A ZF acaba de apresentar um novo conceito de volante para ajudar a viabilizar funcionalidades de condução autónoma de nível 3 e superior. O sistema incorpora controlo de gestos por meio de representações gráficas de forma a melhorar a comunicação entre o condutor e o veículo, para além de tecnologia avançada de deteção tátil.
“A interface veículo-condutor é um elemento essencial para a ZF alcançar sua meta ‘Vision Zero’. À medida que as funções automatizadas se tornam mais comuns, as tecnologias avançadas que são aplicadas no volante são importantes e podem ajudar a aumentar a segurança do condutor e o reconhecimento de qual é o modo de condução que está ativado”, afirma Jürgen Krebs, vice-presidente de engenharia de sistemas de volante e airbags do condutor.
O novo conceito da ZF foi projetado para utilizar controlo de gestos para ativar diversas funções do veículo, de acordo com a seleção do seu fabricante. O seu funcionamento é intuitivo por meio de movimentos geralmente utilizados em smartphones ou outros equipamentos inteligentes. Por exemplo, um toque simples na cobertura pode acionar a buzina e um toque duplo ou um toque seguido de deslizamento no aro do volante pode ativar as funções associadas a esse ponto do volante, como o controlo do sistema de ar condicionado. Esses gestos são captados e confirmados pelo ecrã central e acompanhados por representações gráficas e sinais luminosos.
O volante usa várias interfaces para indicar o modo de condução do veículo. Um ecrã LCD de sete polegadas instalado na parte central do volante mostra claramente se é o motorista ou o veículo que está no comando. Além disso, foi integrada no volante uma faixa luminosa LED com luzes azuis para indicar o modo autónomo, luzes brancas para o modo de condução manual e luzes vermelhas para alertar o condutor.
Outras utilizações dessa faixa de LED incluem luzes amarelas para indicar os sinais de mudança de direção, além de iluminação mais intensa ou intermitente para indicar diferentes opções escolhidas pelo fabricante do veículo.
O sistema também oferece uma série de funcionalidades integradas no volante de forma inteligente, incluindo dez sensores capacitivos na parte exterior do aro do volante, para detetar em que parte do volante estão as mãos do condutor e ainda mais um na parte interior do aro do volante para identificar se o condutor está a segurar no volante de forma adequada.
Tudo isto proporciona um alto grau da deteção tátil – ajudando a clarificar se é a pessoa ou o veículo que está a comandar, o que será fundamental na condução autónoma de nível 3 ou superior.
A configuração única do volante trouxe novos desafios, já que o airbag do condutor não pode ser alojado na sua posição tradicional por causa do ecrã LCD instalado na zona central. Os engenheiros da ZF projetaram um novo conceito de airbag que é acionado na parte de trás do volante e cobre o ecrã, através do aro do volante, ajudando a proteger o condutor em caso de colisão.
“O conceito avançado de volante da ZF representa uma importante etapa na evolução da condução automatizada, além de aumentar a segurança e a atenção do motorista”, destaca Krebs. “Estamos a preparar-nos para as funções automatizadas de nível 3, o que aumenta a relevância da transferência do controlo entre o veículo e o condutor por meio de sinais extremamente precisos. Temos a certeza de que o nosso novo conceito é o mais intuitivo e oferece as melhores informações ao condutor”, conclui.