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Fluidos EV: Diga adeus à mudança de óleo

1 Março, 2022

Com o crescimento de veículos elétricos, o mercado massivo de fluidos de motor de combustão irá com certeza começar a desaparecer. Eis o que o irá substituir.

À medida que os veículos elétricos (EV) cada vez mais penetram no mercado automóvel, destabilizam a cadeia de valor bem estabelecida de peças de motor de combustão interna (ICE), desde as peças de motor às práticas de manutenção.

Um elemento muitas vezes negligenciado desta mudança envolve os fluidos: os óleos de motor, óleos de engrenagem e fluidos de transmissão que os veículos ICE consomem em quantidades copiosas e que deixarão de ser necessários para os veículos elétricos a bateria (BEV). Nos BEV consistem principalmente em fluidos de transmissão e líquidos refrigerantes — o foco deste artigo (um certo nível de fluidos de travagem e de lubrificação será necessário para todos os veículos. Os híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV) usam tanto fluidos ICE como EV). Esperamos um exponencial aumento no número de EV na estrada no ano de 2035. O parque automóvel deverá aumentar de 30 milhões de BEV, HEV e PHEV em 2020 para aproximadamente 400 milhões em 2035 a uma taxa anual de crescimento composta de cerca de 20 por cento.

Isso irá levar a um aumento significativo no consumo de fluido EV. No entanto, isso não irá compensar o declínio nos lubrificantes (ou procura de fluido ICE), devido aos números relativos a cada tipo de veículo em uso e design menos consumidor de fluido EV. Por exemplo, um BEV usa duas a três vezes menos fluido do que um veículo ICE. Fluidos de transmissão pura está a um nível comparável (quatro a 12 litros), um BEV precisa apenas de dez a 20 litros de líquidos refrigerantes ao longo da sua vida útil, em comparação com 20 a 80 litros para um veículo ICE.

Um BEV também não requer qualquer óleo de motor; um veículo ICE requer 50 a 90 litros ao longo da vida útil do automóvel. Modelar a procura de líquido refrigerante.

EV dielétrico
À medida que o mercado de EV cresce é esperada uma reestruturação relativamente ao uso de tipos alternativos de líquido refrigerante. Sentimos uma clara necessidade de tecnologias padronizadas na transmissão, o que pode ajudar a limitar o risco comercial dos fornecedores que investem no desenvolvimento deste tipo de fluido EV. Em contraste, ainda existem várias opiniões sobre o tipo de líquido refrigerante que será predominantemente usado para refrigerar as baterias, inversor ou outra eletrónica de potência e motores elétricos.

Duas tecnologias com diferentes casos de uso atualmente competem aqui: aquosa e dielétrica. Os líquidos refrigerantes aquosos ou de água e glicol são comercializados com margens brutas de menos de €0,5 por litro. Oferecem um desempenho razoável e podem ser usados na maioria dos EV que andam agora na estrada. Os líquidos refrigerantes dielétricos oferecem um desempenho de refrigeração e um perfil de segurança maior e possuem margens brutas superiores de €2 a €3 por litro.

Consulte aqui o artigo completo.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 73 de outubro de 2021. Consulte aqui a edição.

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