Ver todas

Back

Dossier ferramentas: Augusto Atalaia, da Cometil, “É necessário estarmos actualizados, para suprir as necessidades do mercado”

3 Janeiro, 2018
1658 Visualizações

Num mercado em crescimento, a Cometil destaca-se por uma oferta abrangente das ferramentas manuais e especiais da marca Hazet.  Augusto Atalaia, Business Development, Cometil, dá a conhecer à Pós-Venda a mais recente oferta de produtos disponibilizada pela empresa neste âmbito, ao mesmo tempo que analisa o mercado das ferramentas em Portugal.

Breve análise ao mercado de Ferramentas Manuais / Especiais em Portugal?
O mercado procura ferramentas que facilitem o trabalho oficinal e mostra crescimento, aliás como em todas as outras áreas do negócio. Atualmente avaliamos a capacidade da Oficina para resolver problemas o que exige rapidez e quando não temos as ferramentas e os equipamentos indicados estes pressupostos não são cumpridos, com reflexo na rentabilidade da Unidade Oficinal. Por este motivo a diferença entre quem dispõe de meios para os que não os têm é significativa, esta realidade originou crescimento na procura destes produtos.
Existe muito mercado de Ferramentas Manuais / Especiais? de má qualidade ou de origem “chinesa” no mercado?
Claro que sim, todos nós quando compramos um produto definimos, nem que seja mentalmente, os pressupostos que pretendemos obter com o mesmo, nomeadamente a sua resistência, aferição, fiabilidade e adaptação á operação que vamos executar com o dito produto. Todos nós queremos sempre o melhor produto, o que ocorre é que algumas vezes nos enganamos porque nos esquecemos dos pressupostos que definimos no inicio e seguimos o fator preço em detrimento da qualidade final do trabalho que vamos executar. Neste sentido, é frequente gastarmos dinheiro duas vezes!
Que oportunidades existem para a comercialização de Ferramentas Manuais / Especiais às oficinas?
As oportunidades são criadas pelos Construtores de Veículos Automóveis, cada sistema novo ou evoluído que é incorporado num determinado modelo incorpora novas peças ou componentes, logo vão exigir novos equipamentos, métodos de trabalho, procedimentos e ferramentas. Facilmente compreendemos que é necessário estarmos actualizados, em tecnologia automóvel, para suprir as necessidades do mercado.
Em que sentido têm ido os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos ao nível das Ferramentas Manuais / Especiais?
Cada vez mais temos ferramentas especificas para determinadas funções e modelos e surgem ao mesmo tempo equipamentos exclusivos para determinadas funções, sendo mais especifico refiro o exemplo dos vários sistemas que permitem a desmontagem dos injectores nos motores diesel. É do conhecimento geral que quando existem fugas de compressão, que ocorrem durante várias centenas de quilómetros, como consequência desta anomalia os injectores ficam bloqueados e para se conseguir a sua extracção de forma rápida só com recurso a estes equipamentos. Em resumo os desenvolvimentos visam criar ferramentas e equipamentos que facilitem o trabalho do Mecânico, direccionados para operações e modelos específicos e claro a velocidade de apresentação destes componentes, por parte dos Fabricantes de Ferramentas é maior.
 
Que marca ou marcas de Ferramentas Manuais / Especiais representam?
Representamos a marca Hazet que tem um sortido vasto de ferramentas manuais e detém uma presença forte nas denominadas ferramentas especiais ou OEM. A Hazet comercializa através da Marca Vigor ferramentas manuais, equipamentos direccionados para apoio ás tarefas integradas na actividade oficinal, que não podem ser executadas apenas com recurso a ferramentas manuais e disponibiliza também algumas ferramentas especiais com aplicação em determinados modelos de vários Fabricantes de Automóveis.
 
