Com décadas de experiência, a Unigom trabalha para se destacar no aftermarket, ao oferecer produtos de alta qualidade e suporte completo aos seus distribuidores.
Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 113, de dezembro 2024 / janeiro 2025. Consulte aqui a edição.
A história da Unigom começa em 1987, quando foi criada com o objetivo de reunir pequenas empresas artesanais e indústrias especializadas em componentes de borracha e borracha-metal para o setor automóvel. A marca foi oficializada em 1991, com a fundação da SDA sas pelos irmãos Palmitessa. Desde então, a Unigom evoluiu para se tornar um dos principais players no aftermarket automóvel Europeu, com uma vasta gama de produtos e serviços voltados para o dia a dia dos distribuidores e oficinas.
Produtos
A Unigom continua a ser reconhecida pelos componentes de borracha e borracha-metal, desenvolvidos para se adaptarem a uma vasta ampla gama de aplicações. “A aquisição estratégica da Deltagom, em 2022, marcou um avanço importante na oferta de produtos. Essa integração permitiu reorganizar a nossa produção, trazendo operações anteriormente terceirizadas para dentro da empresa, o que aumentou a nossa eficiência e capacidade de inovação,” destacou Luciano Palmitessa, Chief Marketing Officer & C.E.O da Unigom SDA sas. “Esta integração introduziu uma nova linha de produtos, os braços de suspensão, em resposta a pedidos específicos dos nossos parceiros de distribuição, que desejavam manter os padrões de qualidade da Unigom também neste segmento. Este foi um passo importante na ampliação da nossa oferta de produtos. Além disso, acolhemos a prestigiada marca Ages no nosso grupo. A Ages possui um forte legado no setor automóvel e é reconhecida pelos seus elevados padrões de qualidade. Juntas, a Unigom, a Deltagom e a Ages representam um portefólio de produtos abrangente e diversificado, que garante desempenho de topo em todas as linhas, mantendo os padrões de excelência da marca. Além disso, a entrada da marca Ages no portfólio reforçou o compromisso da Unigom com a qualidade e a inovação. A Unigom posiciona-se como líder no mercado pós-venda automóvel, com um forte foco em oferecer produtos superiores que cumprem os mais elevados padrões de segurança, durabilidade e desempenho. Os nossos pontos fortes incluem também uma abordagem estratégica ao crescimento, exemplificada pelas aquisições da Deltagom e da Ages. Esta é uma forma de garantir que satisfazemos as crescentes necessidades dos nossos clientes e, ao mesmo tempo, nos mantemos competitivos num mercado em rápida mudança”, adiantou.
Com um constante investimento em investigação e desenvolvimento, Luciano Palmitessa afirma ainda que a empresa tem como objetivo constante manter-se à frente da concorrência, adaptando-se às tendências do mercado e melhorando os processos de produção, para uma maior eficiência. “A nossa estratégia de crescimento é também um importante diferencial. Vemos a Unigom como uma marca premium, que oferece qualidade e inovação incomparáveis em todas as linhas de produto, permitindo-nos manter a liderança no mercado pós-venda automóvel”.
Luciano Palmitessa refere que essa estratégia é fundamentada em parcerias de longo prazo com grandes distribuidores. “Os nossos parceiros, equipados com infraestruturas robustas, conseguem armazenar e distribuir a extensa gama de produtos da marca de forma eficiente. Acreditamos no papel essencial dos nossos distribuidores para garantir uma logística eficiente e um excelente serviço ao cliente. Além disso, as nossas relações com grandes distribuidores baseiam-se na confiança e no sucesso mútuo. Na Unigom, acreditamos que os nossos distribuidores desempenham um papel crucial, ao garantirem esta logística eficiente e serviço de excelência. Esta colaboração permite-nos concentrar-nos na oferta de produtos de alta qualidade, enquanto os nossos distribuidores gerem a logística e a distribuição nos seus mercados, assegurando que satisfazem as necessidades dos seus clientes de forma oportuna e eficiente”. Assim, em vez de expandir centros de distribuição, a Unigom fortalece essas parcerias, investindo em processos internos para reduzir os prazos de entrega e melhorar o suporte técnico.
“Apoiamos continuamente os nossos distribuidores, otimizando os nossos próprios processos, para reduzir os prazos de entrega e garantir que possam manter um excelente nível de serviço. Esta abordagem permite que todos estejamos focados naquilo que fazemos melhor, garantindo a satisfação dos clientes em toda a cadeia de abastecimento” explica o responsável.
Formação
Com foco em atender às necessidades de um mercado automóvel em grande transformação, a empresa investe em tecnologias avançadas, especialmente diante do avanço da eletrificação dos veículos, mas também na componente formativa. “O programa “BE U”, lançado em 2024, é um exemplo de como a empresa valoriza os seus parceiros, oferecendo formação técnica e personalização de serviços. Através do programa “BE U”, promovemos parcerias que celebram a singularidade e oferecem serviços personalizados, diferenciando ainda mais a Unigom como uma marca que valoriza a ética, a inovação e o crescimento individual. Luciano Palmitessa destaca também que o grande diferencial da Unigom em relação aos concorrentes é a qualidade e a inovação constantes”, acrescenta o responsável.
Portugal
Em Portugal, a Unigom oferece suporte completo aos distribuidores, com destaque para a formação técnica e o acesso a informações detalhadas sobre os produtos. Luciano Palmitessa explica: “Garantimos que os nossos parceiros recebem atualizações regulares sobre as mais recentes inovações e desenvolvimentos de produtos. Os programas de apoio são personalizados, assegurando que dispõem das ferramentas e do conhecimento necessários para representar os nossos produtos de forma eficaz. Esta abordagem reforça a parceria com os distribuidores e assegura um serviço de excelência no mercado local”.
Futuro
A estratégia da Unigom a curto prazo centra-se na otimização dos processos produtivos para aumentar a eficiência e a competitividade, como destaca Luciano Palmitessa: “Planeamos melhorar a eficiência e reduzir custos sem comprometer a qualidade, alinhando a evolução tecnológica dos nossos produtos às exigências do mercado de veículos elétricos e sistemas automóveis mais complexos. Além disso, o foco na inovação será crucial para acompanhar a eletrificação e as transformações do setor. A nossa capacidade de nos adaptarmos rapidamente e incorporarmos as inovações mais recentes permitirá impulsionar o crescimento nos próximos anos. Este foco estratégico reforça o nosso compromisso com a excelência e com a satisfação dos nossos clientes”.