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ANPERE: “Utilização de equipamentos contrafeitos põe em causa a segurança”

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A ANPERE lamenta que este tipo de fiscalizações tenha sido quase nulo até aqui, mas acredita que pode ser um bom começo. Sugere que o controlo alfandegário aperte.

A Associação Nacional de Profissionais e Empresas do Ramo Automóvel (ANPERE) reagiu também à ação de fiscalização que a ASAE levou a cabo esta semana e que originou a apreensão de mais de duas dezenas de equipamentos de diagnóstico contrafeitos (leia aqui a notícia original). A Associação aplaude este tipo de ações “que visam a normalização do mercado e proteção de todo o negócio do aftermarket em Portugal.”

A ANPERE encontra-se, sublinha Manuela Carvalho, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação, disponível para colaborar com as autoridades competentes para “proteger os seus associados da concorrência desleal provocada por profissionais que fazem deste tipo de equipamentos a sua ferramenta de trabalho.”

A realidade, explica a responsável da ANPERE, é que “até agora, a fiscalização do software, equipamentos e ferramentas oficinais era praticamente inexistente. Este é um bom começo para um mercado mais justo para todos.” Para além destas medidas de fiscalização junto das empresas, Manuela Carvalho sugere uma “maior regulação ao nível alfandegário, para que se verifique a proveniência das ferramentas oficinais. É importante também sensibilizar os profissionais, para que não sejam enganados aquando da aquisição dos equipamentos, ferramentas e software técnico.”

Este é um assunto debatido entre a ANPERE e os seus associados e da informação recolhida pela associação, “a dimensão deste problema requer, de facto, uma atenção especial por parte das entidades reguladoras. Ao nível das consequências, é sabido que a utilização de programas informáticos e equipamentos contrafeitos têm sérias lacunas ao nível da qualidade e colocam em risco a segurança do condutor. Consequentemente, a inferior qualidade das manutenções e reparações automóveis nas oficinas multimarca, acaba por denegrir a imagem do aftermarket em Portugal.”

Mais informações sobre a associação em www.anpere.org

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