A formação e o lançamento de novas soluções vão estar no centro da estratégia da Indasa para o aftermarket em 2025. Rafael Dias, Iberian Market Manager da Indasa, faz um balanço da atividade da empresa em 2024 e revela as ambições para 2025.
Quais foram os principais desafios que enfrentaram na vossa operação durante o ano de 2024? De que forma os ultrapassaram?
O maior desafio foi partilhado com as nossas oficinas na ajuda à procura de mão-de-obra, dar formação e reter os colaboradores. Assim tornamos o setor mais atrativo para os mais jovens que estejam a iniciar as carreiras, damos apoio e ajudamos a crescer e desenvolver. Ultrapassamos estes desafios todos os dias apostando na formação especializada em cada espaço de trabalho ou no nosso centro de formação em Aveiro. Tivemos também a nossa participação como apoiantes nas primeiras World Skills direcionadas ao setor da pintura, que consideramos ter tido um impacto muito positivo no setor.
Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?
A INDASA cresce de forma constante nos últimos anos e este 2024 não foi exceção. Participação em feiras como a Expomecânica na qual sentimos que a nossa presença foi chave para a concretização dos nossos objetivos e dinamização do mercado.
Quais as tendências no aftermarket que irão determinar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão-de-obra,…)?
Falta de mão de obra especializada, a oferta de rentabilidade e eficiência no setor na procura de melhorar processos, e criar expectativa por parte das oficinas de forma a ter mais soluções digitais acessíveis.
Que estratégias planeiam implementar este ano, para se adaptarem aos desafios e oportunidades atuais do mercado?
O nosso principal foco é estar lado a lado com os nossos clientes, estando mais próximo através de formação contínua, melhoria de processos de trabalho e apresentação de novas soluções/produtos que impulsem o seu crescimento.