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“É importante que quem compra (reconstruídos) saiba exatamente o que está a comprar”, Diogo Bordalo, Servidiesel

14 Agosto, 2017
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No domínio do componentes reconstruídos a Servidiesel tem sido das empresas que mais investiu. Diogo Bordalo, da Servidiesel diz que existe uma larga diferença entre componente reparados e reconstruídos e, por isso, que compra tem que saber exatamente o que está a comprar.

Quais os produtos e marcas de peças e componentes reconstruídos / recondicionados que comercializam?
A Servidiesel comercializa agregados diesel e turbocompressores reconstruídos. No que diz respeito ao Diesel Common Rail, temos os produtos Bosch reconstruídos através do conceito Bosch Quality Scan, produtos Delphi em embalagem original e produto Siemens – VDO também em embalagem original, de reforçar que todos estes componentes são reconstruidos na Servidiesel, segundo os parâmetros e as exigências de cada fabricante.

Quais as principais carcaterísticas de peças e componentes reconstruídos / recondicionados que comercializam (qualidade, extensão da gama, técnica, etc)?
Os agregados diesel e os turbocompressores, são reconstruídos perante as normas mais exigentes dos principais fabricantes de sistemas diesel e turbos. Possuímos uma gama adaptada ao mercado português e, cumprimos em absoluto a legislação no que diz respeito às garantias. A Servidiesel tem os mais sofisticados equipamentos para diagnosticar, reparar e calibrar os agregados diesel e turbos, da última geração. A formação continua do pessoal técnico é uma constante e, a equipa é bastante jovem, estando recetiva às mudanças técnicas e tecnológicas.

Está previsto o lançamento de alguma novidade para breve em termos de peças e peças e componentes reconstruídos / recondicionados que comercializa. Se sim, qual?
Pretendemos manter o nosso portfólio de produtos, adequado às solicitações do mercado. O core business da Servidiesel são sistemas Diesel e Turbos, e, é nestes produtos que nos queremos manter como especialistas no mercado. Qualquer novidade, será sempre no alargamento da gama.

Quais os principais aspetos que uma oficina deve ter em atenção quando adquire peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
Um produto reconstruído / recondicionado, tem características diferentes dum produto reparado. Até por esta razão o período legal de garantia de um agregado reconstruído é diferente de um reparado. É importante que quem compra, saiba exatamente o que está a comprar e, por consequência, o que está a vender ao seu cliente, aconselhamos também as oficinas que montem produto reconstruido a ter em atenção a todas as informações técnicas de montagem do componente.

Como caracteriza atualmente o mercado das peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
O mercado dos turbos está muito saturado de oferta e, pouco transparente. O mercado do diesel (no Common Rail) está também saturado de oferta e, poderia ser mais transparente.
Ambos os produtos (diesel e turbos) estão muito pressionados pelo factor preço, levando a que apareçam no mercado algumas situações, que sendo vendidas como reconstruídos, nem tão pouco são produtos bem reparados.

Qual a razão de existir cada vez mais oferta de peças e componentes reconstruídos / recondicionados?
A questão preço será uma das razões. Outra estará relacionada com a exigência dos clientes em termos de menor imobilização das viaturas, aquando duma intervenção técnica. Em vez de aguardar pela reparação do seu componente defeituoso, substitui por um já reconstruído. Outro ainda e não menos importante, é a diminuição da pegada ambiental do sector, a nível global.

Podem as peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados garantir a mesma performance de peças e componentes novos?
Não temos qualquer dúvida que sim, desde que a operação de reconstrução seja realizada com peças, equipamentos e pessoal, indicados para essa operação, a mesma situação também se aplica aquando da montagem destes componentes no veiculo.

Como se pode comprovar a qualidade das peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
No caso da Servidiesel é muito fácil. Temos os equipamentos necessários para o controlo de qualidade. Isto é dizer que nenhum produto reconstruído sai das nossas instalações, sem que seja colocado em banco de ensaio e, passe todos os testes preconizados. Estes testes ficam registados no nosso sistema informático, podendo em qualquer altura ser verificados. No caso do Bosch Quality Scan, qualquer componente reconstruído tem de gerar um QR Code que acompanha esse mesmo componente. Em qualquer parte do mundo, através dum software próprio da Bosch, é possível verificar o histórico das intervenções técnicas do componente em causa, o mesmo acontece com os injetores da Delphi através do novo código.

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