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Allureinov: Apoio à digitalização das oficinas

11 Janeiro, 2024

O software de gestão oficinal da Allureinov pretende ajudar as oficinas a agilizarem o serviço e a serem mais competitivas no seu negócio.

Representante de várias marcas de software a nível nacional, para várias áreas de negócio, a Allureinov dedica-se também ao desenvolvimento de soluções que agilizem o dia-a-dia das oficinas, nomeadamente através da digitalização do seu negócio. “Para as oficinas, disponibilizamos o software XD. Além de ser um ERP, que tem desde a venda, inserção das compras, tesouraria, bancos, relatórios, inventários, stocks, etc., tudo o que é necessário por lei, tem também algumas situações desenvolvidas especificamente para as oficinas, nomeadamente a ficha de veículos, marcações, obras, orçamentos, tempos de empregados, garantias, histórico de viaturas e clientes, entre outras. Tudo isto é parametrizável, de acordo com o tipo de serviço realizado por cada oficina”, indica Mário Lopes, Gestor de Clientes na Allureinov, profissional com 20 anos de experiência no setor das tecnologias.

O software foi desenvolvido com 80 campos standard, desde matrícula, chassis, cor, cor dos estofos, entre outros pormenores, mas cada cliente define aquilo que necessita e pretende para utilizar no seu negócio. “Além da ficha da viatura, o software tem um arquivo digital, em que é possível adicionar fotos à ficha da viatura, por exemplo. Temos também um controlo e análise da parte de revisões e inspeções, ou seja, se a oficina colocar na ficha da viatura a data em que vai à inspeção ou à revisão, é possível definir o envio de uma SMS ao cliente com indicação destas datas.

Quando o cliente marca a revisão, por exemplo, é feito o registo na agenda ou nota de reparação, e automaticamente recebe um SMS personalizado com os detalhes da marcação. Quando o veículo está pronto, é fechada a nota de reparação e o cliente recebe automaticamente um SMS. Aqui, é possível também definir os campos que surgem na SMS. E é aqui que o software se destaca, não é totalmente fechado, contrariamente a outras soluções deste tipo que existem no mercado”, adianta o responsável. O XD tem também outras funcionalidades, tais como o envio de orçamentos e faturas por email ao cliente, de forma automática. “Um outro exemplo do funcionamento deste software é: o cliente chega à oficina com a viatura, e não sabe quando foi a última revisão, ou que materiais foram colocados. Este software integra todo o histórico da viatura, e é possível consultar que tipo de serviços foram feitos e que peças foram utilizadas”.

APP Móvel
O software XD disponibiliza também uma APP para utilização interna da oficina, destinada a dispositivos móveis, em que o mecânico coloca a matrícula e as peças que foram utilizadas no veículo. Quando fecha a folha de obra, a informação fica disponível no sistema. Assim, a oficina garante que nenhum registo de material ou serviço falhe. “Isto é especialmente importante para as oficinas que ainda trabalham muito com o papel, pois é uma forma de as apoiar na digitalização do negócio, levando a menos erros e a uma agilização do serviço”.

Implementação
A Allureinov, antes de implementar este software numa determinada oficina, realiza um levantamento de necessidades. “Analisamos o que o cliente necessita e pretende, e implementamos, ou convertemos, se já existir um outro software em funcionamento na oficina. Se um cliente tem um software da concorrência em que já tem um histórico de viaturas e pretender mudar para o nosso software, nós fazemos a conversão e transferimos toda essa informação para a nossa solução. Este software tem uma ampla variedade de valores, que pode ir desde uma gestão simples de viaturas, destinada a oficinas de menor dimensão, até um software com necessidades de gestão e tesouraria mais complexas e com outro tipo de funcionalidades. Todas as funcionalidades que disponibilizamos com este software têm evoluído, sempre de acordo com o feedback que vamos tendo das oficinas que já são nossas clientes. Também desenvolvemos determinadas funcionalidades, à medida das necessidades de um cliente específico”. Além da venda e implementação, a Allureinov acompanha os seus clientes com apoio técnico constante no pós-venda.

DIGITAL
“Já existe uma preocupação de gerir e de uma forma mais organizada e digital. Pelo facto de o software ser tao simples e fácil de registar uma viatura, as oficinas têm-nos dado um feedback bastante positivo. Notamos que as oficinas de menor dimensão já têm também a preocupação de registar todo o histórico dos veículos de forma digital, também porque o cliente final já pede esse tipo de organização”, explica Mário Lopes, Gestor de Clientes na AllureInov.

Allureinov
Mário Lopes
Fátima
911 565 623
geral@allureinov.com
www.allureinov.com

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 92, de maio de 2023. Consulte aqui a edição.

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