Ver todas

Back

“12 Causas Aser” com foco na manutenção em junho

28 Maio, 2021
209 Visualizações

Durante o mês de junho, “As 12 Causas ASER” incidem sobre a manutenção. O operador espanhol continua assim a dinamizar as suas “causas”, agora que a sua presença em Portugal é cada vez maior.

Conforme indica a ASER, um veículo em más condições pode colocar em perigo os seus ocupantes, mas também os outros utilizadores da estrada. Portanto, a manutenção do veículo deve ser uma orientação obrigatória por parte do seu proprietário. Ainda assim, 50% das incidências numa campanha da DGT em Espanha sobre o estado dos veículos, deveram-se a circular sem IPO. O objetivo da campanha, que durou uma semana, foi verificar se os veículos controlados transportavam os elementos de segurança corretamente e em boas condições para poderem circular.

Abaixo as deficiências mais importantes observadas durante esses controlos:

  • Mau estado dos pneus – O pneu desempenha um papel fundamental no veículo e, consequentemente, na sua condução, pois é responsável por garantir a aderência e a travagem. Para tal, os veículos devem estar equipados com pneus com as dimensões e características fornecidas pelo seu fabricante e não devem ter uma profundidade de rasto inferior ao mínimo legal de 1,6 mm. Portanto, é necessário monitorar a pressão, o desgaste e a profundidade do piso dos pneus (incluindo a roda sobressalente). E é que ter um desgaste irregular devido à pressão errada ou suspensão ruim pode causar um incidente durante a condução.
  • Mau condicionamento da carga e excesso de peso – A carga afeta a suspensão, a aceleração, a capacidade de travagem e a estabilidade do veículo. Também uma contenção adequada evita que a carga caia total ou parcialmente na estrada ou se mova de forma perigosa, o que pode comprometer a estabilidade do veículo diante de curvas, mudanças de direção, direção. Portanto, a carga deve ser acondicionada e distribuída, por forma que o centro de gravidade do veículo não se desloque. A Aser lembra ainda que é importante trazer acessórios que garantam proteção ou condicionamento adequado da carga.
  • Mau estado de iluminação e sinalização – O propósito da iluminação de um veículo não é apenas para ver melhor, mas também para ser visto. Para que a condução seja realizada em ótimas condições de segurança, é aconselhável prestar especial atenção ao uso, manutenção e ajuste dos faróis. Dessa forma, será possível, primeiro, ter luz suficiente e, segundo, não encandear quem circula na mesma via pública.

Para isso, a Aser recomenda:
• Troque as lâmpadas a cada 40.000 km ou 2 anos, pois reduzem a sua intensidade com o uso.
• A lâmpada muda-se aos pares.
• Mantenha sempre a ótica limpa: faróis e lâmpadas.

As “12 Causas ASER” promovem a manutenção responsável dos veículos todos os meses, e durante o mês de junho se concentram no cumprimento da manutenção estipulada pelos fabricantes.

PALAVRAS-CHAVE