Quais foram as mais recentes novidades introduzidas ao nível do catálogo de Ferramentas Manuais / Especiais?
Destacamos o Aquecedor por Indução (Vigor ref.ª V4891) cuja utilização nas Unidade Oficinais permite poupar tempo quando um simples parafuso está bloqueado e existe o risco de roptura ao tentar solta-lo. Estes pequenos incidentes que ocorrem com muita frequência no dia a dia na oficina, são autênticos consumidores de tempo e servem para destabilizar a concentração do Mecânico, com repercussões nos trabalhos que executar durante várias horas. Este equipamento permite realizar um aquecimento localizado (por indução) sem existir o perigo de danificar outros componentes fabricados em materiais como borracha, plástico ou alumínio que estão presentes nos veículos, perigo que existe quando se utilizam ferramentas que produzem calor através da queima de um combustível (chama), como o maçarico até agora muito utilizado neste tipo de operações em conjunto com os aquecedores de ventilação forçada, que transmitem calor por convecção. Uma das particularidade deste equipamento consiste em permitir desbloquear as barras de ajustamento da convergência nas caixas de direção, porque dispõe de um cabo condutor flexível que pode ser enrolado ao pendural da caixa de direção e desta forma a peça recebe calor em todo o seu perímetro, o que facilita o seu desbloqueio.
Que novidades vão lançar ou introduzir na gama, no futuro próximo, ao nível do catálogo de Ferramentas Manuais / Especiais?
A par do Aquecedor por Indução vamos lançar a chave de caixa de impato especial Mercedes-Benz (Vigor ref.ª V4309), a qual detém um perfil interno tipo estrela e que permite desapertar sem danificar a cabeça dos pernos de rodas dos veículos mais recentes da Marca. Outra das novidade consiste num saca para os cubos de roda fechados (Hazet ref.ª 4935-3/4), como os que equipam os SMART Fortwo/Forfour e os Renault Twing de última geração, está ferramenta torna esta tarefa simples e rápida. A Hazet disponibiliza uma chave de caixa tubular (ref.ª 2797-2) necessária para o acionamento da união roscada do para choques do Mercedes-Benz W213, última geração do Classe E, a qual permite que o parafuso seja apertado com o binário de aperto exigido pelo Fabricante. Outra solução lançada pela Hazet consiste numa chave anular aberta dupla (ref.ª4560) que permite desapertar/apertar os tubos de injecção (17 mm) nos motores a gasóleo do Grupo VW e também tem aplicação adicional nos sensores de gases de escape no mesmo tipo de motores do Grupo VW (VW, Audi, Seat e Skoda). O fato da Hazet trabalhar em parceria com Construtores de Automóveis como a Mercedes-Benz, Grupo VW e BMW, entre outros e Fabricantes de sistemas e componentes como a Bosche, Siemens e Denso, permite que este Fabricante (Hazet) disponibilize um conjunto de ferramentas recomendadas para os vários modelos deste Construtores e também, para os sistemas de injecção das marcas referidas. As brochuras com informação técnica e comercial das Marcas Hazet e Vigor dão informações detalhas sobre os produtos referidos e muitos outros que também estão disponíveis.
Que serviços estão associados à comercialização da marca de Ferramentas Manuais / Especiais?

Formação e aconselhamento técnico. Aconselhamento porque muitas vezes somos abordados com dificuldades e nos pedem soluções para as mesmas, a solução destas questões obriga-nos a encontrar soluções técnicas através das ferramentas e equipamentos que temos disponíveis. E claro não basta vender, é necessário deter os instrumentos de trabalho indicados e utilizá-los da forma correta, sempre de acordo com os métodos e procedimentos exigidos pelo fabricante do veículo.
Por que razão uma oficina de automóveis deve optar pela vossa marca de Ferramentas Manuais / Especiais?
As vantagem das ferramentas e equipamentos da Hazet/Vigor são amplamente conhecidas como a qualidade de construção, fiabilidade, resistência a utilização intensiva, folgas e tolerâncias muito apertadas o que se traduz em ferramentas com grau de exatidão muito elevado. Por outro lado a disponibilização de ferramentas OEM é outro dos pontos fortes da marca.

PALAVRAS-CHAVE