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“O tráfego na rede oficial cresceu cerca de 20%”, Ricardo Soares, Após-Venda Hyundai

5 Fevereiro, 2021

O negócio após-venda na rede Hyundai teve crescimento em 2020 apesar do ano pandémico que atravesssamos. Ricardo Soares, responsável Após-Venda da Hyundai em Portugal, aborda para a PÓS-VENDA aquilo que foi o ano 2020 no setor dos serviços técnicos oficiais da marca coreana.

Quais os efeitos que a pandemia causou (positiva e negativamente) no negócio após-venda em 2020?
A Pandemia limitou bastante aquelas que eram as nossas expectativas de crescimento para 2020, embora o negócio após-venda tenha mantido a linha de crescimento que tem tido nos últimos anos. Apesar dos efeitos fortes da pandemia, a rede oficinal cresceu em entradas de oficina e volume de negócio de peças especialmente no 2º Trimestre.

Quantas viaturas foram assistidas na rede oficial da vossa marca (Qual foi a evolução deste indicador (em %) face a 2019)?
O tráfego na rede oficial cresceu cerca de 20% face a 2019.

Qual foi a percentagem (e a variação) do valor médio por folha de obra aberta em 2020 face a 2019?
Relativamente ao valor por folha de obra aberta, houve uma variação positiva neste indicador, embora muito focado em produtos adicionais que a pandemia, felizmente, também ajudou a vender.

Como evolui o rácio de consumo de peças dentro da oficial face à venda de peças ao “exterior”?
Dado o decréscimo forte na atividade de colisão, pela redução de tráfego e sinistralidade e tendo em conta que a venda externa tem um peso grande nesta família de peças, a evolução do rácio interno/externo em 2020 privilegiou o canal interno.

Quais foram as principais novidades introduzidas na rede pós-venda oficial da marca em 2020 (novas concessões, novos reparadores autorizados, novas oficinas oficiais, etc)?
Em 2020 tivemos um forte foco nas atividades e produtos que promovem a manutenção da relação com o cliente sem necessidade de contacto físico, nomeadamente: facilitação do processo de Receção e Entrega de viaturas, recolha e entrega de viaturas em casa do cliente, desinfeção de viaturas, etc.
Lançamos a ferramenta Hyundai Video Channel que promove o contacto digital com o cliente durante o processo de reparação, diminuindo o tempo de permanência do cliente nas Oficinas e maximizando a possibilidade de venda adicional. Além disso, promove a transparência, a qualidade e a relação com o cliente.
Fizemos, também, uma forte aposta no negócio de pneus e lançamos uma oferta de Escova limpa para-brisas a preço fixo, naquilo que representa uma abordagem única de mercado.

Quais são os principais investimentos ou apostas para 2021, ao nível do pós-venda e peças da vossa marca?
Para 2021 vamos manter o nosso foco na divulgação e otimização do Hyundai Video Channel e ao mesmo tempo trabalhar também outras funcionalidades para podermos facilitar a vida do cliente, como por exemplo, a Recolha e Entrega 24/7, pagamento online, etc.
Manteremos a aposta na apresentação e divulgação de novas linhas de produto e na dinamização da nossa garantia de 7 Anos e correspondente possibilidade de extensão de garantia para o parque mais antigo, dos 5 para os 7 anos, trabalhando assim o incremento da fidelização de clientes.

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