Ver todas

Back

Expomecânica com mais presenças internacionais

20 Janeiro, 2016

A Kikai informou que são para já 14 as empresas estrangeiras que marcarão presença na edição 2016 do Expomecânica.

O Expomecânica conseguiu já aquele que será o melhor registo de participação de empresas estrangeiras no certame. A três meses da abertura, são 14 os expositores internacionais inscritos (13 espanhóis e um italiano), mas os organizadores da feira, através de Sónia Rodrigues, diretora de Operações e Produção da KiKai Eventos, diz «não lhe custar admitir que poderão chegar aos 20». Tal meta é, inclusivamente, superior à soma de todas as participações externas registadas nas duas edições anteriores da exposição, que reúne a nata dos operadores do setor de pós-venda automóvel português na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, de 15 a 17 de abril próximo (todos os pormenores em www.expomecanica.pt).

«O mercado luso do aftermarket automóvel movimenta anualmente valores na ordem dos 2,5 mil milhões de euros e encetou recentemente uma curva de recuperação económica. Estamos em crer que este aumento de expositores internacionais tem a ver, parcialmente, com a perceção e o aproveitamento desta nova conjuntura», argumenta José Manuel Costa, diretor de Desenvolvimento e Projetos Especiais na KiKai.

Depois, completa o mesmo responsável, enquanto «polo agregador de referência da oferta de produtos e soluções» que há no setor em Portugal, as empresas e marcas estrangeiras «começam a ver a mostra como uma oportunidade de posicionamento nos vários nichos de atuação, reforçar a sua notoriedade e potenciar os negócios».

Para José Manuel Costa, a renovada confiança que se vai sentindo no tecido empresarial da atividade, e que se extrai igualmente da mão cheia de entidades associativas nacionais que apoiam o evento, explica também porque o Salão ajustou – para cima – o seu objetivo de número de empresas expositoras: 150 (foram 103 em 2014, e 141 no ano transacto), a distribuir por perto de 12 mil metros quadrados de área no recinto de feiras da Associação Empresarial de Portugal, em Leça da Palmeira (Matosinhos).

Evento quase totalmente “fechado”, com credenciação on-line e check-in mais rápido

A pouco mais de 90 dias do reencontro do setor com os profissionais, a meta está praticamente ao virar da esquina, isto porque a planta tem já “fechados” os espaços de 136 agentes do aftermarket. Quer isto dizer que, nesta altura, o expoMECÂNICA tem «apenas disponíveis aproximadamente 350 metros quadrados de área para acolher as entidades mais retardatárias», de acordo com Sérgio Sá, Gestor de Clientes da KiKai.

O Salão volta a concentrar-se em torno dos cinco grandes segmentos do pós-venda (Peças e Sistemas, Tecnologias de Informação e Gestão, Estações de Serviço e Lavagem, Reparação e Manutenção, e, por último, Acessórios e Customização) e conta novamente com um apoio associativo amplo. Que, aliás, não deixa de traduzir a setorização desenhada para o Pavilhão 6 e Galerias adjacentes da EXPONOR, contemplando a Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), a Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) e o Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA).

Não obstante ter «conseguido conquistar a preferência» dos protagonistas nacionais do pós-venda automóvel em apenas duas edições, como sublinha Sónia Rodrigues, o certame tem apostado na melhoria contínua organizativa, inclusive a pensar nos visitantes (profissionais). Um dos aspectos é o processo de credenciamento on-line. Apresenta-se ainda mais simplificado, está já a funcionar no site da feira e permite a preparação atempada da visita, possibilitando evitar as filas de espera à entrada e, consequentemente, um check-in rápido.

De uma outra forma, os ciclos de conferências integram-se no próprio espaço expositivo, otimizando tempo, logística e interesse. De um lado estará o auditório do DEMOTEC by Schaeffler – Espaço de Demonstração, com apresentações de várias entidades que permitirão um contacto mais prático com algumas das tecnologias inovadoras que equipam os veículos da atualidade; e a escassos metros decorrerão, noutro auditório, as expoTALKS. Tratam-se de palestras com alguns dos mais importantes nomes da mecânica automóvel, da mecatrónica e do aftermarket, cujo programa está a ser ultimado. De resto, tal como outras iniciativas paralelas, que surgirão para manter o expoMECÂNICA com níveis elevados de dinamismo.

Mais informações em www.expomecanica.pt

PALAVRAS-CHAVE