A Pirelli acaba de lançar o Sustainability Journey Program, uma iniciativa concebida para envolver os pontos de venda (casas de pneus) na estratégia ESG (Ambiental, Social e de Governação) da marca, permitindo-lhes transmitir diretamente ao consumidor final os valores da empresa através da rede de distribuição.
Este programa inclui formação e acompanhamento por parte da Pirelli, e possibilita que os pontos de venda obtenham uma nova certificação, criada pela marca e validada pela entidade independente TÜV SÜD. Esta certificação atesta o nível de desempenho dos participantes face a diversos parâmetros de sustentabilidade, abrangendo temas como a proteção ambiental, a gestão eficiente dos recursos energéticos, a formação contínua, a cibersegurança, a prevenção da corrupção e a integração das normas internacionais de qualidade e eficiência reconhecidas pelas certificações ISO.
O projeto não impõe requisitos prévios de acesso e tem início com uma fase de diagnóstico, destinada a medir o impacto ambiental e social de cada parceiro comercial num dado momento, identificando oportunidades de melhoria para reforçar as práticas responsáveis no dia a dia da operação. O programa inclui ainda formação específica com vista à obtenção da certificação própria Sustainability Journey Program e à preparação para futuras certificações ISO 14001 (Gestão Ambiental) e ISO 45001 (Saúde e Segurança no Trabalho).
ETAPAS DO SUSTAINABILITY JOURNEY PROGRAM: DA AVALIAÇÃO À CERTIFICAÇÃO
Os pontos de venda que aderirem ao Sustainability Journey Program serão acompanhados desde o início por consultores especializados, que os apoiarão no preenchimento de um questionário dividido em três áreas-chave da sustentabilidade: ambiental, social e de governação. Com base nesta avaliação será atribuída uma pontuação que reflete o grau de preparação do ponto de venda.
Com o apoio do Sustainability Guidebook, que inclui exemplos e boas práticas, os parceiros poderão implementar melhorias que lhes permitam alcançar o nível necessário para obter a certificação atribuída pela TÜV SÜD. A certificação será acompanhada de uma placa distintiva, para exposição no espaço físico, e de um reconhecimento digital, reforçando a notoriedade da distinção junto do público. Trata-se de um percurso evolutivo, que permitirá, ano após ano, e com o apoio da Pirelli, melhorar continuamente o desempenho dos pontos de venda em matéria de sustentabilidade, conferindo-lhes maior visibilidade junto de consumidores cada vez mais atentos a estes critérios no momento da compra.
Matteo Battaini, Diretor de Sustentabilidade e Mobilidade do Futuro da Pirelli, afirmou o seguinte: “Num contexto em que as questões de sustentabilidade, saúde e segurança assumem importância estratégica crescente, a Pirelli oferece aos seus parceiros uma resposta concreta e inovadora, que alia a excelência operacional à valorização das pessoas e à proteção ambiental”. Sobre o objetivo do programa, referiu o seguinte: “A Pirelli é a primeira empresa a desenvolver este tipo de iniciativa no mercado e pretende, com este programa, apoiar ativamente os seus parceiros na superação dos desafios do futuro, promovendo em conjunto uma forma de trabalhar mais responsável e alinhada com as exigências dos consumidores”.
O Sustainability Journey Program oferece múltiplos benefícios, tanto em termos de negócio como de reputação. A adoção de práticas cada vez mais responsáveis permite melhorar a eficiência operacional, mitigar riscos, valorizar o ambiente de trabalho e promover o bem-estar dos colaboradores, potenciando a sua fidelização e tornando os pontos de venda mais atrativos quer para os consumidores, quer para o mercado de trabalho.