A Axa Novi, a StepsBridge e a Wolk & Nikolic After Sales Intelligence publicaram um estudo aprofundado sobre o mercado europeu de reparação e reconstrução de baterias de veículos elétricos.
Intitulado“EV Battery Repair and Remanufacturing: a force against erosion of the
Automotive Aftermarket” (Reparação e Reconstrução de Baterias de VE: uma força contra a erosão do mercado pós-venda automóvel), este estudo explora o potencial deste mercado em crescimento, destacando as oportunidades até 2031.
As empresas lembram que, no centro da revolução dos veículos elétricos, surge um novo mercado impulsionado por metas de sustentabilidade e redução de emissões de carbono. A reparação, reconstrução e reutilização de baterias de VE assumem um papel crucial, especialmente para baterias fora da garantia. O estudo revela as principais marcas e modelos envolvidos, além de abordar os desafios da falta de padronização nos componentes das baterias.
Bart Timmermans, fundador e diretor-geral da Axa Novi, sublinha: “Este estudo é uma excelente base para empresas que desejam explorar novas oportunidades no mercado pós-venda automóvel, sejam elas fabricantes de peças, distribuidores ou prestadores de serviços.”
Apesar do potencial, o setor enfrenta desafios como problemas na cadeia de abastecimento, elevados custos de investimento e a necessidade de adquirir conhecimento técnico avançado. Algumas soluções inovadoras, como o conceito de “Flying Doctor”, estão a ser exploradas para superar estas barreiras.
Zoran Nikolic e Antti Wolk, da Wolk & Nikolic After Sales Intelligence, afirmam que as informações recolhidas junto das principais empresas de reparação de VE na Europa proporcionam uma visão única do mercado e do futuro da longevidade dos veículos elétricos.