A ZF atingiu a produção do travão de estacionamento elétrico (EBP) número 100 milhões. É a primeira companhia do mundo a atingir este número, que constitui naturalmente um marco histórico.
O grupo tem a tradição de se manter na vanguarda desta tecnologia: há mais de 15 anos colocou no mercado como inovação a pinça do travão, que complementa um atuador elétrico (sistema «Motor-on-Caliper»). Assim, o EPB é considerado um exemplo muito precoce dos sistemas mecânicos inteligentes com os quais a ZF está a moldar automóvel do futuro.
O EPB tem a capacidade notável de oferecer benefícios, tais como o efeito positivo no consumo do combustível devido à redução do peso no sistema de travagem. É um exemplo perfeito da eletrificação de sistemas mecânicos permitindo a ligar-se a outras funções e sistemas do veículo, criando funções de assistência e de segurança avançadas. O EPB é também um passo importante rumo aos chamados sistemas «Brake-by-Wire», que chegam ao pedal sem ligação mecânica. Esta tecnologia também permite melhorar a segurança e conforto do condutor – basta o toque num botão para efetuar travagens de emergência às quatro rodas, incluindo a função anti bloqueio.
Para além de disponibilizar a função de travão de estacionamento, o EPB está totalmente integrado no sistema de travagem com funcionalidades como o acionamento dinâmico e a deteção do desgaste das pastilhas de travão, entre outras.
Manfred Meyer, Vice-Presidente Sénior de Engenharia de Travagem na ZF, comentou: «O EPB é uma grande história de sucesso e ao atingirmos este marco histórico reconhecemos o trabalho dos engenheiros, designers e colaboradores nas fábricas espalhadas pelo mundo, incluindo na Europa, América do Norte, América do Sul e China, bem como, desde há pouco tempo, também na Índia. O EPB é um testemunho à busca incessante de inovação. No início dos anos 2000, a ZF já liderava o mercado em sistemas de travões de tambor, mas procurou transformar um travão de serviço puramente mecânico em algo muito mais inovador. Atualmente, esta tecnologia está instalada em muitos veículos do mundo e abrange quase todos os segmentos, desde carros pequenos até SUV e pick-ups».
A ZF disponibiliza inúmeras variantes de travões de estacionamento elétricos: para além do EPB, está disponível um travão de estacionamento elétrico integrado (EPBi). Aliado ao controlo de estabilidade eletrónico, este não necessita de um módulo de comando independente. Existe adicionalmente uma versão de EPB para o eixo dianteiro, o que torna esta tecnologia acessível também para os veículos mais pequenos.
«Os sistemas de travagem avançados desempenham um papel importante no nosso objetivo de promover tanto a condução autónoma como a segurança integrada. Na ZF, estamos a tornar inteligentes os sistemas mecânicos tradicionais, através do controlo eletrónico que permitirá níveis mais elevados de integração com outros sistemas de bordo e um maior controlo sobre o veículo. O Travão de Estacionamento Elétrico terá uma aplicabilidade ainda maior do que no passado», concluiu Meyer.