóstico, carregadores e outros equipamentos especificamente dedicados a esta área.
Quais as tendências no aftermarket que irão determinar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão-de-obra,…)?
As principais tendências que impactarão a Lusilectra incluem: Digitalização: Implementação de soluções digitais para agilizar processos e melhorar a experiência do cliente. A Lusilectra tem estado a investir na digitalização dos seus processos, de modo que a interação com os seus clientes seja cada vez mais digital, mais fácil, mais rápida e mais conveniente. Eletrificação: Adaptação dos equipamentos de oficina para atender às necessidades dos veículos elétricos. Temos procurado novas ferramentas e equipamentos para o after market, de modo que as oficinas tenham os meios necessários para dar resposta às novas exigências dos VE. Sustentabilidade: Crescimento da economia circular e maior preocupação com a poupança e eficiência energética das soluções que propomos aos nossos clientes. Falta de mão-de-obra: é necessário maior investimento em formação e valorização do setor para atrair jovens e, deste modo, suprir a escassez de profissionais qualificados no setor. Crescente regulação europeia: As novas normas de emissões e segurança terão um impacto direto no mercado de pós-venda. Contudo, nesta vertente, Portugal não tem acompanhado as exigências da UE, de que faz parte. Refiro-me nomeadamente à falta de regulamentação nacional para o setor das inspeções automóveis ao nível da emissão de partículas, controlo OBFM, teste de travagem de veículos pesados com simulação de carga.
Que estratégias planeiam implementar este ano, para se adaptarem aos desafios e oportunidades atuais do mercado?
Para 2025, a Lusilectra pretende: lançar novos equipamentos e ferramentas adequados às necessidades do mercado, com maior incidência nas soluções ligadas aos VE. Investir na formação técnica da equipa e dos clientes para acompanhar as mudanças tecnológicas. A Lusilectra é, desde dezembro de 2023, acreditada pela DGERT para a formação profissional e pela APA, desde janeiro de 2024, para os cursos de ar condicionado. Promover práticas sustentáveis, incentivando a utilização de equipamentos energeticamente mais eficientes, que permitam reduzir o consumo de energia. Este é já um caminho que vimos seguindo quer em equipamentos novos quer em usados, melhorando-os de forma a aumentar a sua eficiência energética e a baixar os custos de operação. Apostar na digitalização, tornando os processos mais eficientes e melhorando a comunicação com os clientes. Estas estratégias permitirão à empresa manter a sua competitividade e continuar a crescer num mercado em constante evolução.