Revista Pós-Venda
EventosOBD a caminho das Inspeções Periódicas Obrigatórias em Portugal?

OBD a caminho das Inspeções Periódicas Obrigatórias em Portugal?

por

No âmbito da Expomecânica, a ANCIA (Associação Nacional de Centros de Inspeção) realizou uma importantíssima sessão técnica sobre o equipamento de diagnóstico OBD e a sua relação com as inspeções periódicas a veículos.

Este evento contou com a presença representantes da AMT, IMT, IPAC, PSP e GNR, assim como às entidades gestoras de Centros de Inspeção, em particular, aos associados da ANCIA e aos seus profissionais.

Como oradores deste evento  estiveram António Garrido da Lusilectra, Asis Edward da Iberequipe, Javier Ramirez da Autotec, José Mira da MG Equipamentos, Sérgio Pinto da Mecatrónica Online e Carlos Santos, Vice-presidente da Direção da ANCIA.

No final deste importante evento a ANCIA tirou as seguintes conclusões:

1. Os participantes destacaram a oportunidade da realização deste evento sobre o OBD, assim como a importância de promover uma discussão técnica sobre uma das verificações que assume elevada relevância no contexto da inspeção técnica de veículos.

2. Nesta sessão técnica foi efetuada uma análise da legislação Nacional e Europeia sobre este equipamento, assim como um enquadramento da sua implementação no âmbito da realidade Europeia.

3. Neste contexto, foi referido que o OBD tem sido progressivamente adotado por vários países, sendo sido destacados os exemplos de França, em que os ensaios de teste de emissões no tubo escape e com recurso a OBD em veículos ligeiros são efetuados desde 2008, e de Espanha (desde 2018).

4. Na análise da realidade Europeia, foi referido o estudo realizado pelo CITA em 2015 (Project SET), projeto este que envolveu 6 países (Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Espanha e Suécia) e mais de 3.000 veículos (maior parte Euro 4 e Euro 5), tendo-se concluído que os ensaios OBD e os testes de emissões diretamente no tubo de escape são complementares.

5. Foi salientada a importância dos Centros de Inspeção efetuarem um diagnóstico eletrónico aos veículos que, paralelamente, assegure o controlo de parâmetros ambientais e dos sistemas de segurança, reforçando, assim, a qualidade ambiental e a segurança rodoviária.

6. Na sequência da crescente modernização dos veículos, as questões de ordem legal e técnica aplicável aos Centros de Inspeção em Portugal devem acompanhar esta evolução, designadamente, no que respeita ao controlo das emissões que deverá evoluir rapidamente para formas mais rigorosas de inspeção.

7. As intervenções dos oradores foram unânimes relativamente à necessidade e urgência de se introduzirem novas metodologias nas inspeções técnicas realizadas pelos Centros de Inspeção, quer no âmbito do OBD, quer através de novas formas de controlo das emissões.

Nº de visitas: 1.543 ~ Visto Hoje: 1
Tags:

Deixe uma resposta

Contactos

Rua do Sol, 8-A, Vila Fria, 2740-166 Porto Salvo

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com