Revista Pós-Venda
FormaçãoSoftwareSabe o que não deve esquecer ao instalar a embraiagem?

Sabe o que não deve esquecer ao instalar a embraiagem?

por

Instalar a embraiagem é uma tarefa extremamente exigente, pois requer uma separação entre a transmissão e o motor. Para evitar uma substituição desnecessária e dispendiosa de toda a unidade, é fundamental efetuar uma avaliação prévia. Para tal, a ZF Aftermarket oferece a sua opinião profissional às oficinas, ajudando a evitar a ocorrência de erros no que respeita à instalação de discos da embraiagem.

A embraiagem é o que liga o motor à transmissão, sendo também uma das peças de desgaste mais duradouras. Há muitos fatores que podem causar defeitos na embraiagem. Por exemplo, a embraiagem é muitas vezes sujeita a cargas pesadas devido à condução frequente com atrelados ou a um sistema de gestão do motor defeituoso. Antes de gastar uma grande quantidade de dinheiro a substituir toda a unidade, os especialistas da ZF Aftermarket recomendam que verifique sempre os componentes adjacentes em caso de avaria da embraiagem, incluindo o acionamento da embraiagem e os vedantes do motor, do volante do motor e da transmissão. Em caso de avaria da embraiagem, a ZF Aftermarket recomenda a instalação do kit de embraiagem Sachs, uma vez que inclui todas as peças necessárias para uma reparação rápida e segura.

Examinar o disco da embraiagem antes de instalar

O disco da embraiagem está sujeito à carga mais pesada, uma vez que o modo de funcionamento da embraiagem resulta em abrasão mecânica. Por esta razão, o disco da embraiagem deve ter uma elevada resistência ao desgaste e a temperaturas elevadas. Os discos de embraiagem Sachs da ZF Aftermarket são fabricados em conformidade com as mais elevadas normas de produção do equipamento original, sendo ainda testados especificamente quanto ao movimento livre. No entanto, é importante verificar as condições da embalagem e da peça nova antes de instalar, uma vez que pode ter ficado danificada durante o transporte ou sido sujeita a um manuseamento inadequado. Para ter a certeza das condições em que a peça se encontra, certifique-se de que a excentricidade lateral do disco não excede o valor limite de 0,5 milímetros. Caso exceda, é possível corrigir utilizado um garfo de retificação. A ferramenta manual exigida está incluída na verificação Sachs da excentricidade lateral, o que permite que o teste seja realizado de forma simples e rápida.

Observe a posição de instalação e centralize o disco da embraiagem de forma precisa

Ao instalar o disco da embraiagem, certifique-se de que este se encontra na posição correta. A instalação incorreta pode danificar o disco, o respetivo canhão estriado, a alavanca de desbloqueio e até a transmissão. É possível encontrar as instruções de encaixe na parte lateral do componente. Se não forem encontradas quaisquer indicações, compare a peça nova com a antiga antes de instalar.

O novo disco da embraiagem deve ser centralizado de forma precisa para evitar que o canhão estriado seja danificado. Há uma tolerância de apenas alguns centésimos de milímetros entre o veio da transmissão e o canhão estriado. Até mesmo pequenas imprecisões durante a colocação do veio da transmissão podem impedir a mobilidade que será exigida mais tarde para desembraiar. O canhão estriado deve deslizar para o veio da transmissão sem que haja resistência.

A ZF Aftermarket recomenda lubrificar o canhão estriado com massa de alto desempenho Sachs. A sua consistência viscosa e resistência à temperatura permitem que adira ao canhão durante o funcionamento sem alastrar. Para evitar trepidação da embraiagem ao desembraiar, o lubrificante em excesso deve ser sempre removido e as guarnições da embraiagem devem manter-se perfeitamente limpas.

Produtos com a qualidade do Equipamento original

Para o nível máximo de segurança e desempenho, a ZF Aftermarket recomenda a utilização de produtos com a qualidade do equipamento original no serviço e reparação de sistemas de segurança críticos. Os discos de embraiagem Sachs são testados até ao extremo, tanto em laboratório como na estrada, e contam com materiais topo de gama da mais elevada qualidade. Os kits de embraiagem tornam o processo e substituição mais fácil e rápido. São adequados para todas as reparações, uma vez que incluem tudo aquilo de que o técnico pode precisar, tal como volantes bimassa (DMF) ou placas de pressão. Além disso, a ZF Aftermarket apoia os seus parceiros, fornecendo informações técnicas completas e um programa de formação prático.

 

Nº de visitas: 241 ~ Visto Hoje: 1
Tags:

Deixe uma resposta

Contactos

Estrada de Polima. Centro Industrial da Abóboda nº 1007 2º andar, escritório I. 2785-543 São Domingos de Rana

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com